Código: | OPT4_07 | Sigla: | INTM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 15 | Plano Oficial em Vigor | 4 | - | 3 | 30 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Helder Bruno Carvalho Ferreira | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Helder Bruno Carvalho Ferreira | 2,00 |
- Introduzir e examinar tecnologias de ponta e novos dispositivos no campo médico, incluindo inteligência artificial, realidade aumentada, robótica, imagem e impressão 3D, entre outros.
- Analisar o impacto dessas inovações nos resultados clínicos e na eficiência. Avaliar os benefícios e o valor acrescentado que trazem aos serviços de saúde.
- Incentivar e apoiar a investigação científica em novas tecnologias médicas, dispositivos e software que possam proporcionar benefícios significativos tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde.
- Desenvolver um quadro educativo abrangente para melhorar o aprendizado e a compreensão dessas tecnologias entre estudantes e profissionais de medicina.
- Incentivar a colaboração entre várias disciplinas como medicina, engenharia e ciência da computação para impulsionar a inovação nos cuidados de saúde.
- Avaliar a viabilidade económica e as considerações éticas da implementação de novas tecnologias na prática clínica.
- Promover a consciencialização e facilitar a adoção de tecnologias inovadoras nas práticas clínicas diárias para melhorar os cuidados aos pacientes.
- Explorar como as novas tecnologias podem melhorar a relação entre doentes e médicos, aprimorando a comunicação, a confiança e a experiência geral nos cuidados de saúde.
- Dotar estudantes e profissionais com as competências e habilidades necessárias para utilizar efetivamente as novas tecnologias nas suas práticas.
- Manter-se atualizado sobre as tendências e avanços tecnológicos no campo médico para garantir que o currículo permaneça relevante e visionário.
Estes objetivos visam criar um ambiente de aprendizado robusto e dinâmico que abrace os avanços tecnológicos, preparando estudantes e profissionais de medicina para desafios e oportunidades futuras nos cuidados de saúde.
- Adquirir conhecimento abrangente sobre as mais recentes inovações tecnológicas e novos dispositivos no campo da medicina, incluindo, mas não se limitando a inteligência artificial, realidade aumentada, robótica, imagem 3D e impressão 3D.
- Desenvolver a capacidade de avaliar criticamente o impacto das novas tecnologias nos resultados clínicos e na eficiência operacional no contexto dos cuidados de saúde.
- Obter competências essenciais de investigação para explorar e avaliar novas tecnologias médicas, dispositivos e software, conduzindo a conclusões baseadas em evidências e avanços na ciência médica.
- Alcançar um elevado nível de competência no uso e implementação de tecnologias médicas avançadas, garantindo proficiência em aplicações práticas.
- Promover as competências necessárias para uma colaboração eficaz entre diferentes disciplinas como engenharia, ciência da computação e medicina para impulsionar a inovação e integração tecnológica nos cuidados de saúde.
- Desenvolver uma compreensão sólida das implicações éticas e económicas da adoção de novas tecnologias médicas, assegurando uma tomada de decisões informada e responsável.
- Cultivar uma mentalidade adaptável e compromisso com a aprendizagem ao longo da vida para se manter atualizado com as tendências tecnológicas em curso e futuras na medicina.
- Compreender e utilizar tecnologias que melhorem os cuidados ao doente, aprimorando a comunicação, diagnóstico, tratamento e a experiência geral do doente.
- Aprimorar as competências de resolução de problemas para resolver e superar desafios encontrados na integração de novas tecnologias na prática clínica.
- Aperfeiçoar as competências de comunicação para transmitir eficazmente conceitos tecnológicos complexos a doentess, colegas e partes interessadas de uma maneira clara e compreensível.
- Incentivar a inovação e o pensamento criativo para explorar novas possibilidades e aplicações da tecnologia na medicina.
- Demonstrar a capacidade de aplicar o conhecimento teórico a cenários práticos, através de simulações, estudos de caso e experiência prática com tecnologias médicas de ponta.
- Compreender os quadros regulatórios e requisitos de conformidade relacionados com a implementação de novas tecnologias médicas.
- Desenvolver competências na gestão e análise de dados gerados por dispositivos e tecnologias médicas avançadas, aproveitando-os para informar decisões clínicas.
- Cultivar qualidades de liderança para advogar pela adoção de tecnologias benéficas nos contextos de saúde, impulsionando mudanças positivas e inovação.
Ao alcançarem estes resultados de aprendizagem e competências, os estudantes e profissionais de saúde estarão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que as futuras tecnologias trarão ao setor da saúde.
Unidade 1: Introdução às Inovações Tecnológicas na Medicina
- História e evolução das tecnologias médicas
- Impacto das novas tecnologias na prática médica
- Ética e legislação em inovações médicas
Unidade 2: Engenharia Biomédica e Nanotecnologia
- Fundamentos da Engenharia Biomédica
- Desenvolvimento e aplicação de dispositivos biomédicos
- Nanotecnologia na medicina: princípios e aplicações
- Nanomedicina para administração direcionada de medicamentos e diagnósticos
Unidade 3: Saúde Digital e Telemedicina
- Fundamentos da saúde digital
- Implementação e regulamentação de serviços de telessaúde
- Aplicações móveis de saúde e tecnologias vestíveis
- Benefícios e desafios da telemedicina para médicos e pacientes
Unidade 4: Genómica e Medicina Personalizada
- Princípios básicos da genómica
- Aplicações da genómica na medicina personalizada
- Análise de dados genómicos para planeamento de tratamentos
- Tecnologias de edição genética: CRISPR e outras
Unidade 5: Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática
- Fundamentos da inteligência artificial na medicina
- Diagnósticos conduzidos por IA e análise preditiva
- Aplicações de aprendizagem automática em imagiologia e patologia
- Casos de uso e ética no uso de IA em saúde
Unidade 6: Cirurgia Robótica e Próteses Avançadas
- Introdução à cirurgia robótica
- Funcionamento e benefícios dos robôs cirúrgicos
- Inovações em próteses: materiais, design e interfaces homem-máquina
- Estudos de caso: procedimentos e resultados clínicos
Unidade 7: Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos
- Princípios da medicina regenerativa
- Terapia com células estaminais: técnicas e aplicações
- Desenvolvimento de órgãos artificiais e engenharia de tecidos
- Desafios e avanços na criação de tecidos cultivados em laboratório
Unidade 8: Avaliação Económica e Considerações Éticas
- Avaliação económica de novas tecnologias médicas
- Considerações éticas na implementação de inovações tecnológicas
- Modelos de custo-benefício na adoção de novas tecnologias
- Discussão de casos reais e dilemas éticos
Unidade 9: Implementação de Tecnologias em Cuidados Públicos e Privados
- Estratégias para a integração de tecnologias em ambientes clínicos
- Gestão de mudança e formação de profissionais
- Impacto das inovações tecnológicas na organização e nos cuidados de saúde
- Avaliação do impacto na experiência do paciente
Unidade 10: Futuras Inovações e Tendências Emergentes
- Tendências atuais e futuras nas tecnologias médicas
- Potencial disruptivo de novas inovações
- Investigação contínua e desenvolvimento de novas tecnologias
- Preparação de profissionais de saúde para novas tecnologias
Aulas teóricas;
Conferências apresentadas por especialistas convidados de diferentes áreas da ciência médica;
Incentivar a colaboração com vários departamentos e outras escolas da universidade do Porto (engenharia biomédica, biologia, informática, matemática, física, química, etc);
Organizar workshops;
Lançar um sítio na internet com ideias inovadoras, metodologia estatística, cursos disponíveis e calendário de eventos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 55,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Total: | 81,00 |