A Reitoria é o núcleo central da organização da Universidade do Porto, vocacionado para o apoio central à governação da Universidade, garantindo o regular funcionamento da Universidade e respetivas unidades orgânicas.
É composta por serviços, unidades, núcleos, centros funcionais e centros de competência que não estejam integrados em unidades orgânicas ou em serviços autónomos, tutelados por membros da Equipa Reitoral, de acordo com os pelouros que forem atribuídos por despacho reitoral.
Para além do serviço que presta apoio e assessoria técnica aos órgãos de governo, outros serviços fazem parte da Reitoria. Entre estes contam-se a Formação e Organização Académica - que coordena e colabora com as Unidades Orgânicas em todas as áreas relativas à oferta de formação pré-graduada, pós-graduada e formação contínua -, as Relações Internacionais - serviço ao qual compete a dinamização das ações e dos projetos que possibilitem a afirmação da política institucional de cooperação com as universidades estrangeiras e o apoio à estratégia de internacionalização da U.Porto - e a Universidade do Porto Digital, responsável por conceber, disponibilizar e gerir infraestruturas e serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade do Porto, por promover a generalização da sua utilização em todas as atividades da Universidade, bem como por incentivar o desenvolvimento e a utilização de serviços inovadores que contribuam para a digitalização da U.Porto.
No menu lateral esquerdo deste sítio Web encontra a lista de serviços que fazem parte da Reitoria (entradas Serviços, Unidades, Centros Funcionais e Centros de Competência).
O sítio Web da Reitoria, tal como o das diversas entidades constitutivas da Universidade do Porto constrói-se a partir do sistema de informação SIGARRA.
Na origem da Reitoria estiveram uma secretaria e uma tesouraria, criadas em 1911 pelo mesmo diploma que promulgou a primeira Constituição Universitária. A dimensão e a complexidade dos serviços foram-se avolumando ao longo dos anos, a par do crescimento e desenvolvimento da Universidade do Porto.
Desde os primórdios que a Reitoria utilizou as mesmas instalações que a Faculdade de Ciências, a Escola de Engenharia anexa àquela Faculdade, a Faculdade Técnica (depois Faculdade de Engenharia) a partir de 1915, a primeira Faculdade de Letras, criada em 1919, a Faculdade de Economia, a partir de 1953, os museus e institutos de Zoologia, Geologia e Antropologia e, ainda, os institutos de Matemática, Física e Química. Apesar de o espaço ser reduzido face ao número de ocupantes, a Reitoria manteve-se no edifício herdado da Academia Politécnica até 1976, ano em que foi obrigada a transferir-se para o imóvel do antigo Comando do ex-CICAP, na Rua de D. Manuel II, em consequência do incêndio ocorrido dois anos antes.
O primeiro desenho do edifício histórico da U.Porto, da autoria do arquiteto e professor José da Costa e Silva, foi mais tarde revisto por Carlos Amarante, arquiteto e engenheiro de pontes. Para a construção, que demorou mais de um século a concretizar-se, contribuíram a Câmara Municipal do Porto e a Companhia da Agricultura das Vinhas do Alto Douro através do imposto do real de vinho ou subsídio literário.
Originalmente, este espaço foi pertença do Colégio dos Meninos Órfãos, que aqui se manteve até meados do século XIX. A arquitetura do Colégio era do tipo conventual, apresentando quatro alas em torno de um claustro e uma igreja do lado norte. As obras posteriores de ampliação da área construída permitiram acolher a Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto entre 1803 e 1837 e a Academia Politécnica do Porto entre 1837 e 1911.
O regresso da Reitoria ao edifício do centro histórico da cidade deu-se em 2006. Aqui têm também instalações o Museu de História Natural, o Museu de Ciência, ambos instituídos em 1996, e o fundo iconográfico e bibliográfico da U.Porto intitulado Biblioteca do Fundo Antigo.
Neste sítio Web encontra-se reunida a informação pública e a de suporte ao funcionamento interno (exigindo autenticação) da Reitoria. Os contactos gerais estão disponíveis na respetiva página de entrada.
Serão muito bem-vindos os comentários e sugestões que nos queiram encaminhar através dos endereços de contacto, nomeadamente os que se dirigem à Gestão de Informação, pois irão certamente contribuir para a melhoria dos serviços que prestamos.
Gestão de Informação SIGARRA da Reitoria