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Química Biológica II

Código: MV127     Sigla: QBII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S (de 12-02-2000 a 07-06-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 126 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 70 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Racionalizar os sistemas vivos com base nos princípios gerais da Química. Apresentar a Química Biológica como um subconjunto da Química.

2. Correlacionar conhecimentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica com a Química Biológica.

3. Adquirir conhecimentos específicos sobre as moléculas biológicas e a organização da química celular.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer as reacções biologicamente mais importantes de compostos de carbono e seus mecanismos reacionais. Resolução de problemas de química orgânica básica.

2. Utilizar os mecanismos reaccionais dos compostos de carbono para a compreensão dos mecanismos das reacções do metabolismo.

3. Conhecer estruturalmente os tipos mais importantes de compostos biológicos.

4. Entender a importância do reconhecimento molecular, das interacções intermoleculares e do efeito hidrofóbico na química biológica

5. Explicar a função e o mecanismo de acção dos compostos biológicos com base na sua estrutura molecular e reactividade, nomeadamente das enzimas a nível de catálise, cinética e regulação.

6. Compreender a organização global do metabolismo principal do ponto de vista energético, nomeadamente a integração entre o catabolismo e o anabolismo proporcionada pelas espécies NAD (FAD) e ATP (NTP).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Teórico

1. Reacções de substituição nucleofílica e eliminação. Intermediários Reactivos em Química Orgânica: radicais livres, carbocatiões e carbaniões. Electrófilos e nucleófilos. Homólise e heterólise de ligações covalentes. Reacções SN1 e SN2. Reacções E1 e E2.

2. Compostos aromáticos benzenóides, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e compostos aromáticos heterocíclicos.

3. Álcoois e fenóis: Propriedades físicas e químicas de álcoois e fenóis.

4. Aldeídos e cetonas - O grupo carbonilo. Adição nucleofílica e condensação.

5. Carboidratos - Monossacarídeos. Ligação glicosídica. Oligossacarídeos e polissacarídeos.

6. Ácidos carboxílicos e derivados - Acidez. Substituição nucleofílica.

7. Lípidos - Efeito hidrofóbico. Ácidos gordos, acilglicerídeos, fosfoglicerídeos e esfingolípidos. Terpenóides, esteróides e icosanóides.

8. Aminas - Basicidade. Reacções características. Alcalóides e aminas biogénicas.

9. Proteínas - Aminoácidos. Ligação peptídica. Estrutura e conformação. Funções biológicas.

10. Ácidos nucleicos - Nucleótidos. DNA e RNAs.

11. Aspectos da organização do metabolismo primário - Ciclos biológicos oxido-redutores: estratégias de obtenção e gasto de energia na célula. Regulação metabólica. A acção mediadora do ATP e do NAD(P)H.

12. Enzimas - Reconhecimento molecular. Mecanismo, cinética e regulação da catálise enzimática. Coenzimas e cofactores.

Laboratorial

1. Identificação de carboidratos.

2. Preparação de soluções.

3. Doseamento do colesterol sérico total.

4. Desnaturação e espectrofotometria do DNA.

5. Cinética da invertase.

 

Bibliografia Obrigatória

T.W. GRAHAM SOLOMONS and CRAIG B. FRYHLE; Organic Chemistry, 10th Edition, John Wiley & Son, Inc, 2011
José Augusto Pereira; Apontamentos de Química Biológica, ICBAS, 2014
K. Peter, C, Vollhardt, Neil E. Schore;Organic Chemistry Structure and Function, W. H. Freeman and Company, New York, 2003. ISBN: 4th Edition

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas ministradas através de apresentações Powerpoint. Aulas teórico-práticas de resolução de exercícios e discussão dos aspectos teóricos relativos às aulas práticas. Aulas laboratoriais para execução de trabalhos em grupos de 2 ou 3 alunos, seguindo um protocolo escrito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 20,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência


  1. Estudantes inscritos pela primeira vez na Unidade Curricular ou alunos que não obtiveram a frequência em anos anteriores



  • A admissão a exame é feita mediante a comparência a pelo menos 3/4 das aulas Práticas previstas [PL (Práticas -Laboratoriais) + TP (Teórico-práticas)]; 



  • Aprovação na avaliação contínua: obtenção de nota igual ou superior a 3,0 valores [Nota Avaliação Contínua (NAC) = 6 em 20 valores]



Para ser avaliado, cada aluno deverá:



  • Fazer pelo menos 3/4 dos mini-testes realizados nas aulas TP;

  • Fazer pelo menos 3/4 das avaliações das aulas PL;

  • Responder às questões colocadas pelo(s) docente(s) nas aulas TP e PL.



No final da unidade curricular, estes trabalhos serão avaliados e a média final obtida corresponderá à Nota de Avaliação Contínua (NAC). Esta classificação será publicada antes do Exame e fará parte da Nota Final.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final consta de uma prova escrita composta por perguntas de escolha múltipla e perguntas de resposta escrita e poderão seguir uma de 2 opções:


Opção 1: Exame repartido nas avaliações A1 (20 valores; Avaliação Intercalar 1) e A2 (20 valores; Época Exame Normal):

NE = 1/2 A1 + 1/2 A2



Opção 2: Exame final (inclui todos os temas lecionados)


NE = 20 valores 


A.  Estudantes inscritos pela primeira vez na Unidade Curricular 


A classificação final (F) será a soma da Nota de Exame (NE) e da Nota de Avaliação Contínua (NAC), segundo a fórmula:

F = (NE*0,70 + NAC)

NE mínima de 9,5 valores em 20


B.  Estudantes com frequência, obtida em anos letivos anteriores, e Trabalhadores Estudantes


NE mínima de 9,5 valores em 20


 


 

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