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Histologia e Embriologia Comparada I

Código: MA215     Sigla: HEC_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2022/2023 - 1T (de 12-09-2022 a 28-10-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 40 Plano Oficial em Vigor 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura dos tecidos e de órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica, e sempre que oportuno também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática está baseada no estudo de preparações de tecidos e órgãos normais, sujeitos diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir.

Por fim, se o tempo o permitir, visa-se lecionar bases de embriologia geral (descritiva e de biologia de desenvolvimento) bem como de organismos modelo mais simples (invertebrados) que permitem ao estudante não só compreender a sua importância como aceder e compreender, posteriormente, a embriologia geral e especial de organimos mais complexos (vertebrados).

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimentos teóricos sólidos sobre histologia e embriologia comparada, que permitam aceder e compreender conhecimentos mais complexos a adquirir na licenciatura ou ciclos de estudos mais avançados.

Ter a capacidade de observar, de descrever sistematicamente e de diagnosticar ao microscópio, ou perante imagens histológicas, os tecidos e os órgãos de vertebrados (de peixes a mamíferos), bem como a de saber antever / correlacionar a sua histofisiologia a partir de características estruturais e tintoriais.

Pretende-se que os alunos contactem princípios básicos de biologia do desenvolvimento e com uma visão geral do desenvolvimento embriológico em termos comparados, integrando esses conhecimentos com a microanatomia e a anatomia sistemática do indivíduo adulto. Pretende-se ainda que os alunos tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar casos teratológicos.

Demonstra-se ainda a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma. Estimulam-se os alunos a fazer uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TEÓRICO & PRÁTICO

Introdução ao estudo da Histologia.
Tecido epitelial.
Tecido conjuntivo (geral).
Tecido adiposo.
Tecido cartilagíneo.
Tecido ósseo.
Tecido muscular.
Tecido nervoso e sacus vasculosus.
Sangue e hemocitopoiese.
Sistema cardiovascular.
Sistema imunitário e órgãos linfáticos.
Correlações Embriológicas.

Bibliografia Obrigatória

Anthony L. Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas ( 16th Edition), McGraw Hill, 2021. ISBN: 1260462986
Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens (4ª Edição), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2
Doaa M. Mokhtar; Fish Histology: From Cells to Organs, Apple Academic Press, 2017. ISBN: 1771885890
Michael J.F. Barresi, Scott F. Gilbert; Developmental Biology (12th Edition), Sinauer Associate, 2019. ISBN: 9781605358222

Bibliografia Complementar

A Holden, LL Layfield & JL Matthews; The Zebrafish: Atlas of Macroscopic and Microscopic Anatomy, Cambridge University Press, 2013. ISBN: 1107621348.
Anil B. Amin, Liisa Mortensen & Trygve T. Poppe; HISTOLOGY ATLAS: NORMAL STRUCTURE OF SALMONIDS, Akvapatologisk Laboratorium AS, Bodø, Norway, 1992. ISBN: 82-992406-1-1 (O livro poderá ser adquirido directamente ao Akvapatologisk Laboratorium AS, Postboks 773, 8001 Bodø, Norway (FAX: + 47 75 50 65 45).)
Scott E. Gilbert & Anne M. Raunio; Embryology: Constructing the Organism, Sinauer Associates, Inc. Publishers, 1997. ISBN: 0-87893-237-2
Franck Genten, Eddy Terwinghe, Andre Danguy; Atlas of Fish Histology, Science Publishers, 2008. ISBN: 1578085446 (Segundo o Editor: This atlas is designed for use by students and researchers, biologists, ichthyologists, fish farmers, veterinarians working in fisheries and, of course, by comparative histologists.))
Leslie P. Gartner; Atlas Colorido de Histologia (7ª Edição), Guanabara Koogan, 2018. ISBN: 9788527733168
L.C. Carneiro, José Carneiro, Paulo Abrahamsohn; Histologia Básica - Texto & Atlas (13ª Edição), Guanabara Koogan, 2017. ISBN: 9788527731812

Observações Bibliográficas

Os docentes disponibilizam um livro de apoio às aulas práticas bem como materiais complementares sobre tópicos selecionados.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas.
Aulas práticas.
Aulas interativas, destinadas a integração teórico-prática.
Atividades de autoavaliação.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia do desenvolvimento
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Histologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 5,00
Teste 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Conforme as normas em vigor (consultar Normas da UPorto e do ICBAS), em particular, deve frequentar 3/4 de todas as aulas práticas lecionadas.

