Código: | OPT5_30 | Sigla: | UMGF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 11 | Plano Oficial em Vigor | 5 | - | 3 | 26 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Manuel Antonielo Castanheira De Oliveira | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Manuel Antonielo Castanheira De Oliveira | 2,00 |
- Educar os estudantes de medicina de uma forma dirigida o mais possível para a prática clínica da Urologia, baseada em resolução de problemas e estimulando o raciocínio clínico.
- Salvaguardar que os doentes serão submetidos ao menor stress e risco possível durante o processo lectivo face às contingências do número de aulas, do ratio alunos por doente e por assistente.
- Aumentar a eficiência da aprendizagem da Urologia, a dedicação e a motivação dos alunos dada a esta disciplina
- Desenvolver plataformas actualizadas de ensino digital (e-learning).
- Desenvolver casos clínicos com doentes e audiovisuais fictícios mas baseados na vida real em modelo digital de patologias fundamentais na Urologia.
- Valorizar a comunicação para uma relação franca e empática entre médico e doente
- Demonstrar formação nas componentes Ética e Humana no contacto permanente com o doente, e seus familiares, durante a evolução da doença
- Elaborar a história clínica cuidadosa; valorizando os antecedentes pessoais e familiares e executando o exame objetivo do doente com patologia urológica
- Selecionar criteriosamente os exames subsidiários necessários para fundamentar a hipótesede diagnóstico
- Saber tratar e/ou orientar o doente com patologia a requerer tratamento urgente
Os temas escolhidos estarão de acordo com a patologia urológica mais relevante e frequente. A listagem da patologia a abordar com relevo para:
- Relação Médico – Doente em Urologia
- Valorizar queixas frequentes na prática clinica (de acordo com Goroll - ex: Abordagem da hematúria; Abordagem da cólica renal
- Semiologia do aparelho génito-urinário, complementada com o exame físico do doente
- Patologia da próstata – Carcinoma; patologia infeciosa, hiperplasia benigna;
- Patologia testicular – Infeciosa; carcinoma; urgência;
- Cólica Renal (litíase e outras causas)
- Patologia urológica oncológica
- Andrologia
- Incontinencia Urinária
- Urgências em Urologia
- A metodologia de ensino fundamentada na análise e discussão de casos clinicos e acompanhamento dos profissionais da especialidade na sua atividade assistencial do dia a dia.
- Deve ser estimulada a aprendizagem em contexto de simulação
- Aprendizagem orientada do exame físico com recurso ao simulador “Body interact – clinical education” e vídeos
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 55,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Total: | 81,00 |