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Publication

“Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol

Title
“Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol
Type
Thesis
Year
2019-11-12
Authors
Adriana Castro Teiga
(Author)
FPCEUP
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Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
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Resumo (PT): A investigação sobre compra por impulso tem vindo a crescer ao logo das últimas décadas, mas a literatura sobre o tópico carece ainda de estudos que explorem a fundo os fatores psicossociais envolvidos neste comportamento. Visando colmatar algumas dessas falhas, este trabalho averigua a influência da comparação social e da identificação com o clube na compra por impulso. Explora, ainda, a hipótese de um efeito mediador das emoções nesta relação. Os dados recolhidos através de um questionário online, junto de uma amostra de 167 adeptos de futebol Portugueses, foram analisados segundo um plano experimental 2 (Comparação social: favorável vs desfavorável) x 2 (Identificação com o clube: fraca vs forte). A comparação social foi a única variável manipulada, nomeadamente através de um falso feedback. Os resultados indicaram que a tendência para comprar por impulso é maior quando o participante é fortemente identificado com o clube, sendo que a comparação social desfavorável despoletou ainda mais este impulso de compra. Quando a identificação com o clube é fraca, não existem diferenças significativas entre as situações de comparação social desfavorável ou favorável no que toca à compra por impulso. Verificou-se também que quanto maior a identificação com o clube, maior a intensidade das emoções negativas sentidas perante uma comparação social desfavorável, fazendo com que haja uma maior tendência de compra por impulso. Por outro lado, quando a identificação com o clube é fraca, apenas uma comparação social favorável pode aumentar a tendência de compra por impulso, por intermédio de emoções positivas. Finalmente são apontadas sugestões para estudos futuros.
Language: Portuguese
No. of pages: 43
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Dissertação - Adriana Teiga “Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol 832.18 KB
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