Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CM01

Ano Probatório

Código: CM01     Sigla: CM01

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Médicas

Ocorrência: 2022/2023 - A (de 02-01-2023 a 27-10-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências Médicas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CM 32 Plano Oficial 2009 1 - 60 60 1620

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lídia Mariana Rodrigues Pereira Monteiro Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,14
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 2,142
Artur Manuel Perez Neves Águas 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Programa Doutoral é constituído por um 1º período de natureza anual, designado por “Ano Probatório”, sem unidades curriculares letivas fixas, sendo a transferência de competências profissionais e científicas realizada numa base voluntária.

Esta modalidade permite ao estudante realizar uma formação inicial personalizada, através de cursos, participações em congressos e/ou workshops, que podem ser cumpridas ao longo dos 2 semestres. Simultaneamente, o(a) doutorando(a) deve elaborar os trabalhos preparatórios (de natureza laboratorial ou outro tipo de pesquisa) de suporte ao trabalho conducente à tese de doutoramento.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o(a) estudante de doutoramento, um médico ou dentista a exercer atividade clínica na área a que pertence o seu projeto de tese, demonstre participação ativa em seminários, workshopes e congressos na sua área de especialidade médica, onde é estimulado(a) a apresentar resultados científicos originais.

Em vez da frequência de unidades curriculares, é exigido ao(à) doutorando(a) que demonstre atividade clínica na sua área e que participe em seminários e reuniões do seu Serviço Clínico Hospitalar, e também workshops e congressos nacionais e internacionais. Esta atividade pós-graduada é considerada pela Direção do Programa como sendo equivalente à frequência de unidades curriculares clássicas do 1.º ano de outros programas de doutoramento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tratando-se de um programa de investigação que envolve potencialmente todas as áreas da medicina clínica, os conteúdos programáticos de seminários, workshops e congressos em que o(a) estudante participe variam conforme a sua área de especialidade médica.

O ano probatório corresponde ao primeiro ano de execução do programa de doutoramento no qual o(a) doutorando(a) deverá demonstrar capacidade de implementação do seu projeto de investigação e os primeiros resultados científicos originais. No final do ano probatório, o(a) doutorando(a) escreverá um relatório sobre a sua atividade científica e fará uma apresentação oral, seguida de discussão, perante um júri composto pelo orientador e especialistas (que formação o Grupo de Acompanhamento do(a) doutorando(a)), no tema científico da tese. No final da prova, este júri decidirá se o(a) doutorando(a) passará a ter ou não o estatuto definitivo de estudante de doutoramento do Programa. 

Bibliografia Obrigatória

Lawrence M. Friedman; Fundamentals of clinical trials. ISBN: 978-3-319-30773-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Este programa doutoral visa investigação clínica a ser realizada por médicos(as) em doentes da sua especialidade médica, variando as suas metodologias de acordo com as especialidades e as diferenciações dos(as) orientadores(as) e do Grupo de Acompanhamento. 

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 500,00
Trabalho de investigação 1067,00
Total: 1620,00

Obtenção de frequência

Aprovação final na prova probatória

Fórmula de cálculo da classificação final

100% Prova probatória
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-30 às 22:28:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias