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Microbiologia Clínica

Código: OPT5_10     Sigla: MC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 28-02-2022 a 09-06-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 1 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32,5 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Para além dos objetivos gerais e transversais a todas as unidades curriculares do MIM, os objetivos principais são:

- Atualização de conhecimentos no sentido da melhoria das capacidades profissionais nas áreas de diagnóstico microbiológico clínico e laboratorial

- Otimização da ligação funcional entre o laboratório de diagnóstico microbiológico, a prática clínica, a decisão terapêutica e a comissão de controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir conhecimentos e competências para:

- Utilização dos exames microbiológicos de um modo racional

- Orientar o diagnóstico bacteriológico, virológico, micológico, parasitológico e serológico

- Correlacionar os resultados dos exames microbiológicos com as informações clínicas

 - Selecionar os antimicrobianos a estudar e a disponibilizar aos clínicos atendendo ao microrganismo ao doente e à síndroma infeciosa

- Interpretar os resultados bacteriológicos, micológicos, virológicos e serológicos

- Efetuar atividade de consultadoria para os serviços clínicos

- Compreender procedimentos relacionados com a infeção hospitalar: rastreio de portadores, pontos de prevalência, etc

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Importância das variáveis pré analíticas na qualidade dos resultados microbiológicos (colheita, transporte, acondicionamento).

Utilização racional dos exames microbiológicos e sua interpretação clínica.

Diagnóstico etiológico das síndromas infeciosas, bacterianas, víricas, fúngicas e parasitárias

 Interpretação dos testes de suscetibilidade. Multirresistência e seu significado clínico. Epidemiologia e impacto clínico das resistências. Rastreio de portadores.

Aplicação dos métodos indiretos de diagnóstico, sua interpretação e correlação com a clínica.

Importância do diagnóstico microbiológico rápido: métodos moleculares e testes de “point of care”.

Infeção nosocomial e sua vigilância epidemiológica. Microrganismos epidemiologicamente importantes.  Infeções virais e parasitárias emergentes e seu diagnóstico laboratorial.

Bibliografia Obrigatória

Patrick R. Murray; Medical Microbiology, Mosby Elsevier, 2012. ISBN: 13:978-0323086929
HelenaBarros, António Meliço Silvestre e vários; Microbiologia Médica, Volume 1 e 2, Lidel editores, 2014
James H. Jorgensen Michael A. Pfaller; Manual of Clinical Microbiology. ISBN: 13:978-1555817374

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino tutorial ou personalizado. O estudante acompanhará o Professor e participará em todas as atividades por ele desenvolvidas: Diagnóstico etiológico, de consultadoria, visita à enfermaria,  discussão de casos clínico, etc.  De forma rotativa passará por todas as áreas do diagnóstico microbiológico


No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 85,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,50
Frequência das aulas 32,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência o estudante terá que frequentar 3/4 das aulas e terá de elaborar um relatório das atividades desenvolvidas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua – 85%

Apresentação de relatório das atividades desenvolvidas e sua discussão – 15%

A classificação final da Unidade Curricular corresponde à soma das classificações ponderadas obtidas nas duas componentes que a integram – Avaliação continua e discussão do relatório -, devendo qualquer delas ser igual ou superior a 9,5 valores. É calculada segundo a fórmula: Nota final = Nota da avaliação contínua x 85% + Nota da discussão do relatório x 15%

Nota Final = ( Nota da avaliação continuax0,85) + Nota da discussão do relatório x 0,15)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Discussão do relatório apresentado.
É obrigatório ter obtido frequência na Unidade Curricular

Melhoria de classificação

Através de exame oral

Observações

Pandemia COVID-19


REGRAS DE AVALIAÇÃO

Realização, apresentação e discussão de trabalho escrito - 100%
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