Ciência e translação do conhecimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geriatria |
OFICIAL |
Gerontologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/icbas/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDGG |
6 |
Plano Oficial 2018 |
1 |
- |
12 |
48 |
324 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os principais objetivos são:
- ser capaz de fazer a translação do conhecimento científico para a sociedade quer através de modelos de negócio (empreendedorismo) quer de outras formas de criarção de valor para a comunidade
- discutir a importância de comunicar ciência na área das ciências da vida e da saúde;
- definir as várias formas de comunicar ciência na era moderna;
- ensinar a elaborar um poster;
- explicar as várias formas de fazer o suporte visual de uma comunicação oral;
- explorar as componentes da comunicação oral: linguagem verbal, gestual, facial e corporal;
- discutir dobre a importância das formas atuais de comunicar ciência: fóruns, blogues, notícias jornalísticas, redes sociais;
- estimular a autorreflexão da pessoa enquanto comunicador;
- definir artigo científico;
- elucidar sobre a existência de diferentes tipos de artigos científicos;
- explicar a estrutura de artigos originais e de revisão;
- esclarecer sobre o processo de submissão, do processo editorial e da revisão por pares dos artigos;
- explorar a motivação e as frustrações subjacentes ao processo de publicação de um artigo científico;
- discutir sobre o impacto da publicação de artigos e sobre o futuro do mesmo.
Resultados de aprendizagem e competências
No final os estudantes devem mostrar conhecimento e competência sobre:
- a importância da comunicação científica;
- a escrita científica versus divulgação científica;
- a importância de uma pesquisa bibliográfica exaustiva como processo fundamental da construção científica;
- as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
- as boas práticas de elaboração de um poster;
- a estrutura de uma comunicação oral;
- as técnicas de uma apresentação oral;
- comunicar ciência na esfera digital;
- a importância da comunicação científica;
- a escrita científica versus divulgação científica;
- a importância de uma pesquisa bibliográfica exaustiva como processo fundamental da construção científica;
- as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
- as boas práticas de elaboração de um poster;
- a estrutura de uma comunicação oral;
- as técnicas de uma apresentação oral;
- comunicar ciência na esfera digital.
No final os estudantes devem mostrar aptidão para:
- efetuar uma pesquisa bibliográfica;
- elaborar um poster;
- construir o suporte visual de uma comunicação oral;
- comunicar oralmente os resultados científicos;
- efetuar uma pesquisa bibliográfica;
- elaborar um poster;
- construir o suporte visual de uma comunicação oral;
- comunicar oralmente os resultados científicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução
Gerontologia Aplicada: Empreendedorismo na área do Envelhecimento
Empreendedorismo em Gerontologia
- A Quarta Revolução Industrial e Envelhecimento Demográfico
- Investigação fundamental versus investigação aplicada em Gerontologia
- Aspetos comportamentais da motivação para o trabalho
- As características de um empreendedor de sucesso
- Aspetos a considerar na criação de um Negócio na área da Gerontologia Aplicada
- Os aspetos da criação de um Negócio: Plano de Negócios; Oportunidade; Recursos; Empreendedorismo
- Informação: Dados Primários e dados secundários
- Organização de um plano de negócios utilizando o CANVAS
https://www.youtube.com/watch?v=u6XAPnuFjJc
https://www.youtube.com/watch?v=cFdCzN7RYbw
Introdução à comunicação em Ciência
O contexto histórico e social de comunicar ciência nas áreas das ciências da vida e da saúde
- Definir ciência na esfera pública
- Literacia científica
- O significado e importância de comunicar ciência na atualidade
- Os elementos contemporâneos de comunicar ciência
- Questões éticas e legais
- Distorção de dados:
- Plágio
- Copyright
- Autoria
A pesquisa bibliográfica
- Pesquisa simples
- Pesquisa avançada
- Recolha da informação
- Guardar registos
- Enviar registos para o Endnote
- Pesquisa por citação
- Pesquisa por autor e instituição
- Análise de resultados
- Criação de alertas
- Obtenção dos documentos em texto integral
- As publicações assinadas pela U.Porto e pelo consórcio b-on
- As publicações acessíveis em acesso aberto
- Outras formas de obtenção de artigos
Elaboração e apresentação de um poster
- Análise da audiência
- O poster como um “resumo ilustrado”
- Os elementos estruturais de um poster
- Os elementos estéticos de um poster (tipo e o tamanho da letra; cor; organização do espaço; a seleção dos dados; o apresentador; os folhetos)
- As ferramentas disponíveis para elaboração de um poster
- Como apresentar um poster
Elaboração e apresentação de uma comunicação oral
- Análise da audiência
- A estrutura de uma comunicação oral
- Criar uma comunicação oral atrativa e eficaz
- O software disponível para criar o suporte visual de uma comunicação oral
- Técnicas de apresentação oral
- O dia da apresentação
Outras formas de comunicar ciência
- Uma breve viagem pelo mundo virtual
A escrita científica - Introdução
- Definição e características gerais de um artigo científico
- Tipos de artigos científicos
- A importância da publicação de artigos científicos na investigação
- A recompensa de publicar
- Como é que a escrita de um artigo científico pode ajudar no planeamento e execução de um projeto
- Escrita de um artigo: preparado para a viagem?
