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Oncologia Clínica

Código: OPT5_07     Sigla: OC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 28-02-2022 a 09-06-2022)

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 0 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32,5 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Oncologia é a área da Medicina que se ocupa da prevenção, do rastreio e do diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento dos doentes com neoplasias e suas complicações, incluindo os cuidados paliativos e de suporte. O/a estudante deve demonstrar as seguintes capacidades e competências: a) Entenda a história natural, a biologia, a genética do cancro e os princípios do seu tratamento; b) Adquira a capacidade para prevenir, diagnosticar e estadiar o cancro; c) Adquira noções sobre o tratamento dos principais cancros, assim como da importância da sua abordagem multidisciplinar; d) Saiba avaliar e controlar os efeitos secundários das diversas modalidades de tratamento; e) Adquira noções sobre a atuação ao longo de toda a evolução dos diferentes tumores, bem como nos contextos individual, familiar, social e profissional, incluindo-se a capacidade de comunicar adequadamente com os doentes e seus seus familiares; f) Saiba delinear, conduzir e interpretar estudos de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

A Oncologia é a área da Medicina que se ocupa da prevenção, do rastreio e do diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento dos doentes com neoplasias e suas complicações, incluindo os cuidados paliativos e de suporte. O/a estudante deve demonstrar as seguintes capacidades e competências: a) Entenda a história natural, a biologia, a genética do cancro e os princípios do seu tratamento; b) Adquira a capacidade para prevenir, diagnosticar e estadiar o cancro; c) Adquira noções sobre o tratamento dos principais cancros, assim como da importância da sua abordagem multidisciplinar; d) Saiba avaliar e controlar os efeitos secundários das diversas modalidades de tratamento; e) Adquira noções sobre a atuação ao longo de toda a evolução dos diferentes tumores, bem como nos contextos individual, familiar, social e profissional, incluindo-se a capacidade de comunicar adequadamente com os doentes e seus seus familiares; f) Saiba delinear, conduzir e interpretar estudos de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Epidemiologia do cancro

Biologia e genética do cancro

Prevenção e rastreio do cancro

Princípios do tratamento do cancro

  1. a) Mama
  2. b) Pulmão
  3. c) Esófago e estômago
  4. d) Colo-rectal
  5. e) Próstata
  6. f) Testículo
  7. g) Ovário e endométrio
  8. h) Cabeça e pescoço
  9. i) Pele
  10. j) Neuro-oncologia
  11. k) Tumores do sistema músculo-esquelético
  12. l) Neoplasias hematológicas – série linfoide
  13. m) Neoplasias hematológicas – série mielóide
  14. n) Oncologia em Pediatria

Papel da Anatomia Patológica

Princípios da cirurgia oncológica

Princípios da radio-oncologia

Toxicidade do tratamento oncológico

Cuidados paliativos e dor

Urgências em oncologia

Síndromes hereditárias e cancro

Investigação em oncologia

Bibliografia Obrigatória

DeVita, et al. ; Cancer: Principles & Practice of Oncology, 10th Edition, 2014
Direcção Geral de Saúde; Normas de orientação clínica , 2014-2018
National Comprehensive Cancer Network; Normas de orientação clínica, 2018
European Society of Medical Oncology; Clinical Practice Guidelines, , 2013-2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico - exposição e debate dos conteúdos programáticos. Prático - elaboração pelos estudantes de histórias clínicas reais da consulta, apresentação e sua discussão; participação em consultas de grupo multidisciplinares.

Teórico-prático - apresentação e discussão pelos estudantes, sob a forma de seminário, de um tema oncológico sugerido. A aquisição de conhecimentos será complementada com a consulta sistemática de literatura científica, incentivando-se os estudantes a realizarem pesquisas, com o objetivo de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo e ao conhecimento fundamentado.

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Prova oral 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,50
Frequência das aulas 32,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

O estudante obtém frequência se atingir, no mínimo e obrigatoriamente, a classificação de 10 valores em ambas as avaliações.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua, através da frequência e participação nas aulas teóricas, nas aulas práticas e nas diversas actividades do Serviço de Oncologia Médica; da qualidade da apresentação de um seminário nas aulas teórico-práticas – 30% da nota final.

Avaliação prática, através da elaboração da história clínica de um doente concreto, seguida da sua discussão com dois orientadores, incidindo esta sobre a prevenção, rastreio, diagnóstico, estadiamento, noções acerca do tratamento, seguimento e cuidados paliativos, inerentes à doença maligna do doente em apreciação – 70% da nota final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial será constituída por um exame oral, realizado pelo regente da unidade curricular e por um assistente, com a duração de 30 minutos.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é constituída por um exame oral, realizado pelo regente da unidade curricular e por um assistente, com a duração de 30 minutos.

 

 

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