Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA217

Química-física e Inorgânica

Código: MA217     Sigla: QFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2022/2023 - 1T (de 12-09-2022 a 28-10-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 34 Plano Oficial em Vigor 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os princípios fundamentais da Quí­mica serão abordados e estudados com especial ênfase na descrição quí­mica quantitativa quer de sistemas de águas naturais bem como de águas não-naturais. Dos tópicos principais destacaremos os seguintes: Quí­mica e Transformação; Estequiometria e balanços de massa; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases, Equilí­brio químico; Velocidade das transformações quí­micas. Equilíbrios de Ácido-Base, Equilí­brios Quí­micos envolvendo a Precipitação/Dissolução de minerais, os processos de transferência de electrões e a Complexação de Metais e a Formação de Compostos de Coordenação. Tratamento quantitativo rigoroso de todas as anteriores ocorrências de fenómenos de Equilíbrio Químico, com vista a uma descrição quantitativa da composição do meio aquático e a sua evolução, de modo a que a a especiação das substâncias que o integram possam ser adequadamente descritas e caraterizadas. Para além disto, um conjunto de trabalhos laboratoriais são oferecidos para apresentar aos estudantes as principais técnicas analíticas usadas nos laboratórios de química analítica e química ambiental.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a frequência e aprovação na unidade curricular o estudante deverá ser capaz de entender e interpretar corretamente informação relevante respeitante à especificação da análise qualitativa/quantitativa laboratorial de amostras recolhidas em sistemas de águas naturais. O estudante deve também ser capaz de entender os principais mecanismos dos fenómenos físico-químicos que participam no controlo da respetiva composição e especiação. O resultado da aprendizagem será o adequado para o estudante prosseguir estudos mais aprofundados e especializados em outras áreas científicas relacionadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Parte Teórica -  - Equilíbrio Quí­mico. - Troca de Protões. Equilíbrios de Ácido/Base. Ácido-Base sem Álgebra: Métodos Gráficos para a determinação de composições no equilíbrio. - Cálculo dos Equilí­brios de Ácido-Base. Reacções de Neutralização. Titulações de Ácido-Base. Cálculo das Curvas de Titulação. - Reacções nas Interfaces. Equilíbrios Heterogéneos. Regra das Fases. Equilíbrios de Dissolução/Precipitação. Tratamento Rigoroso destes Equilí­brios.
- Equilí­brio físico. Pressão de vapor. Volatilidade e forças intermoleculares. Variação da pressão de vapor com a temperatura. Temperaturas de fusão e de ebulição. Solubilidade. Solubilidade de gases.Lei de Henry.
Propriedades dos Gases. Lei de Avogadro. Gases Ideais e Gases Reais. Equação de Estado dos Gases Ideais. Misturas de Gases. Lei de Dalton. Forças Intermoleculares. Gases Reais. Equação de van der Waals. Pressão e Fugacidade. - Princí­pios Básicos da Energética Quí­mica. - Energia e Trabalho. Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Funções de Estado. Entalpia. Capacidade Calorífica. Entalpia na transformação de fases. Curvas de Aquecimento. - Entalpia de Reacção. Variação de entalpia e de energia interna. Entalpia padrão de reacção. Lei de Hess. Influência da temperatura no calor de reacção. - Transformações Espontâneas e não-Espontâneas. Entropia e desordem. Variação de entropia nas mudanças de estado físico. Entropia molar padrão. Entropia de reacção padrão. - Energia de Gibbs. Energia de Gibbs de reacção. Efeito da temperatura na variação da energia de Gibbs. Variação da energia de Gibbs e equilíbrio. - Reacções de Permuta de Electrões. Conceito de Estado de Oxidação e de Número de Oxidação. Acerto das Equações de Oxidação-Redução. Conceito de Potencial Electroquímico. Potencial de Semi-Reacção. Diferença de Potencial e força electromotriz. Equilí­brios de Oxidação/Redução. Diferença de potencial e constante de equilí­brio. Equações de Peters e de Nernst. Cálculos dos Equilíbrios de Oxidação-Redução. Titulações Potenciométricas.
- Princí­pios Fundamentais da Velocidade das Transformações Quimicas. - Cinética Química. Velocidade de reacções quí­micas. Reacções instantâneas. - Velocidade de reacção e teoria das colisões. Equações de velocidade e ordem da reacção. - Leis Diferenciais e Leis Integradas. - Tempos Característicos e Constantes de Velocidade. Tempo de Semi-Transformação (Semi- Vida). Reacções Complexas. Mecanismos de reacção.  - Quí­mica da Formação de Complexos e Equilí­brios de Complexação. Ocorrência e Estabilidade dos Complexos Moleculares. Complexos Metálicos. Reacções de Complexação. Conceito de Estado de Coordenação e de Número de Coordenação. Tipos de Complexos. Estabilidade dos complexos. Constantes de Estabilidade. Equilíbrios de Complexação.

- Parte Teórico-Prática - Resolução de problemas de aplicação que evidenciam a importância dos conceitos apreendidos nas aulas teóricas, com vista a proporcionar uma mais completa compreensão dos mesmos.

Bibliografia Obrigatória

Raymond Chang; Química. ISBN: 978-989-97172-7-5
Raymond Chang; Chemistry. ISBN: 978-1-259-25458-1

Bibliografia Complementar

Jones Loretta; Chemistry. ISBN: 0-7167-3595-4
Chang Raymond; Physical chemistry for the chemical and biological sciences. ISBN: 1-891389-06-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 São oferecidos dois tipos de aulas:


Aulas teórico-práticas onde o Professor começa por apresentar aos estudantes os princípios teóricos fundamentais da Química, dos vários assuntos abordados, incluindo a Química Analítica, seguidas de exemplos de resolução de problemas numéricos de aplicação dos conceitos apresentados.


Aulas laboratoriais onde os estudantes em grupo realizam um projeto laboratorial seguindo um guião fornecido e aplicando conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente. É entregue para classificação um relatório com os resultados obtidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem assistir a um mínimo de 25% de todas as aulas teorico-práticas e laboratoriais.

Os estudantes sem aprovação mas que frequentaram o mínimo de aulas exigidas, podem manter a componente prática da classificação por 3 anos consecutivos ficando dispensados das aulas práticas durante esse período de tempo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a nota obtida de acordo com a fórmula:

nota do exame * 0,70 + nota prática * 0,20 + nota de resolução de problemas * 0,10

A nota prática é obtida pela média dos relatórios realizados nas aulas laboratoriais e a nota de resolução de problemas é obtida pela média da avaliação da resolução de problemas numéricos.

Melhoria de classificação

Realização de exames adicionais.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 21:22:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias