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Endocrinologia de Animais Aquáticos

Código: RM25     Sigla: EAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ecologia Marinhas

Ocorrência: 2025/2026 - 2S (de 16-02-2026 a 31-07-2026) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 3 Plano Oficial 2018 1 - 5 50 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,14
Práticas Laboratoriais: 1,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,143
Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha 2,143
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,429
Célia Cristina Carreiras Lopes 1,429

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A endocrinologia dos organismos aquáticos dedica-se ao estudo dos sistemas hormonais que regulam processos fisiológicos essenciais como a diferenciação sexual, o crescimento, a reprodução e a osmorregulação. Estes sistemas são altamente sensíveis a variações no ambiente, incluindo alterações climáticas e outros fatores de stress ambiental.

Num contexto global de rápidas mudanças ambientais, é fundamental compreender como os organismos aquáticos utilizam os seus sistemas endócrinos para manter a homeostasia, adaptar-se e responder a condições externas em mutação. Assim, esta unidade curricular tem como principais objetivos:



  • Estudar em profundidade os eixos hormonais centrais de diferentes grupos de organismos aquáticos (peixes, anfíbios, moluscos, crustáceos, entre outros), com foco em mecanismos fisiológicos e celulares que governam processos como a metamorfose, o desenvolvimento gonadal, a regulação iónica e o comportamento reprodutivo.


  • Analisar os efeitos das alterações climáticas — como o aumento da temperatura da água, a acidificação dos oceanos, alterações na salinidade e na disponibilidade de oxigénio — sobre a regulação endócrina, privilegiando uma abordagem integrativa que envolva fisiologia comparada e ecofisiologia.


  • Compreender as interações entre sinais ambientais e a modulação hormonal, incluindo a forma como stressores ambientais (ex. flutuações sazonais, eventos extremos) interferem com a coordenação neuroendócrina e o sucesso reprodutivo.


  • Desenvolver competências para interpretar respostas endócrinas como indicadores fisiológicos do estado de saúde ambiental, permitindo uma avaliação funcional das adaptações hormonais em ambientes aquáticos alterados.


  • Promover a aplicação do conhecimento endócrino na conservação e gestão ambiental, capacitando os estudantes a colaborar em projetos de monitorização ecológica e de preservação da biodiversidade aquática.



Ao final da unidade curricular, o estudante estará apto a analisar criticamente a relação entre ambiente e fisiologia hormonal em organismos aquáticos, distinguindo claramente os mecanismos adaptativos naturais daqueles que resultam de stress ambiental persistente, contribuindo para uma abordagem sistémica e preventiva na proteção dos ecossistemas aquáticos.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender os mecanismos através dos quais o sistema endócrino dos organismos aquáticos regula respostas fisiológicas adaptativas face a alterações no meio ambiente, incluindo variações naturais e perturbações induzidas por fatores climáticos.

Aplicar conhecimentos de endocrinologia aquática à resolução de problemas práticos, nomeadamente em contextos de produção aquícola, programas de biomonitorização, estudos de migração e interações ecológicas entre espécies.

Desenvolver competências de investigação e pensamento crítico, através da capacidade de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação científica relevante na área da endocrinologia e fisiologia aquática.

Aprimorar a capacidade de comunicar informação científica de forma clara, estruturada e integrada, utilizando representações esquemáticas e articulando os novos conhecimentos com conteúdos previamente adquiridos em áreas complementares.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Biologia e Bioquímica

Programa

1. Introdução à Endocrinologia Aquática



  • Princípios gerais da sinalização hormonal e regulação endócrina em organismos aquáticos.

  • Papel do sistema endócrino na homeostasia e na resposta a fatores ambientais.



2. Glândulas e Eixos Endócrinos Principais



  • Glândula pituitária: organização, regulação e papel central nos eixos endócrinos.

  • Glândula pineal: fotoperiodismo e ritmos biológicos em ambientes aquáticos.

  • Glândula tireoide (ou estruturas homólogas em invertebrados): regulação do metabolismo e desenvolvimento.

  • Glândulas interrenais e rim endócrino: eixos de resposta ao stress e metabolismo iónico.

  • Glândula último-branquial: função e relevância em peixes ósseos.



3. Hormonas e Funções Fisiológicas Específicas



  • Hormonas sexuais e diferenciação sexual: desenvolvimento dos ovários e testículos

  • Hormona do crescimento (GH) e fator de crescimento semelhante à insulina (IGF): crescimento somático e regulação ambiental.

  • Eixos neuroendócrinos e modulação da reprodução.



4. Endocrinologia da Reprodução



  • Mecanismos hormonais reprodutivos em peixes.

  • Influência ambiental sobre os ciclos reprodutivos: temperatura, salinidade, fotoperíodo e outros fatores.

Bibliografia Obrigatória

Several; Encyclopedia of Fish Physiology, Editors Sarah L. Alderman, Todd E. Gillis, Academic Press, 2024. ISBN: 9780323908016

Bibliografia Complementar

George Hadwin; Fish Endocrinology, Sofronios E. Papoutsoglou (Editor), 2017. ISBN: 978-9386314567

Observações Bibliográficas

Serão usados artigos científicos recomendados pela responsável pela unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular adota uma abordagem construtivista, centrada no estudante como agente ativo no seu próprio processo de aprendizagem. O ensino será orientado para a promoção da autonomia intelectual, pensamento crítico e resolução de problemas.

Os estudantes são incentivados a formular questões, desenvolver hipóteses, argumentar com base em evidência científica e construir conclusões próprias a partir da análise e interpretação da informação apresentada. Durante as aulas, serão colocados desafios teóricos e práticos que visam estimular a participação ativa, a cooperação entre pares e a integração de conhecimentos prévios com novos conteúdos.

Este método visa não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de competências científicas e comunicativas, preparando os estudantes para enfrentar situações reais em contextos de investigação, gestão ambiental ou conservação da biodiversidade aquática.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Presença a 3/4 das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação


Avaliação distribuída com exame final.


Fórmula de avaliação:


Classificação final = Nota do exame final teórico (60%) + Média das classificações obtidas na componente prática (40%)


Para aprovação na unidade curricular, é exigida uma classificação mínima de 9,5 valores (em 20) em cada uma das componentes (teórica e prática).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas, os estudantes ficarão sujeitos à avaliação por exame teórico/teórico prático final sobre o conteúdo lecionado nas aulas desta UC, no qual terão de obter a nota mínima de 9,5 valores em 20.

Classificação final = Nota de exame final teórico (100%)

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação obtida no processo de avaliação contínua poderá ser realizada em Exame Final, de acordo com a fórmula.

Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Média das classificações obtidas na componente prática (40%).

A nota mínima de cada componente é de 9,5 valores em 20.

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