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e-Saúde

Código: OPT5_32     Sigla: e-S

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 03-03-2025 a 13-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 11 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Sofia da Silva Veloso Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Vasco Miguel Paupério Pinto de Miranda 0,357
Rita Sofia da Silva Veloso 0,786
Renato Ferreira Magalhães 0,538

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As soluções digitais têm potencial para transformar os sistemas de saúde e a educação, proporcionando melhores resultados em saúde, serviços e qualidade através de avanços tecnológicos. É expectável que, em dez anos, 75% dos doentes utilizem serviços de saúde digital, nomeadamente na gestão do bem-estar, no acesso aos cuidados de saúde e na gestão das doenças crónicas.

No final os estudantes deverão ter a capacidade de:

  • Compreender o papel da Saúde Digital;
  • Aumentar as competências digitais, literacia em saúde digital e adotar uma atitude face à tecnologia;
  • Compreender o impacto e ganhos em saúde do uso de tecnologias como robótica, realidade mista, realidade virtual, entre outros;
  • Desenhar e implementar projetos de telessaúde;
  • Aplicar conhecimentos de liderança digital e de gestão da mudança para uma cultura de inovação;
  • Ser capaz de identificar oportunidades de implementar projetos que envolvam tecnologia e doentes;
  • Identificar os aspetos ético-sociais e regulatórios mais importantes da prática de saúde digital;
  • Identificar os principais desafios em matéria de segurança dos dados de saúde;
  • Conhecer as principais tendências atuais e futuras da saúde digital;

Resultados de aprendizagem e competências

Desenhar e Implementar projetos de saúde digital;

Dominar os principais conceitos e áreas da saúde digital;

Dominar as tendências futuras da saúde digital.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à Saúde Digital

  2. Transformação Digital em Saúde: Dados e Inteligência Artificial

  3. Robótica, Realidade Mista e Realidade Virtual

  4. Literacia Digital em Saúde

  5. Liderança Digital e Gestão da mudança

  6. Desafios da Ética, Lei e Conformidade em Saúde Digital

  7. Segurança dos Dados em Saúde Digital

  8. Projetos de Telessaúde

  9. Saúde Digital: Tendências 2030

  10. Workshop: Envolvimento dos doentes na inovação

Bibliografia Obrigatória

Ribeiro, J. M. (2019); Saúde Digital (F. F. M. dos Santos, Ed.).
Magalhães, T. (2022); Transformação Digital em Saúde (Almedina, Ed.).

Bibliografia Complementar

Ratwani R.M., Reider J, Singh H. (2019); A Decade of Health Information Technology Usability Challenges and the Path Forward. JAMA. 321(8):743–744. doi:10.1001/jama.2019.0161
Feldman, K., Hazekamp, N., & Chawla, N. V. (2016); Mining the Clinical Narrative: All Text are Not Equal. Proceedings - 2016 IEEE International Conference on Healthcare Informatics, ICHI 2016. https://doi.org/10.1109/ICHI.2016.37
Hussain, M.I., Et Al. (2020); How the presentation of patient information and decision-support advisories opioid prescribing behavior: A simulation study. J Am Med Inform Assoc. Apr 1;27(4):613-620. doi: 10.1093/Jamia/ocz213 Rivas, H., & Wac, K. (2020). Digital
Lupton, D. (2017). ; Digital health: Critical and cross-disciplinary perspectives. In Digital Health: Critical and Cross-Disciplinary Perspectives. https://doi.org/10.4324/9781315648835
Sheninger, E. (2019); DIGITAL LEADERSHIP: CHANGING PARADIGMS FOR CHANGING TIMES. INTED2019 Proceedings, 1, 10029–10029. https://doi.org/10.21125/inted.2019.2528
Malina Jordanova, F. L. (Ed.). (2022); A Century of Telemedicine - A World wide Overview. Part V. Malina Jordanova. https://www.isfteh.org/files/media/A_Century_of_Telemedicine_-_Part_V_2022.pdf
Chakraborty, C. (2022); Digital Health Transformation with Blockchain and Artificial Intelligence. Taylor & Francis Limited. https://books.google.pt/books?id=0J67zgEACAAJ
SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., & TeleSaúde, C. N. de. (2019). Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde 2019-2022 (PENTS). https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/11/PENTS_português.pdf; .
Porter, M. E., Michael Porter, E. O. T., & Teisberg, E. O. (2006). Redefining Health Care: Creating Value-based Competition on Results. Harvard Business School Press. https://books.google.pt/books?id=Kp5fCkAzzS8C; .
Kotter, J. P. (2017). Liderar a Mudança. LUA DE PAPEL. https://books.google.pt/books?id=OeI5DwAAQBAJ; .
Fernandes, A. C. (2022). Saúde em Portugal Pensar o futuro (E. D’Ideias, Ed.); .
Ferrari, V., Klinker, G., & Cutolo, F. (2019). Augmented Reality in Healthcare. Journal of Healthcare Engineering, 2019, 1–2. https://doi.org/10.1155/2019/9321535; .

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas, compostas pela vertente expositiva e de análise e discussão de casos práticos aplicados às temáticas a abordar.  Avaliação distribuída com apresentação do projeto:

  • participação presencial (30%);
  • apresentação projeto final - ideia de negócio ligado à saúde digital sob a forma de “pitch” (70%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 53,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade a um mínimo de 75% das aulas.
A falta a mais do que 25% dessas aulas implica falta de aproveitamento.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Participação presencial (30%) - 6 valores

  • Apresentação projeto final - ideia de negócio ligado à saúde digital sob a forma de “pitch” (70%) - 14 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação final especial será escrita

 

Melhoria de classificação

A possibilidade de melhoria da classificação será escrita

 

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