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Urologia na Medicina Geral e Familiar

Código: OPT5_30     Sigla: UMGF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 18-09-2000 a 10-01-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 11 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 26 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Antonielo Castanheira De Oliveira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Manuel Antonielo Castanheira De Oliveira 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Educar os estudantes de medicina de uma forma dirigida o mais possível para a prática clínica da Urologia, baseada em resolução de problemas e estimulando o raciocínio clínico. 

- Salvaguardar que os doentes serão submetidos ao menor stress e risco possível durante o processo lectivo face às contingências do número de aulas, do ratio alunos por doente e por assistente.

- Aumentar a eficiência da aprendizagem da Urologia, a dedicação e a motivação dos alunos dada a esta disciplina 

-  Desenvolver plataformas actualizadas de ensino digital (e-learning).

- Desenvolver casos clínicos com doentes e audiovisuais fictícios mas baseados na vida real em modelo digital de patologias fundamentais na Urologia.

Resultados de aprendizagem e competências

- Valorizar a comunicação para uma relação franca e empática entre  médico e doente

- Demonstrar formação nas componentes Ética e Humana no contacto permanente com o doente, e seus familiares, durante a evolução da doença        

- Elaborar a história clínica cuidadosa; valorizando os antecedentes pessoais e familiares e executando o exame objetivo do doente com patologia urológica

- Selecionar criteriosamente os exames subsidiários necessários para fundamentar a hipótesede diagnóstico

- Saber  tratar e/ou orientar o doente com patologia a requerer tratamento urgente

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os temas escolhidos estarão de acordo com a patologia urológica mais relevante e frequente. A listagem da patologia a abordar com relevo para:

- Relação Médico – Doente em Urologia

- Valorizar queixas frequentes na prática clinica (de acordo com Goroll - ex: Abordagem da hematúria; Abordagem da cólica renal

- Semiologia do aparelho génito-urinário, complementada com o exame físico do doente   

- Patologia da próstata – Carcinoma; patologia infeciosa, hiperplasia benigna;

- Patologia testicular – Infeciosa; carcinoma; urgência;

- Cólica Renal (litíase e outras causas)

- Patologia urológica oncológica

- Andrologia

- Incontinencia Urinária

- Urgências em Urologia

Bibliografia Obrigatória

Goroll A. H. et al; Primary Care Medicine, Philadelfia:Lippincott Williams and Wilkins,, 2009
José Dias; Urologia Fundamental na Pratica Clínica, Lidel
Nunes JM; Comunicação em contexto clínico, http://MGFamiliar.net

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- A metodologia de ensino fundamentada na análise e discussão de casos clinicos e acompanhamento dos profissionais da especialidade na sua atividade assistencial do dia a dia.

- Deve ser estimulada a aprendizagem em contexto de simulação

- Aprendizagem orientada do exame físico com recurso ao simulador “Body interact – clinical education”  e  vídeos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação continua - presença obrigatória em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota de avaliação continua

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral

Melhoria de classificação

Prova oral
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