Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA113

Estrutura e Função Celular

Código: MA113     Sigla: EFC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2022/2023 - 1T (de 19-09-2022 a 04-11-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 49 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-15.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a morfologia, funções e biogénese das estruturas citoplasmáticas e nucleares existentes nas células eucarióticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ser capazes de reconhecer os organelos e outras estruturas celulares em imagens de microscopia eletrónica; conhecer as técnicas de microscopia básicas para estudo das células e tecidos; adquirir conhecimentos teóricos sobre a biologia das células que lhes sirvam de base para outras unidades curriculares que irão frequentar posteriormente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Caracterização geral e diversidade das células procarioticas e eucarioticas. Breve referência aos vírus. Microscópios ópticos e electrónicos, técnicas de microscopia e outros métodos de estudo em biologia celular. Componentes químicos da célula e sua detecção com métodos histoquímicos e citoquímicos: glúcidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos. Aspectos fundamentais da replicação e transcrição do DNA, splicing do RNA, ribossomas e síntese proteica. Composição, estrutura e funções das membranas biológicas. O glicocálice. Citosqueleto e estruturas relacionadas: microtúbulos, cílios e flagelos, microfilamentos e filamentos intermédios. Núcleo: invólucro nuclear e transporte nos poros nucleares, cromatina e cromossomas, o nucléolo e a formação dos RNA ribossómicos. Ciclo celular e divisão: mitose, meiose e citocinese. Estrutura, funções e biogénese dos organelos citoplasmáticos: retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomas, mitocôndrias, cloroplastos e peroxissomas. Matriz extracelular. Junções intercelulares: junções ocludentes, junção aderente, desmossomas e hemidesmossomas, junções de hiato e plasmodesmos. Apoptose.

Bibliografia Obrigatória

Azevedo Carlos 340; Biologia celular e molecular. ISBN: 978-972-757-692-0
Alberts Bruce 070; Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4464-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas nas quais a exposição da matéria é acompanhada pela projecção de imagens. Aulas práticas, principalmente, dedicadas a execução de técnicas de microscopia, observação de lâminas com cortes histológicos corados por diversas técnicas de microscopia óptica e observação de imagens de microscopia electrónica de transmissão.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os alunos têm de frequêntar pelo menos 3/4 das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame: 90% da classificação final. Avaliação de relatórios das aulas práticas: 10% da classificação final. Se o estudante não entregar os relatórios das aulas práticas a classificação final será 90% da nota do exame. Para os trabalhadores estudantes que não frequentem as aulas práticas a nota do exame valerá 100% da classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além dos que já foram referidos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas. Para os estudantes trabalhadores, dispensados das aulas práticas e respetivos relatórios, a nota do exame corresponde à nota final.

Melhoria de classificação

Exame de recurso: 90% da classificação final se houver avaliação prática (relatórios), 100% para trabalhadores estudantes que não tenham nota de relatórios. Melhoria da classificação dos relatórios das aulas práticas só é possível vontando a frequntar as aulas e entregando novos relatórios.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 07:13:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias