e-Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 03-03-2025 a 13-06-2025) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
11 |
Plano Oficial em Vigor |
5 |
- |
3 |
28 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
As soluções digitais têm potencial para transformar os sistemas de saúde e a educação, proporcionando melhores resultados em saúde, serviços e qualidade através de avanços tecnológicos. É expectável que, em dez anos, 75% dos doentes utilizem serviços de saúde digital, nomeadamente na gestão do bem-estar, no acesso aos cuidados de saúde e na gestão das doenças crónicas.
No final os estudantes deverão ter a capacidade de:
- Compreender o papel da Saúde Digital;
- Aumentar as competências digitais, literacia em saúde digital e adotar uma atitude face à tecnologia;
- Compreender o impacto e ganhos em saúde do uso de tecnologias como robótica, realidade mista, realidade virtual, entre outros;
- Desenhar e implementar projetos de telessaúde;
- Aplicar conhecimentos de liderança digital e de gestão da mudança para uma cultura de inovação;
- Ser capaz de identificar oportunidades de implementar projetos que envolvam tecnologia e doentes;
- Identificar os aspetos ético-sociais e regulatórios mais importantes da prática de saúde digital;
- Identificar os principais desafios em matéria de segurança dos dados de saúde;
- Conhecer as principais tendências atuais e futuras da saúde digital;
Resultados de aprendizagem e competências
Desenhar e Implementar projetos de saúde digital;
Dominar os principais conceitos e áreas da saúde digital;
Dominar as tendências futuras da saúde digital.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à Saúde Digital
- Transformação Digital em Saúde: Dados e Inteligência Artificial
- Robótica, Realidade Mista e Realidade Virtual
- Literacia Digital em Saúde
- Liderança Digital e Gestão da mudança
- Desafios da Ética, Lei e Conformidade em Saúde Digital
- Segurança dos Dados em Saúde Digital
- Projetos de Telessaúde
- Saúde Digital: Tendências 2030
- Workshop: Envolvimento dos doentes na inovação
Bibliografia Obrigatória
Ribeiro, J. M. (2019); Saúde Digital (F. F. M. dos Santos, Ed.).
Magalhães, T. (2022); Transformação Digital em Saúde (Almedina, Ed.).
Bibliografia Complementar
Ratwani R.M., Reider J, Singh H. (2019); A Decade of Health Information Technology Usability Challenges and the Path Forward. JAMA. 321(8):743–744. doi:10.1001/jama.2019.0161
Feldman, K., Hazekamp, N., & Chawla, N. V. (2016); Mining the Clinical Narrative: All Text are Not Equal. Proceedings - 2016 IEEE International Conference on Healthcare Informatics, ICHI 2016. https://doi.org/10.1109/ICHI.2016.37
Hussain, M.I., Et Al. (2020); How the presentation of patient information and decision-support advisories opioid prescribing behavior: A simulation study. J Am Med Inform Assoc. Apr 1;27(4):613-620. doi: 10.1093/Jamia/ocz213 Rivas, H., & Wac, K. (2020). Digital
Lupton, D. (2017). ; Digital health: Critical and cross-disciplinary perspectives. In Digital Health: Critical and Cross-Disciplinary Perspectives. https://doi.org/10.4324/9781315648835
Sheninger, E. (2019); DIGITAL LEADERSHIP: CHANGING PARADIGMS FOR CHANGING TIMES. INTED2019 Proceedings, 1, 10029–10029. https://doi.org/10.21125/inted.2019.2528
Malina Jordanova, F. L. (Ed.). (2022); A Century of Telemedicine - A World wide Overview. Part V. Malina Jordanova. https://www.isfteh.org/files/media/A_Century_of_Telemedicine_-_Part_V_2022.pdf
Chakraborty, C. (2022); Digital Health Transformation with Blockchain and Artificial Intelligence. Taylor & Francis Limited. https://books.google.pt/books?id=0J67zgEACAAJ
SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., & TeleSaúde, C. N. de. (2019). Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde 2019-2022 (PENTS). https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/11/PENTS_português.pdf; .
Porter, M. E., Michael Porter, E. O. T., & Teisberg, E. O. (2006). Redefining Health Care: Creating Value-based Competition on Results. Harvard Business School Press. https://books.google.pt/books?id=Kp5fCkAzzS8C; .
Kotter, J. P. (2017). Liderar a Mudança. LUA DE PAPEL. https://books.google.pt/books?id=OeI5DwAAQBAJ; .
Fernandes, A. C. (2022). Saúde em Portugal Pensar o futuro (E. D’Ideias, Ed.); .
Ferrari, V., Klinker, G., & Cutolo, F. (2019). Augmented Reality in Healthcare. Journal of Healthcare Engineering, 2019, 1–2. https://doi.org/10.1155/2019/9321535; .
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas, compostas pela vertente expositiva e de análise e discussão de casos práticos aplicados às temáticas a abordar. Avaliação distribuída com apresentação do projeto:
- participação presencial (30%);
- apresentação projeto final - ideia de negócio ligado à saúde digital sob a forma de “pitch” (70%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho escrito |
53,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade a um mínimo de 75% das aulas.
A falta a mais do que 25% dessas aulas implica falta de aproveitamento.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Participação presencial (30%) - 6 valores
- Apresentação projeto final - ideia de negócio ligado à saúde digital sob a forma de “pitch” (70%) - 14 valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação final especial será escrita
Melhoria de classificação
A possibilidade de melhoria da classificação será escrita