Presenças em aulas teóricas será tido em consideração apenas para eventual aferição da nota de Participação (ver Fórmula de Cálculo da Nota Final).

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO FORMATIVA 

Os estudantes têm ao seu dispor exercícios para os ajudar a acompanhar a lecionação e autoavaliarem o seu nível de aprendizagem. Os docentes disponibilizam as soluções dos exercícios que distribuírem.

AVALIAÇÃO SUMATIVA, pelos seguintes componentes:

1. Exame Teórico de escolha múltipla (nota mínima = 9,50 / 20 valores)

2. Exame Prático (nota mínima = 9,50 / 20 valores)

3. Teste de avaliação contínua (até 20 valores)

4. Participação nas aulas (até 20 valores).

A classificação final é obtida pela seguinte média ponderada:

Nota do Exame Teórico x 0,40 + Nota do Exame Prático x 0,40 + Nota de Teste x 0,15 + Nota de Participação x 0,05

A “Participação” premeia a assiduidade, a pontualidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada estudante ao longo das aulas, sobretudo nas de caráter prático.

O “Teste” será constituído por 3 momentos de avaliação teórica contínua, na forma de mini-testes de escolha múltipla, de alguns minutos cada, a efetivar na 3ª, 5ª e 7ª semana de aulas. Em caso de não comparência a mini-teste, seja qual for o motivo, a classificação será de 0 valores nesse mini-teste (não é sujeito a repetição).

O estudante ficará aprovado à disciplina caso consiga o mínimo de 9,50 valores, após a aplicação da supracitada fórmula e desde que tenha obtido frequência.

Nota 1: As classificações obtidas anteriormente por estudantes serão tidas em conta no presente ano letivo, mas serão sujeitas à fórmula de avaliação a aplicar no presente ano letivo. Projeto feito em ano letivo anterior dá correspondência ao Teste do presente ano letivo.

Nota 2: o exame Prático poderá conter questões de correlação e integração teórico-prática.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a anunciar pelo Regente, de acordo com a prática em vigor no ICBAS. Contudo, note que qualquer exame especial (T ou TP) pode ser de natureza diversa do aplicado em época normal ou de recurso (eg, pode ter menor extensão, ser de carácter oral, etc.)

Melhoria de classificação

Só após aprovação final à unidade curricular o estudante poderá requerer melhoria de nota em época seguinte. Poderá fazer melhoria apenas ems exames finais, o teórico e/ou o prático. O regente aproveitará a melhor combinação possível de notas. Poderá haver lugar a processo de melhoria para os Projetos, se o estudante se integrar num novo grupo de trabalho (de um ano letivo seguinte). Após aprovação não é possível melhorar a "Participação".

Observações

Caso o estudante não obtenha aprovação final num dado ano letivo, as notas parcelares conseguidas nas várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos letivos seguintes, situação que será confirmada pelo regente na aula inaugural de cada ano letivo.

Contudo, o regente reserva o direito de não aproveitar esforço anterior nos casos em que não haja possibilidade de aproveitamento, face a modificações havidas no tipo de avaliação da disciplina. Caso haja transporte de notas parcelares, o estudante fica sujeito à fórmula de avaliação do ano letivo currente.

Numa determinada época de exames, o estudante aluno poderá optar por realizar apenas um dos exames finais (o teórico ou o prático), MAS FICA OBRIGADO A RESPONDER A EVENTUAL INQUÉRITO DE INSCRIÇÃO EM EXAMES.

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