Comunicação de Ciência
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 21-02-2022 a 17-06-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
21 |
Plano Oficial em Vigor |
2 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular Comunicação de Ciência oferece uma abordagem às diferentes formas de diálogo que se estabelecem entre a ciência e a sociedade, no quadro mais específico das Ciências da Saúde, e visa constituir-se como uma introdução aos saberes e práticas do exercício da comunicação.
No final desta unidade curricular o estudante deverá ter uma visão geral dos processos de comunicação do conhecimento científico. Os principais objetivos desta unidade curricular são:
- promover a compreensão crítica do posicionamento estratégico da Comunicação de Ciência na área da saúde no quadro das sociedades e culturas contemporâneas;
- fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação de Ciência atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável;
- desenvolver a capacidade de compreensão e concetualização dos saberes e práticas das várias áreas específicas da Comunicação de Ciência;
- fornecer conhecimentos, aptidões e competências teórico-práticas atendendo às especificidades do Mestrado Integrado de Medicina;
- desenvolver competências académicas que visam estimular a leitura e reflexão crítica, bem como a análise de fenómenos comunicativos;
- potencializar capacidades de decisão e de aplicação real dos conteúdos apreendidos na unidade curricular em contexto de projetos socioprofissionais concretos.
Resumindo, o principal objetivo desta unidade é informar sobre a importância da Comunicação de Ciência na área da saúde e a otimização das competências fundamentais à eficiente comunicação de ideias, factos e conclusões científicas através da linguagem falada e da linguagem escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
No final os estudantes devem mostrar conhecimento e competência sobre:
- a importância da Comunicação de Ciência na área das ciências da saúde;
- a escrita científica versus divulgação científica;
- a estrutura e as técnicas de uma comunicação oral: linguagem verbal, gestual, facial e corporal;
- as caraterísticas e particularidades da escrita científica;
- as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
- as várias formas de comunicar ciência na era digital: blogues, notícias jornalísticas, redes sociais.
No final os estudantes devem mostrar aptidão para comunicar de forma eficaz, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I - Introdução à Comunicação de Ciência
- O contexto histórico e social da Comunicação de Ciência na área da saúde.
- O significado e importância da Comunicação de Ciência na atualidade.
- Os elementos contemporâneos da Comunicação de Ciência.
- Questões éticas e legais da Comunicação de Ciência.
II - A pesquisa bibliográfica
- Pesquisa simples.
- Pesquisa avançada.
- Recolha da informação.
- Guardar registos.
- Enviar registos para o Endnote.
- Análise de resultados.
- Criação de alertas.
- Obtenção dos documentos em texto integral.
- As publicações assinadas pela U.Porto e pelo consórcio b-on.
- As publicações acessíveis em acesso aberto.
- Outras formas de obtenção de artigos.
III - Elaboração e apresentação de uma comunicação oral
- Análise da audiência.
- A estrutura de uma comunicação oral.
- Criar uma comunicação oral atrativa e eficaz.
- Técnicas de apresentação oral.
IV - Elaboração e apresentação de uma comunicação escrita
A escrita científica
- O ABC de bem escrever.
- O ABC da escrita científica: Ser preciso.
- O ABC da escrita científica: Ter poder de síntese.
- O ABC da escrita científica: Ser claro.
Estilo e gramática
- Regras básicas de escrita.
- Estilo, sintaxe e gramática.
- Números e abreviaturas.
- Revisão do manuscrito.
Introdução à escrita de uma tese académica
- O que se espera de uma tese?
- Tipos de teses.
- Requerimentos.
- Tipos de formatos.
- Plano da escrita e da revisão dos dados disponíveis.
- Erros frequentes.
Definição e características gerais de um artigo científico
- Tipos de artigos científicos.
- A importância da publicação de artigos científicos na investigação.
- A recompensa de publicar.
- Escrita de um artigo: preparado para a viagem?
- O que é um bom artigo?
Escrever um artigo original
- Estrutura de um artigo original.
- O título: cartão de visita do artigo.
- O resumo: informação essencial.
- O resumo ilustrado: 1 imagem vale mais do que 1000 palavras.
- Palavras chave: Como podem encontrar o meu artigo.
- Highlights: Pare e leia.
- A introdução: o background dos objetivos de estudo.
- Os métodos: o que fizemos?
- Os resultados: o que encontramos?
- Discussão: o que os nossos resultados significam?
- As conclusões: passado, presente e futuro.
- As referências.
- Agradecimentos.
- Financiamento.
- Conflito de interesses.
Como publicar um artigo
- Escolher o jornal mais adequado.
- A audiência alvo, linguagem e o acesso aberto.
- O fator de impacto.
- Preparar um artigo para submissão.
- A carta de apresentação.
- A validação.
- Submissão online.
- O processo editorial.
- O processo de revisão pelos pares.
- Os critérios editoriais de decisão.
- Responder aos revisores.
- Os aspetos éticos da publicação científica.
- Autoria: International Committee of Medical Journal Editors criteria.
V - Outras formas de comunicar ciência
- Uma breve viagem pelo mundo virtual: blogs, podcasts…
- Redes sociais.
- Storytelling.
- Os media.
Bibliografia Obrigatória
Jamieson, K. H., Kahan, D., & Scheufele, D. A.; The Oxford Handbook of the Science of Science Communication, Oxford University Press, 2017
Bibliografia Complementar
Gastel, B., & Day, R. A. ; How to write and publish a scientific paper, ABC-CLIO, 2016
Craig, R. J., & Amernic, J. H.; PowerPoint presentation technology and the dynamics of teaching, Innovative Higher Education, 2006
Bowater, L., & Yeoman, K. ; Science communication: a practical guide for scientists, John Wiley & Sons., 2012
Davis, M., Davis, K. J., & Dunagan, M. ; Scientific papers and presentations, Academic Press, 2012
Hargie, O. ; Skilled interpersonal communication: Research, theory and practice, Routledge, 2016
Hofmann, A. H.; Scientific writing and communication: papers, proposals, and presentations, Oxford Univ. Press, 2014
Katz, M. J. ; From research to manuscript: a guide to scientific writing, Springer Science & Business Media., 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise de estudos de caso e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades. A avaliação por frequência é assim constituída por três componentes: assiduidade e participação (25%); teste por quiz (25%); realização e apresentação de um trabalho (50%). Para obter aprovação à unidade curricular neste regime de avaliação, a classificação mínima a obter no trabalho e no teste por quiz é de 8,5 valores em 20. Ficarão dispensados da realização de exame final os alunos que obtenham na classificação final da avaliação periódica uma nota global igual ou superior a 9,5 valores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = (Projeto X 0,50) + (Teste X 0,25) + (Participação X 0,25)
Para obter aprovação à unidade curricular neste regime de avaliação, a classificação mínima a obter no trabalho e no teste por quiz é de 8,5 valores em 20. Ficarão dispensados da realização de exame final os alunos que obtenham na classificação final da avaliação periódica uma nota global igual ou superior a 9,5 valores.