Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Application of statistical tools to the characterization of noise exposure of urban bus drivers

Application of statistical tools to the characterization of noise exposure of urban bus drivers

Título
Application of statistical tools to the characterization of noise exposure of urban bus drivers
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2017
Autores
Pedrosa, L
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Matos, ML
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
João Santos Baptista
(Autor)
FEUP
M. Luisa Matos
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Luciana Pedrosa
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Publicação em Scopus Scopus - 0 Citações
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da segurança
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias ; Ciências médicas e da saúde > Outras ciências médicas
Outras Informações
ID Authenticus: P-00N-9DE
Abstract (EN): Workplace noise is a global scale problem affecting workers of almost all activities. Driving urban buses is one of those activities. In order to investigate the relationship between noise and city driving variables, in this work were analysed twelve drivers, four models of buses, four routes with different characteristics and executed four trips in each route. The measurements were done in continuously along all driving time. The equivalent continuous sound level (LAeq) was obtained from observation periods with a mean time around 150 min. The data were submitted to a statistical treatment with principal components analysis, Kolmogorov-Smirnov and variance analysis. Based on the records resulting from monitoring performed, it was concluded that the LAeq values are dependent on the type of bus and on the route, with no clear evidence of the influence of the human factor (driver) on the observed noise levels. © 2017 Taylor & Francis Group, London.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Occupational Safety and Hygiene V (2017)
Livro
Pedro M. Arezes; João Santos Baptista; Mónica P. Barroso; Paula Carneiro; Patrício Cordeiro; Nelson Costa; Rui B. Melo; A. Sérgio Miguel; Gonçalo Perestrelo
Occupational noise in urban buses¿a short review (2017)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Cvetkovi¿, M; Cvetkovi¿, D; João Santos Baptista
Influence of cold thermal environment on packing workers from the frozen food processing industry (2017)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Zlatar, T; Barkokébas, B; Martins, L; Margarida Brito; Torres Costa, J; Vaz, M; João Santos Baptista
Blood alcohol concentration effect on driving performance: A short review (2017)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Durães, N; Ferreira, S; João Santos Baptista
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Serviços Partilhados da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 06:26:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias