Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MO17

Xenobióticos e Cancro

Código: MO17     Sigla: XC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 2S (de 12-02-2024 a 31-05-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Oncologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MO 4 Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Inglês, se necessário | English, if needed

Objetivos

O estudante deve ser capaz de compreender a relevância dos xenobióticos na etiologia do cancro, para humanos e animais, sabendo identificar quais as classes / tipos de xenobióticos que estão mais associadas à cancerização.

Deverá saber identificar os modos mais habituais de exposição (ocupacional, ambiental, acidental ou iatrogénica) e o destino dos xenobióticos em organismos (terrestes e aquáticos), sistematizando os mecanismos gerais de ativação e de desintoxicação de carcinogéneos químicos.

Deve compreender as estratégias, nomeadamente experimentais (in vitro e in vivo), para avaliação de xenobióticos como agentes mutagénicos e/ou carcinogénicos.

Deverá conhecer os “pros” e “cons” das espécies modelos mais usados em carcinogénese química experimental.

Deverá ser capaz de, por e si só e em dinâmicas de grupo, apresentar e discutir criticamente a temática focada, fazendo sínteses descritivas e esquemáticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Saber, compreender e perspetivar de forma integrada temáticas de xenobióticos e cancro - desde a identificação dos tipos de xenobióticos direta ou indiretamente relevantes, ao modo como tais compostos podem contactar e serem incorporados nos organismos.

Apreciar o tipo de toxicocinética que tais compostos podem ter no organismo, e, em última análise, que mecanismos dinâmicos podem estar na base de mutagénese e de cancerização.

Compreender, transversalmente, o papel de xenobióticos como causa de cancro na escala de vertebrados, incluindo humanos.

Conhecer modelos de estudo clássicos versus alternativos em carcinogénese química.

Familiarizar-se, na prática, com algumas técnicas e modelos (in vivo e in vitro) aplicáveis ao estudo da associação entre xenobióticos e cancro.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Xenobióticos como causa de cancro no Homem e em animais.

Fontes, classes de xenobióticos, exposição (ambientais, ocupacionais, acidentais e iatrogénicas.

Exposição e destino de xenobióticos nos organismos; considerando diferenças filogenéticas.

Metabolismo, bioativação, destoxificação de xenobióticos (dos peixes ao Homem).

Xenobióticos mutagénicos e carcinogénicos; classificação IARC.

Mecanismos gerais de carcinogénese química.

Estudo experimental de carcinogénese química, in vivo e in vitro; modelos clássicos vs modelos alternativos e emergentes (p.ex. peixe-zebra).

Hormonas e cancro. Neoplasias hormono-dependentes; carcinogénese mamária em humanos e modelos animais espontâneos.

Conceito de disruptores endócrinos e sua associação à carcinogénese – estudos laboratoriais e epidemiológicos.

Xenobióticos e hepatocarcinogénese – Estudos em humanos e modelos in vivo e in vitro.

Sessões laboratoriais (“hands on”):

1. Modelos in vivo (ensaios com embriões de peixe-zebra);

2. In vitro (ensaios em culturas celulares 2D e 3D, genotoxicidade, mutagénese); 

3. Análise de imagem na avaliação de lesões em ensaios de carcinogénese química.

Bibliografia Obrigatória

Bal-Price A., Jennings P.; In Vitro Toxicology Systems (Methods in Pharmacology and Toxicology)., Humana Press., 2016
Curtis D. Klaassen; Casarett & Doull's Toxicology: The Basic Science of Poisons, 9th Edition, McGraw-Hill Education / Medical, 2018. ISBN: 9781259863745
Patricia McGrath ; Zebrafish: Methods for Assessing Drug Safety and Toxicity, Wiley, 2012. ISBN: 047042513X
Michael H Dong; An Introduction to Environmental Toxicology (Fourth Edition), CreateSpace Independent Publishing Platform, 2018. ISBN: 1979904510
Miriam C Poirier; Carcinogens, DNA Damage and Cancer Risk: Mechanisms of Chemical Carcinogenesis, World Scientific Publishing Company, 2018. ISBN: 9813237198
Sean A. M.; Animal Models in Cancer Research and Human Disease: Applications, Outcomes and Controversies. Nova Biomedical Books., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino com palestras expositivas e via aprendizagem ativa, implicando que os estudantes são chamados a participar em atividades em aula. As estratégias incluem sessões de discussão integrada em palestra, atividades laboratoriais"hands-on", situações práticas de aprendizagem, feitura de sínteses, construção de mapas mentais, diagramas e gráficos. O ensino semi- ou não-diretivo recorre a estratégias para uma aprendizagem ativa e cooperativa, nomeadamente na resolução de questões, análise de literatura, com o estudante a ter um papel ativo.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina Veterinária > Toxicologia animal
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Oncologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Participação presencial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor (3/4 de presenças obrigatórias nas aulas).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é por processos contínuos com teste final, tendo em consideração a assiduidade, o compromisso, a postura profissional e a qualidade da intervenção, assim como indicadores dos trabalhos em aula (empenho e participação ativa na preparação, apresentação e discussão das palestras ou sínteses e na elaboração de relatórios simples de procedimentos laboratoriais). 


Aos Estudantes-Trabalhadores (com estatuto formal) que prevejam incompatibilidade entre a sua atividade profissional e a participação nos trabalhos em aula, para efeitos de avaliação contínua, aconselha-se que contactem os Regentes no início do semestre, no sentido de ser equacionada a possibilidade de se poderem vir a utilizar métodos avaliativos alternativos.

Nota Final = Avaliação Contínua (70%) + Exame de Escolha Múltipla (30%).

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 12:29:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias