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Ciência e translação do conhecimento

Código: GG02     Sigla: CTC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geriatria
OFICIAL Gerontologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDGG 6 Plano Oficial 2018 1 - 12 48 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Constança Leite de Freitas Paúl Regente
Paula Cristina Paulo Videira da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,429
Maria Constança Leite de Freitas Paúl 1,50
Paula Cristina Paulo Videira da Silva 1,929

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os principais objetivos são:

  •  ser capaz de fazer a translação do conhecimento científico para a sociedade quer através de modelos de negócio (empreendedorismo) quer de outras formas de criarção de valor para a comunidade
  • discutir a importância de comunicar ciência na área das ciências da vida e da saúde;
  • definir as várias formas de comunicar ciência na era moderna;
  • ensinar a elaborar um poster;
  • explicar as várias formas de fazer o suporte visual de uma comunicação oral;
  • explorar as componentes da comunicação oral: linguagem verbal, gestual, facial e corporal;
  • discutir dobre a importância das formas atuais de comunicar ciência: fóruns, blogues, notícias jornalísticas, redes sociais;
  • estimular a autorreflexão da pessoa enquanto comunicador;
  • definir artigo científico;
  • elucidar sobre a existência de diferentes tipos de artigos científicos;
  • explicar a estrutura de artigos originais e de revisão;
  • esclarecer sobre o processo de submissão, do processo editorial e da revisão por pares dos artigos;
  • explorar a motivação e as frustrações subjacentes ao processo de publicação de um artigo científico;
  • discutir sobre o impacto da publicação de artigos e sobre o futuro do mesmo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final os estudantes devem mostrar conhecimento e competência sobre:

  • a importância da comunicação científica;
  • a escrita científica versus divulgação científica;
  • a importância de uma pesquisa bibliográfica exaustiva como processo fundamental da construção científica;
  • as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
  • as boas práticas de elaboração de um poster;
  • a estrutura de uma comunicação oral;
  • as técnicas de uma apresentação oral;
  • comunicar ciência na esfera digital;
  • a importância da comunicação científica;
  • a escrita científica versus divulgação científica;
  • a importância de uma pesquisa bibliográfica exaustiva como processo fundamental da construção científica;
  • as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
  • as boas práticas de elaboração de um poster;
  • a estrutura de uma comunicação oral;
  • as técnicas de uma apresentação oral;
  • comunicar ciência na esfera digital.

No final os estudantes devem mostrar aptidão para:

  • efetuar uma pesquisa bibliográfica;
  • elaborar um poster;
  • construir o suporte visual de uma comunicação oral;
  • comunicar oralmente os resultados científicos;
  • efetuar uma pesquisa bibliográfica;
  • elaborar um poster;
  • construir o suporte visual de uma comunicação oral;
  • comunicar oralmente os resultados científicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução 

Gerontologia Aplicada: Empreendedorismo na área do Envelhecimento


Empreendedorismo em Gerontologia

  • A Quarta Revolução Industrial e Envelhecimento Demográfico
  • Investigação fundamental versus investigação aplicada em Gerontologia
  • Aspetos comportamentais da motivação para o trabalho
  • As características de um empreendedor de sucesso
  • Aspetos a considerar na criação de um Negócio na área da Gerontologia Aplicada
  • Os aspetos da criação de um Negócio: Plano de  Negócios; Oportunidade; Recursos; Empreendedorismo
  • Informação: Dados Primários e dados secundários
  • Organização de um plano de negócios utilizando o CANVAS

 

https://www.youtube.com/watch?v=u6XAPnuFjJc

https://www.youtube.com/watch?v=cFdCzN7RYbw


Introdução à comunicação em Ciência

O contexto histórico e social de comunicar ciência nas áreas das ciências da vida e da saúde

  • Definir ciência na esfera pública
  • Literacia científica
  • O significado e importância de comunicar ciência na atualidade
  • Os elementos contemporâneos de comunicar ciência
  • Questões éticas e legais
  • Distorção de dados:
  1. Plágio
  2. Copyright
  3. Autoria



A pesquisa bibliográfica

  • Pesquisa simples
  • Pesquisa avançada
  • Recolha da informação
  • Guardar registos
  • Enviar registos para o Endnote
  • Pesquisa por citação
  • Pesquisa por autor e instituição
  • Análise de resultados
  • Criação de alertas
  • Obtenção dos documentos em texto integral
  • As publicações assinadas pela U.Porto e pelo consórcio b-on
  • As publicações acessíveis em acesso aberto
  • Outras formas de obtenção de artigos
 
Elaboração e apresentação de um poster
  • Análise da audiência
  • O poster como um “resumo ilustrado”
  • Os elementos estruturais de um poster
  • Os elementos estéticos de um poster (tipo e o tamanho da letra; cor; organização do espaço; a seleção dos dados; o apresentador; os folhetos)
  • As ferramentas disponíveis para elaboração de um poster
  • Como apresentar um poster

Elaboração e apresentação de uma comunicação oral

  • Análise da audiência
  • A estrutura de uma comunicação oral
  • Criar uma comunicação oral atrativa e eficaz
  • O software disponível para criar o suporte visual de uma comunicação oral
  • Técnicas de apresentação oral
  • O dia da apresentação

Outras formas de comunicar ciência

  • Uma breve viagem pelo mundo virtual

A escrita científica - Introdução

  • Definição e características gerais de um artigo científico
  • Tipos de artigos científicos
  • A importância da publicação de artigos científicos na investigação
  • A recompensa de publicar
  • Como é que a escrita de um artigo científico pode ajudar no planeamento e execução de um projeto
  • Escrita de um artigo: preparado para a viagem?
  • O que é um bom artigo?

A escrita científica

  • O ABC de bem escrever
  • O ABC da escrita científica: Ser preciso
  • O ABC da escrita científica: Ter poder de síntese
  • O ABC da escrita científica: Ser claro

Estilo e gramática

  • Regras básicas de escrita
  • Estilo, sintaxe e gramática
  • Números e abreviaturas
  • Revisão do manuscrito

Escrever um artigo original

  • Estrutura de um artigo original
  • O título: cartão de visita do artigo
  • O resumo: informação essencial
  • O resumo ilustrado: 1 imagem vale mais do que 1000 palavras
  • Palavras chave: Como podem encontrar o meu artigo
  • Highlights: Pare e leia
  • A introdução: o background dos objetivos de estudo
  • Os métodos: o que fizemos?
  • Os resultados: o que encontramos?
  • Discussão: o que os nossos resultados significam?
  • As conclusões: passado, presente e futuro
  • As referências
  • Agradecimentos
  • Financiamento
  • Conflito de interesses

Escrever um artigo de revisão

  • Definição de artigo de revisão
  • O que é um bom artigo de revisão?
  • outline para um artigo de revisão
  • A estrutura de um artigo de revisão

Como publicar um artigo

  • Escolher o jornal mais adequado
  • A audiência alvo, linguagem e o acesso aberto
  • O fator de impacto
  • Preparar um artigo para submissão
  • A carta de apresentação
  • A validação
  • Submissão online
  • O processo editorial
  • O processo de revisão pelos pares
  • Os critérios editoriais de decisão
  • Responder aos revisores.
  • Os aspetos éticos da publicação científica
  • Autoria: International Committee of Medical Journal Editors criteria.

Bibliografia Obrigatória

Davis, M., Davis, K. J., & Dunagan, M.; Scientific papers and presentations, , 2012. ISBN: Academic Press
Gastel, B., & Day, R. A. ; How to write and publish a scientific paper, ABC-CLIO, 2016
Alex Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernarda e Alan Smith; Criar propostas de valor, D. Quixote, 2015
Tim Clark, Alexander Osterwalder & Yves Pigneur; Modelo de Negócio – EU, D. Quixote, 2016

Bibliografia Complementar

Jamieson, K. H., Kahan, D., & Scheufele, D. A. ; The Oxford Handbook of the Science of Science Communication, , Oxford University Press, 2017
Matthews, J. R., & Matthews, R. W. ; Successful scientific writing: a step-by-step guide for the biological and medical sciences., , Cambridge University Press, 2014
Klaus Schwab; A Quarta Revolução Industrial., Forum Economic Forum Levoir, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Sessões expositivas, algumas das quais poderão ser convidados investigadores para falar da importância que tem nas suas vidas comunicar ciência.

  • Exercícios e atividades em sala de aula.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 40,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 48,00
Estudo autónomo 276,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Presença a um mínimo de 3/4 de todas as aulas efetivadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é a seguinte média ponderada:



  • Empreendedorismo em gerontologia - Nota da apresentação/discussão/relatório do modelo de negócios (correspondente a 40% da Nota final) 

  • Comunicar em ciência - Nota do trabalho científico x 0,40 + Nota do trabalho escrito x 0,40 + Participação x 0,20 (correspondente a 60% da nota final)


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