Etologia Geral e de Animais Aquáticos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Comportamento |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-09-2022 a 10-02-2023) 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCMRM |
15 |
Plano Oficial 2018 |
1 |
- |
5 |
50 |
135 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que os alunos que obtenham aprovação à UC Etologia Geral e de Animais Aquáticos sejam capazes de:
(1) Analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal;
(2) Compreender os grandes sistemas comportamentais comuns às várias espécies, necessários para a sua sobrevivência;
(3) Analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos;
(4) Compreender a aplicação destes conhecimentos nos animais aquáticos;
(5) Entender a importância do bem-estar animal e do respeito pelos princípios éticos;
(6) Aplicar os métodos de investigação adequados ao estudo do comportamento animal;
(7) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que esta UC tenha uma grande participação dos estudantes, que deverão:
(1) Sedimentar os conhecimentos adquiridos aplicando-os ao estudo dos animais aquáticos;
(2) Desenvolver trabalhos individuais e em grupo que promovam a capacidade de reflexão e o espírito crítico;
(3) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada;
(4) Desenvolver a capacidade de comunicar, apresentando trabalhos de revisão/originais sob a forma de comunicação oral ou poster.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
(1) Evolução histórica da etologia e principais conceitos; a evolução filogenética do comportamento.
(2) Estudo dos sistemas comportamentais (agonístico, sexual, vinculativo); o comportamento territorial e hierárquico. Comunicação e cultura.
(3) Etologia cognitiva e Ontogénese do comportamento.
(4) Métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Etogramas. Análise de resultados.
(5) Stress, bem-estar e ética.
(6) Etologia e suas áreas de aplicação.
(7) Bem-estar em aquacultura.
(8) A importância dos Peixe-zebra.
(9) Etologia e conservação.
(10) Acompanhamento e apresentação dos projetos realizados pelos alunos.
Bibliografia Obrigatória
Lee Alan Dugatkin; Principles of Animal Behavior, W. W. Norton & Company, 2020. ISBN: 978-0393920451
Michael Breed and Janice Moore; Animal Behavior, Academic Press, 2016. ISBN: 9780128015322
Felicity Huntingford; Malcolm Jobling; Sunil Kadri A ; Aquaculture and Behavior , John Wiley & Sons, 2012. ISBN: 9781405130899
Edward J. Branson ; Fish welfare , Blackwell Publishing Ltd. , 2008. ISBN: 9781405146296
Bibliografia Complementar
A.V. Kalueff, J.M. Cachat ; Zebrafish Models in Neurobehavioral Research, Humana Press, 2011. ISBN: 978-1-4939-5922-8
Observações Bibliográficas
Bibliografia Adicional:
Martins, C. I., Galhardo, L., Noble, C., Damsgård, B., Spedicato, M. T., Zupa, W., Beauchaud, M., Kulczykowska, E., Massabuau, J. C., Carter, T., Planellas, S. R., & Kristiansen, T. (2012).
Behavioural indicators of welfare in farmed fish. Fish physiology and biochemistry, 38(1), 17–41. https://doi.org/10.1007/s10695-011-9518-8.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Para cada tópico do programa será realizada pela docente uma exposição oral dos conceitos fundamentais, recorrendo ao apoio bibliográfico (livros e artigos) e audiovisual (imagens e vídeos) mais adequado a cada tema.
. Aulas tutoriais para acompanhar os alunos na pesquisa aprofundada e seleção dos temas que serão posteriormente apresentados e discutidos.
. Apresentação oral e sob a forma de painel dos trabalhos realizados pelos alunos. Discussão dos mesmos.
Aulas teórico-práticas:
. Observações de campo e laboratório
. Aplicação prática dos métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Elaboração de um etograma. Tratamento de dados.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Etologia animal
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Exame |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Trabalho de campo |
30,00 |
| Elaboração de projeto |
30,00 |
| Frequência das aulas |
50,00 |
| Trabalho escrito |
15,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
. Apresentação dos trabalhos propostos
. Desenvolvimento e apresentação de um projeto de estudo comportamental de uma espécie
. Exame escrito
Fórmula de cálculo da classificação final
. Apresentação/discussão dos trabalhos propostos - 30%
. Desenvolvimento e apresentação do projeto - 40%
. Exame - 30%
Melhoria de classificação
. Repetição do exame teórico, segundo as regras estabelecidas pela UP.