Apresentação Pessoal
Carla Azevedo de Almeida, natural de Vila Nova de Gaia,
licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, no regime anterior ao Processo de Bolonha, em 2008.
Em 2018 tornou-se Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo a sua dissertação de mestrado “O bloqueio geográfico (geo-blocking) e outras formas de discriminação do consumidor no comércio eletrónico” recebido a avaliação de 18 (dezoito) valores.
De janeiro de 2013 a março de 2021 exerceu a sua atividade profissional como advogada em empresas, sociedades de advogados e em prática individual, tendo focado a sua área de atuação no direito civil, no direito do consumo, no contencioso bancário e no direito de insolvência e recuperação de empresas.
Paralelamente, foi ainda bolseira de investigação no CIDTFF, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde teve o prazer de, em colaboração com professores catedráticos, escrever e publicar 13 (treze) artigos em co-autoria e de fazer comunicações em diferentes congressos, na área da educação e da análise de dados qualitativos com recurso a softwares.
Em 2019 recebeu igualmente uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia da FCT na Unidade de I&D Centro de Investigação Jurídico-Económica (CIJE) da FDUP, com a duração de 3 meses.
No decurso do ano de 2020 exerceu funções de Litigation Management Assistant no Departamento de Recuperação de Ativos e Contencioso do Banco Credibom, S.A..
Em agosto de 2021, iniciou o seu percurso no Serviço de Apoio Jurídico da Universidade do Porto, onde exerce funções de técnico superior, prestando apoio à U.Porto e às suas entidades constitutivas, com especial enfoque na matéria de proteção de dados, da propriedade intelectual e industrial, no apoio à publicação em revistas de acesso aberto, da defesa da igualdade de género e na implementação da linguagem inclusiva nos documentos normativos desta Instituição de Ensino Superior.
Nesse seguimento é, desde março de 2022, membro do Gender Equality Board (GEB), uma estrutura de promoção e monitorização de igualdade de género e diversidade na comunidade académica, que acompanha desde o início o Projeto RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together.
O seu empenho e dedicação na aprendizagem e na transmissão de conhecimento têm sido maturados com a sua experiência profissional no Serviço de Apoio Jurídico da Universidade do Porto, tendo inclusive tido a oportunidade de ministrar o Webinar “A proteção das criações intelectuais à luz das licenças Creative Commons”, para docentes, investigadores e estudantes do IS-UP e o Webinar "Como utilizar as licenças creative commons para proteger o direito de autor", a pedido da revista NTQR - New Trends in Qualitity Research. Participou ainda no Projeto POCH da U.Porto, nomeadamente na preparação e apresentação de um vídeo no curso MOOC com o tema "O que é o direito de autor e como o proteger".