Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > RM04

Etologia Geral e de Animais Aquáticos

Código: RM04     Sigla: EGAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Comportamento

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-09-2022 a 10-02-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 15 Plano Oficial 2018 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os alunos que obtenham aprovação à UC Etologia Geral e de Animais Aquáticos sejam capazes de:

(1) Analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal;

(2) Compreender os grandes sistemas comportamentais comuns às várias espécies, necessários para a sua sobrevivência;

(3) Analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos;

(4) Compreender a aplicação destes conhecimentos nos animais aquáticos;

(5) Entender a importância do bem-estar animal e do respeito pelos princípios éticos;

(6) Aplicar os métodos de investigação adequados ao estudo do comportamento animal;

(7) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que esta UC tenha uma grande participação dos estudantes, que deverão:

(1) Sedimentar os conhecimentos adquiridos aplicando-os ao estudo dos animais aquáticos;

(2) Desenvolver trabalhos individuais e em grupo que promovam a capacidade de reflexão e o espírito crítico;

(3) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada;

(4) Desenvolver a capacidade de comunicar, apresentando trabalhos de revisão/originais sob a forma de comunicação oral ou poster.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

(1) Evolução histórica da etologia e principais conceitos; a evolução filogenética do comportamento.

(2) Estudo dos sistemas comportamentais (agonístico, sexual, vinculativo); o comportamento territorial e hierárquico. Comunicação e cultura.

(3) Etologia cognitiva e Ontogénese do comportamento. 

(4) Métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Etogramas. Análise de resultados.

(5) Stress, bem-estar e ética.

(6) Etologia e suas áreas de aplicação.

(7) Bem-estar em aquacultura.

(8) A importância dos Peixe-zebra.

(9) Etologia e conservação.

(10) Acompanhamento e apresentação dos projetos realizados pelos alunos.

Bibliografia Obrigatória

Lee Alan Dugatkin; Principles of Animal Behavior, W. W. Norton & Company, 2020. ISBN: 978-0393920451
Michael Breed and Janice Moore; Animal Behavior, Academic Press, 2016. ISBN: 9780128015322
Felicity Huntingford; Malcolm Jobling; Sunil Kadri A ; Aquaculture and Behavior , John Wiley & Sons, 2012. ISBN: 9781405130899
Edward J. Branson ; Fish welfare , Blackwell Publishing Ltd. , 2008. ISBN: 9781405146296

Bibliografia Complementar

A.V. Kalueff, J.M. Cachat ; Zebrafish Models in Neurobehavioral Research, Humana Press, 2011. ISBN: 978-1-4939-5922-8

Observações Bibliográficas

Bibliografia Adicional:

Martins, C. I., Galhardo, L., Noble, C., Damsgård, B., Spedicato, M. T., Zupa, W., Beauchaud, M., Kulczykowska, E., Massabuau, J. C., Carter, T., Planellas, S. R., & Kristiansen, T. (2012). Behavioural indicators of welfare in farmed fish. Fish physiology and biochemistry, 38(1), 17–41. https://doi.org/10.1007/s10695-011-9518-8.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Para cada tópico do programa será realizada pela docente uma exposição oral dos conceitos fundamentais, recorrendo ao apoio bibliográfico (livros e artigos) e audiovisual (imagens e vídeos) mais adequado a cada tema.

. Aulas tutoriais para acompanhar os alunos na pesquisa aprofundada e seleção dos temas que serão posteriormente apresentados e discutidos.

. Apresentação oral e sob a forma de painel dos trabalhos realizados pelos alunos. Discussão dos mesmos.

Aulas teórico-práticas:

. Observações de campo e laboratório

. Aplicação prática dos métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Elaboração de um etograma. Tratamento de dados.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Etologia animal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho de campo 30,00
Elaboração de projeto 30,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

. Apresentação dos trabalhos propostos
. Desenvolvimento e apresentação de um projeto de estudo comportamental de uma espécie
. Exame escrito

Fórmula de cálculo da classificação final

. Apresentação/discussão dos trabalhos propostos - 30%
. Desenvolvimento e apresentação do projeto - 40%
. Exame - 30%

Melhoria de classificação

. Repetição do exame teórico, segundo as regras estabelecidas pela UP.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 01:30:23 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico