Código: | M5_BM02 | Sigla: | MGF1 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIM | 93 | Plano Oficial em Vigor | 5 | - | 6 | 64 | 162 |
A Unidade Curricular (UC) de Medicina Geral e Familiar (MGF) pretende dar a conhecer o Médico de família como o profissional de saúde que actua a nível dos Cuidados de Saúde Primários, que conhece e gere os problemas de saúde que afectam os indivíduos, a sua família e a comunidade a que pertencem, sendo na maioria das vezes o primeiro ponto de contacto dos doentes com o sistema de saúde.
O grupo EURACT (European Academy of Teachers in Family Medicine/General Practice) através da Agenda Educativa Euract de Medicina Geral e Familiar delineou as características fundamentais que a disciplina e o ensino da MGF deve conter agrupando-a em seis competências nucleares que uma vez adquiridas se convertem em aptidões de desempenho com vista à sua aplicação na prática nos cuidados de saúde. Essas competências nucleares são: Gestão em Cuidados Primários; Cuidados centrados na Pessoa; Aptidões para a resolução de problemas específicos; Abordagem abrangente; Abordagem holística; Orientação comunitária.
Fundamentados nestes pressupostos, apresentamos as bases do conteúdo curricular da área de MGF, iniciando-se com a UC de MGF I no 5º ano e posteriormente com MGF II no 6.º ano. Pretende-se que durante o semestre relativo a MGF I os alunos adquiram conhecimentos atitudes e competências necessárias a um bom desempenho em MGF, antecipando o que será o ano profissionalizante, no qual se espera que, mediante uma prática orientada, o estudante receba formação e treino indispensáveis para o exercício da Medicina em contexto extra-hospitalar.
São objectivos gerais sensibilizar os futuros médicos, para a aquisição de conhecimentos e competências a utilizar em Cuidados de Saúde Primários (área com características próprias) e como Médico de Medicina Geral e Familiar (âmbito específico de atuação). Promover a aquisição de conhecimentos competências e atitudes conducentes à abordagem focada no indivíduo (por oposição à abordagem centrada na doença), na família, e na comunidade.
Área dos conhecimentos
No final do semestre o aluno deve conhecer:
— o conceito de Cuidados de Saúde Primários, a sua evolução histórica e o seu papel nos diferentes sistemas de saúde;
— os princípios orientadores da Medicina Geral e Familiar bem como o contexto organizativo da sua prática;
— o padrão mais comum de queixas e problemas de saúde da comunidade;
— as possibilidades de promoção da saúde, prevenção da doença, vigilância e reabilitação;
— a dinâmica familiar e a sua avaliação;
— como o contexto social e o ambiente familiar afectam o binómio saúde/doença;
— os princípios básicos da investigação clinica e gestão da prática clinica;
— comunicação clinica e suas particularidades.
Área das Aptidões
No final do semestre o aluno deve saber:
— colher e tratar a informação necessária para formular hipóteses diagnósticas e desenvolver planos de decisão terapêutica, tendo em conta factores somáticos, psicológicos e sociais;
— fornecer cuidados de saúde suportados na melhor evidencia médica disponível;
— identificar grupos de risco e grupos vulneráveis;
— usar técnicas de comunicação clínica;
— desenvolver competências para capacitar o doente a participar na gestão dos seus próprios problemas (empowerment);
— analisar criticamente um artigo científico;
— desenvolver aptidões adequadas ao trabalho em equipa (respeito, liderança e organização).
Área das atitudes
No final do semestre o aluno deve:
— adaptar a comunicação às características individuais do utente/doente;
— aplicar técnicas de entrevista clínica (treino de entrevistas);
— saber fazer o plano de actuação a cada utente (execução e negociação);
— promover a melhoria das suas capacidades de autoaprendizagem e formação continua.
Aulas práticas* e teórico-práticas
Exposição oral
Trabalhos de grupo, simulação de registos clínicos, pesquisa de informação científica e sua análise crítica, flipped classroom.
Treino de gestos clínicos* e atitudes comunicacionais*
Análise e discussão de casos clínicos
Simulação /role-play
* Contacto com o contexto da prática/treino nas Unidades de Saúde do Grande Porto (pelo menos 4h de 15/15d):Treino de gestos clínicos e atitudes comunicacionais em contexto da prática
* Em situações de excepção epidemiologica que possam vir a ocorrer, por segurança dos pacientes, dos alunos e dos profissionais, esta actividade poderá estar impossibilitada de ser realizada.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 98,00 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com o regulamento da Faculdade, a ocorrência de mais de 1/4 de faltas às aulas incorre em Falta de Frequência à Unidade Curricular.
Teste escrito: Teste de escolha múltipla, abordagem e análise de caso clinico
Teste em moldes idênticos na época de recurso. Ter-se-á sempre em conta a avaliação distribuída durante o ano.
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial para as horas de contacto:
. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.
. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.