Nutrição e Alimentação em Aquacultura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Aplicada |
Ocorrência: 2022/2023 - 4T (de 24-04-2023 a 16-06-2023)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
34 |
Plano Oficial em Vigor |
3 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com a disciplina de Nutrição e Alimentação em Aquacultura, é garantida aos alunos uma formação específica no domínio da biologia aplicada, em que se inserem as ciências do meio aquático. Com o programa da disciplina de Nutrição pretende-se fornecer um conjunto de conhecimentos de base da nutrição animal, com orientação específica posterior para a nutrição e alimentação dos peixes. A transformação de alimentos com valor relativamente baixo, noutros que se tornem mais atractivos para o consumo humano, é normalmente um dos objectivos fundamentais de toda a Produção Animal. Se bem que a possibilidade de efectuar esta conversão de modo 100 % eficiente seja um ideal inatingível, o grau em que os diversos componentes da dieta são utilizados, constitui a preocupação central dos nutricionistas. Os custos da alimentação artificial num sistema de piscicultura intensiva representam entre 40 e 70 % do total dos custos de produção. A preparação cuidada do ensino da disciplina de nutrição, deverá contribuir para a preparação de técnicos sensíveis e capazes de contribuir para a gestão optimizada dos recursos alimentares utilizados.
Resultados de aprendizagem e competências
Em primeiro ciclo de Bolonha, o resultado a obter visa o domínio dos principios gerais da Nutrição e Alimentação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Tópicos programáticos
Aspetos introdutórios
Conceitos básicos e metodologia
Fisiologia Digestiva
Bioenergética
Regulação da ingestão voluntária
Proteínas e Aminoácidos
Hidratos de carbono e fibra
Lípidos e ácidos gordos
Matérias-primas e aditivos
Princípios de formulação
Bibliografia Obrigatória
Guillaume Jean 070;
Nutrition and feeding of fish and crustaceans. ISBN: 1-85233-241-7
Halver John E. 340;
Fish nutrition. ISBN: 0-12-319651-5
Steffens Werner;
Principles of fish nutrition. ISBN: 0-7458-0555-8
Halver John E. 340;
Finfish nutrition and fishfeed technology. ISBN: 3-87903-052-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa que acaba de se apresentar de forma genérica constitui a base dos temas a abordar ao longo das aulas teóricas da disciplina de nutrição. Face à evolução do conhecimento científico, será o mesmo ajustado e melhorado sempre que necessário. As aulas teóricas constituem a primeira motivação dos alunos para cada um dos temas a tratar ao longo da disciplina. Serão sempre que possível acompanhadas de material didático do tipo de diapositivos e filmes, que permitam a melhor compreensão de cada assunto a tratar. Durante as aulas teóricas, procurar-se-á sensibilizar os alunos para a importância das matérias lecionadas, mantendo a sua atenção, provocando sempre que possível a sua intervenção na discussão dos temas. A motivação dos alunos para o estudo de matérias mais técnicas, constitui um desafio importante para o ensino nas áreas aplicadas da biologia. A bibliografia apresentada será constituída por livros de texto, sendo a lista bibliográfica completa fornecida aos alunos no início do curso. Para temas concretos, poderá haver recurso a artigos publicados em revistas da especialidade. De realçar a existência de uma bibliografia vasta e atualizada no domínio da nutrição e alimentação de peixes. A Internet constitui, igualmente, uma base essencial de pesquisa motivacional para os alunos. As aulas práticas constituirão o complemento essencial dos temas abordados nas aulas teóricas proporcionando, simultaneamente, alguma experiência prática de base na análise de alimentos, formulação e fabrico de alimentos compostos e aplicação de parâmetros usados na avaliação de resultados em ensaios de nutrição. No início de cada aula prática, será sempre fornecido aos alunos um protocolo contendo os objetivos a atingir com a aula, as metodologias e aparelhos a utilizar, caso seja esse o caso.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
90,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
66,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: A frequência é obtida de acordo com o enquadramento legal em vigor no ICBAS da Universidade do Porto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: Nota Final = 0,90 * Valor do Exame Final + 0,10 * Valor do Trabalho
Melhoria de classificação
A classificação do trabalho prático não é passível de ser melhorada, sendo que os estudantes que pretendam fazer melhoria de classificação à unidade curricular apenas o poderão fazer na componente de exame com um peso para a classificação final de 90%.