Código: | MA224 | Sigla: | FAA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Microscopia |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 36 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 5 | 49 | 135 |
Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.
Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.
Dotar os estudantes de capacidade para melhor compreender a fisiologia de órgãos e sistemas de animais aquáticos, nomeadamente numa perspetiva de integração neuro-endócrina e de necessidades adaptativas perante modificações do ambiente.
Compreender a importância de fatores ambientais chave na fisiologia de animais aquáticos, através do estudo de casos e apreciando a diversidade. Compreender como o conhecimento fisiológico pode ser aplicado a problemas práticos, na produção e biomonitorização.
Incrementar a capacidade dos estudantes pesquisarem, selecionarem, analisarem criticamente e apresentarem informação de carácter fisiológico, de forma esquemática e integrando-a com conceitos previamente aprendidos.
Aulas expositivas, aulas de pesquisa e análise de informação, apresentações de trabalhos pelos estudantes, aulas laboratoriais virtuais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 86,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Total: | 135,00 |
Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Nota de avaliação contínua (40%)
As notas de cada componente são atribuídas inicialmente em escala de 0 a 20.
A avaliação contínua premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada estudante ao longo das aulas.
A ponderação de cada item avaliado é feito de acordo com os items apresentados na tabela referida em baixo, havendo a necessidade de em cada componente o estudante atingir a classificação mínima de 9,5 valores.
DESIGNAÇÃO |
Peso (%) |
EXAME FINAL |
60 |
AVALIAÇÃO CONTÍNUA |
40 |
Avaliação PRÁTICA CONTÍNUA |
Média das classificações dos trabalhos realizados nas aulas práticas * 40% 1.Falta na entrega do trabalho escrito implica a atribuição de 0 valores. 2. O trabalho de cada estudante na elaboração de cada trabalho prático será tido em conta (em termos de % de esforço) na avaliação final de cada trabalho executado. |
TOTAL FINAL |
100 |