- O que é um bom artigo?
A escrita científica
- O ABC de bem escrever
- O ABC da escrita científica: Ser preciso
- O ABC da escrita científica: Ter poder de síntese
- O ABC da escrita científica: Ser claro
Estilo e gramática
- Regras básicas de escrita
- Estilo, sintaxe e gramática
- Números e abreviaturas
- Revisão do manuscrito
Escrever um artigo original
- Estrutura de um artigo original
- O título: cartão de visita do artigo
- O resumo: informação essencial
- O resumo ilustrado: 1 imagem vale mais do que 1000 palavras
- Palavras chave: Como podem encontrar o meu artigo
- Highlights: Pare e leia
- A introdução: o background dos objetivos de estudo
- Os métodos: o que fizemos?
- Os resultados: o que encontramos?
- Discussão: o que os nossos resultados significam?
- As conclusões: passado, presente e futuro
- As referências
- Agradecimentos
- Financiamento
- Conflito de interesses
Escrever um artigo de revisão
- Definição de artigo de revisão
- O que é um bom artigo de revisão?
- O outline para um artigo de revisão
- A estrutura de um artigo de revisão
Como publicar um artigo
- Escolher o jornal mais adequado
- A audiência alvo, linguagem e o acesso aberto
- O fator de impacto
- Preparar um artigo para submissão
- A carta de apresentação
- A validação
- Submissão online
- O processo editorial
- O processo de revisão pelos pares
- Os critérios editoriais de decisão
- Responder aos revisores.
- Os aspetos éticos da publicação científica
- Autoria: International Committee of Medical Journal Editors criteria.
Bibliografia Obrigatória
Davis, M., Davis, K. J., & Dunagan, M.; Scientific papers and presentations, , 2012. ISBN: Academic Press
Gastel, B., & Day, R. A. ; How to write and publish a scientific paper, ABC-CLIO, 2016
Alex Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernarda e Alan Smith; Criar propostas de valor, D. Quixote, 2015
Tim Clark, Alexander Osterwalder & Yves Pigneur; Modelo de Negócio – EU, D. Quixote, 2016
Bibliografia Complementar
Jamieson, K. H., Kahan, D., & Scheufele, D. A. ; The Oxford Handbook of the Science of Science Communication, , Oxford University Press, 2017
Matthews, J. R., & Matthews, R. W. ; Successful scientific writing: a step-by-step guide for the biological and medical sciences., , Cambridge University Press, 2014
Klaus Schwab; A Quarta Revolução Industrial., Forum Economic Forum Levoir, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões expositivas, algumas das quais poderão ser convidados investigadores para falar da importância que tem nas suas vidas comunicar ciência.
- Exercícios e atividades em sala de aula.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
48,00 |
Estudo autónomo |
276,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Presença a um mínimo de 3/4 de todas as aulas efetivadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a seguinte média ponderada:
- Empreendedorismo em gerontologia - Nota da apresentação/discussão/relatório do modelo de negócios (correspondente a 40% da Nota final)
- Comunicar em ciência - Nota do trabalho científico x 0,40 + Nota do trabalho escrito x 0,40 + Participação x 0,20 (correspondente a 60% da nota final)