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Cuidados Paliativos

Código: OPT5_20     Sigla: CPL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 28-02-2022 a 09-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 11 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e atualizados para adequar a prática da Medicina à prestação de cuidados ao doente crónico oncológico e não oncológico, de acordo com a filosofia e os princípios dos Cuidados Paliativos.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecer a filosofia e definir os prncipios dos cuidados paliativos

  • Enunciar os princípios gerais do controlo dos sintomas e utilizar as escalas de avaliação dos sintomas.

  • Comparar a complexidade sintomática entre doentes oncológicos e não oncológicos, compreender as dificuldades de estabelecer prognósticos na doença não oncológica e reconhecer a aplicabilidade da metodologia utilizada em cuidados paliativos na doença crónica não oncológica.

  • Reconhecer as barreiras da comunicação com o doente terminal e seus familiares e adquirir aptidões facilitadoras da comunicação verbal e não verbal, nomeadamente em relação às más notícias.

  • Reconhecer os principais mecanismos da dor, ser capaz de a avaliar e tratar de acordo com a escala analgésica da OMS.

  • Identificar e tratar os principais sintomas respiratórios (dispneia, tosse, hemoptise e sufocação) na doença respiratória crónica, insuficiência cardíaca e doença oncológica.

  • Reconhecer precocemente os principais sintomas neuro-psiquicos (delírio, confusão, insónia, ansiedade e depressão), identificar os seus factores de risco e compreender a sua abordagem terapêutica.

  • Identificar a fisiologia básica e tratar os principais distúrbios gastro-intestinais (náuseas, vómitos, obstipação, oclusão intestinal, caquexia e anorexia). Aplicar os cuidados orais aos doentes terminais.

  • Conhecer os princípios de nutrição e hidratação do doente terminal incluindo as indicações das sondas entéricas e da via subcutânea (hipodermoclise). Saber quais os fármacos que podem ser usados por via subcutânea.

  • Reconhecer um doente em agonia e saber redefinir os objectivos terapêuticos.

  • Conhecer as fases do luto e as regras básicas para ajudar as pessoas em luto, incluindo os profissionais de saúde.

  • Conhecer as necessidades espirituais e religiosas dos doentes.

  • Reconhecer as consequências sociais da doença grave e activar precocemente os mecanismos de suporte. 

  • Conhecer os cuidados paliativos na Pediatria.

  • Compreender os princípios éticos na doença crónica e no final de vida. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução aos cuidados paliativos
Dor
Comunicação
Sintomas digestivos
Sintomas respiratórios
Insuficiência cardíaca
Insuficiência renal
Nutrição; Terapêutica subcutânea; Cuidados Orais
Luto; Apoio à família; Conferência familiar
Últimas horas/dias de vida
Espiritualidade e CP
Geriatria e CP
CP na Pediatria
Ética

Bibliografia Obrigatória

Elga Freire et al; Manual de Cuidados Paliativos do CHP, A fornecer no inicio das aulas, 2016

Bibliografia Complementar

António Barbosa, Paulo Reis Pina, Filipa Tavares, Isabel G. Neto; Manual de Cuidados Paliativos , Faculdade de Medicina de Lisboa, 2016
Ferraz Gonçalves; Controlo de sintomas no cancro avançado., Coisas e Letras, 2013
Kasper Dennis et al ; Harrison's Principles if Internal Medicine, Kasper, Fauci, Hauser, Longo, Jameson and Loscalzo, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem



    • Método expositivo oral

    • Estudo de caso

    • Roll playing - comunicação das más notícias

    • Workshop - discussão de casos clínicos em grupos





No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores no teste final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Teste escrito

Melhoria de classificação

Proval oral

Observações

Pandemia COVID-19


REGRAS DE AVALIAÇÃO

Classificação exame final no Moodle - 100%

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