Cuidados Paliativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 28-02-2022 a 09-06-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
11 |
Plano Oficial em Vigor |
5 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e atualizados para adequar a prática da Medicina à prestação de cuidados ao doente crónico oncológico e não oncológico, de acordo com a filosofia e os princípios dos Cuidados Paliativos.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer a filosofia e definir os prncipios dos cuidados paliativos
- Enunciar os princípios gerais do controlo dos sintomas e utilizar as escalas de avaliação dos sintomas.
- Comparar a complexidade sintomática entre doentes oncológicos e não oncológicos, compreender as dificuldades de estabelecer prognósticos na doença não oncológica e reconhecer a aplicabilidade da metodologia utilizada em cuidados paliativos na doença crónica não oncológica.
- Reconhecer as barreiras da comunicação com o doente terminal e seus familiares e adquirir aptidões facilitadoras da comunicação verbal e não verbal, nomeadamente em relação às más notícias.
- Reconhecer os principais mecanismos da dor, ser capaz de a avaliar e tratar de acordo com a escala analgésica da OMS.
- Identificar e tratar os principais sintomas respiratórios (dispneia, tosse, hemoptise e sufocação) na doença respiratória crónica, insuficiência cardíaca e doença oncológica.
- Reconhecer precocemente os principais sintomas neuro-psiquicos (delírio, confusão, insónia, ansiedade e depressão), identificar os seus factores de risco e compreender a sua abordagem terapêutica.
- Identificar a fisiologia básica e tratar os principais distúrbios gastro-intestinais (náuseas, vómitos, obstipação, oclusão intestinal, caquexia e anorexia). Aplicar os cuidados orais aos doentes terminais.
- Conhecer os princípios de nutrição e hidratação do doente terminal incluindo as indicações das sondas entéricas e da via subcutânea (hipodermoclise). Saber quais os fármacos que podem ser usados por via subcutânea.
- Reconhecer um doente em agonia e saber redefinir os objectivos terapêuticos.
- Conhecer as fases do luto e as regras básicas para ajudar as pessoas em luto, incluindo os profissionais de saúde.
- Conhecer as necessidades espirituais e religiosas dos doentes.
- Reconhecer as consequências sociais da doença grave e activar precocemente os mecanismos de suporte.
- Conhecer os cuidados paliativos na Pediatria.
- Compreender os princípios éticos na doença crónica e no final de vida.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução aos cuidados paliativos
Dor
Comunicação
Sintomas digestivos
Sintomas respiratórios
Insuficiência cardíaca
Insuficiência renal
Nutrição; Terapêutica subcutânea; Cuidados Orais
Luto; Apoio à família; Conferência familiar
Últimas horas/dias de vida
Espiritualidade e CP
Geriatria e CP
CP na Pediatria
Ética
Bibliografia Obrigatória
Elga Freire et al; Manual de Cuidados Paliativos do CHP, A fornecer no inicio das aulas, 2016
Bibliografia Complementar
António Barbosa, Paulo Reis Pina, Filipa Tavares, Isabel G. Neto; Manual de Cuidados Paliativos , Faculdade de Medicina de Lisboa, 2016
Ferraz Gonçalves; Controlo de sintomas no cancro avançado., Coisas e Letras, 2013
Kasper Dennis et al ; Harrison's Principles if Internal Medicine, Kasper, Fauci, Hauser, Longo, Jameson and Loscalzo, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Método expositivo oral
- Estudo de caso
- Roll playing - comunicação das más notícias
- Workshop - discussão de casos clínicos em grupos
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial para as horas de contacto:
. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.
. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença em, pelo menos, 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A aprovação implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores no teste final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Teste escrito
Melhoria de classificação
Proval oral
Observações
Pandemia COVID-19
REGRAS DE AVALIAÇÃO
Classificação exame final no Moodle - 100%