
Normas de Funcionamento da Reprografia do ICBAS-UP
Disposições gerais
- A reprografia do ICBAS-UP é um serviço de apoio à docência, serviços técnicos em geral e estudantes de 2º e 3º ciclo (nomeadamente, mestrado e doutoramento).
- É um serviço de acesso restrito.
Instalações e serviços gerais
- O horário normal de funcionamento da Reprografia é entre as 8h e as 16 Fora deste horário, o acesso ao serviço está sujeito à autorização da Direção do ICBAS-UP.
- O calendário de férias do serviço está visível na página SIGARRA. Contudo, todas as ausências são comunicadas através de email dinâmico para todos os utilizadores @icbas.up.pt.
- A Reprografia dispõe dos seguintes equipamentos:
- 2 impressoras a cores de alto volume, com finalizador de agrafamento (uma das quais com finalizador com formato booklet);
- 1 impressora a preto e branco de alto volume, com finalizador agrafador;
- 1 plotter para impressão de grandes formatos, com possibilidade de utilização de diversos materiais (papel fotográfico, tela, têxtil ou lona);
- 1 impressora de corte sinalético;
- 1 guilhotina manual de posters (dimensão máxima de 135cm de largura);
- 1 guilhotina elétrica para tamanho A4 e A3;
- 1 plastificadora (até tamanho A3);
- 1 encadernadora de espiral;
- 1 encadernadora térmica;
- 1 destruidor de papel e cds
- São serviços assegurados pela Reprografia:
- Impressão/reprodução de materiais diversos (posters, roll up, flyers, cartazes, abstracts, credenciais, certificados, sinalética, marcadores de livros, entre outros);
- Plastificação e digitalização de documentos;
- Encadernação espiral contínuo e lombada impressa (Template UP);
- Gestão do contrato Canon e Xerox
- De modo a assegurar uma melhor eficácia da Reprografia, todos os serviços devem ser previamente agendados, preferencialmente por email (reprografia@icbas.up.pt) ou contacto telefónico (extensão 5045).
- No caso de exames, provas intercalares ou outro tipo de avaliações o agendamento terá obrigatoriamente de ser realizado com o mínimo de 2 dias de antecedência (podendo o envio de materiais ser realizado até à data confirmada do serviço).
- No caso de eventos, o agendamento terá obrigatoriamente de ser realizado com o mínimo de 1 mês de antecedência, com previsões do volume e materiais (vinil, cartolina, capas, posters ou outros), de modo a garantir a disponibilidade dos mesmos.
- No caso de serviços de grande volume, o agendamento terá obrigatoriamente de ser realizado com o mínimo de 1 mês de antecedência, de modo a garantir a disponibilidade dos materiais.
- A cada pedido de agendamento será enviada uma confirmação de disponibilidade dentro do horário normal de funcionamento do serviço – caso no dia seguinte ao pedido de agendamento ainda não tiver sido recebida confirmação, deve entrar em contacto telefónico com o serviço (extensão 5045).
- É responsabilidade dos utilizadores dos equipamentos de impressão distribuídos pelos diversos departamentos e serviços que se encontrem ao abrigo de contrato de assistência técnica (Canon e Xerox) reportar à Reprografia qualquer anomalia/necessidade de consumíveis. Esta comunicação deverá ser executada por email (reprografia@icbas.up.pt) e acompanhada por identificação de equipamento, número de série e localização.
- No caso de necessidade de consumíveis, a Reprografia indicará se dispõe de stock (disponibilidade imediata) ou se será necessário aguardar entrega pelo fornecedor (máximo 2 dias úteis).
- No caso de assistência técnica, a Reprografia contacta por email o prestador de serviços, colocando o utilizador responsável em Cc do email de pedido de assistência. Os utilizadores devem reportar ao serviço de Reprografia a realização da referida assistência e se o problema ficou resolvido.
- É ainda da responsabilidade dos utilizadores dos equipamentos de impressão a substituição dos consumíveis e encaminhamento dos containers para devida reciclagem certificada (depósito nos contentores apropriados que se encontram junto ao armazém – E1P0).
- O equipamento de destruição de documentos é de uso geral.
- A sua deslocação deve ser evitada – situações particulares serão avaliadas caso a caso pela responsável pelo serviço.
- A destruição é realizada pelos utilizadores, devendo os mesmos fazer-se acompanhar de sacos para a recolha de resíduos.
- Todos os resíduos subsequentes do funcionamento do equipamento são mantidos na Reprografia para reciclagem.
- O serviço de reprografia tem uma tabela de preços, disponível para consulta. Estão previstas atualizações nos valores apresentados na tabela em questão, de acordo com a flutuação de valor das matérias no mercado.
- Com regularidade mensal (ou trimestral, em alturas de elevada afluência de serviço) a Reprografia submete os Pedidos de Autorização de Despesa (PAD) para pagamento interno dos serviços realizados para os diferentes laboratórios/departamentos/serviços.
- A Reprografia realiza anualmente um relatório de atividades que estará disponível para consulta na página
- Situações não previstas no atual regulamento devem ser apresentadas à responsável pelo serviço.