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Medicina da Mulher: Obstetrícia

Código: M5_BC03     Sigla: MMO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 14-02-2022 a 09-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 81 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivo principal:

- Fornecer informação básica na área da Obstetrícia e desenvolver capacidades conexas nos estudantes do Mestrado Integrado de Medicina: conhecimentos sobre fisiologia, semiologia, patologia e terapêutica, exame clinico e exames subsidiários, prevenção e rastreio. Evidenciar a coexistência de dois potenciais doentes, a mãe e o feto.

 

Objectivos gerais:

- Conhecer os cuidados pré-concepcionais e a importância da consulta de pré-concepção

- Conhecer a fisiologia materna e feto-placentar.

- Conhecer a patologia própria da gravidez.

- Conhecer de que forma determinadas patologias preexistentes podem afectar a gravidez e vice-versa.

- Aprender os aspectos relevantes de uma história obstétrica.

identificando problemas que impliquem a referência das doentes.

- Saber como se vigia uma gravidez, na dupla perspectiva da mãe e do feto.

- Compreender a razão subjacente ao pedido de determinados análises e exames imagiológicos e em que idades gestacionais.

- Conhecer as técnicas de avaliação do estado fetal

- Conhecer atitudes e formas de prevenção de doenças que podem afectar o sucesso da gravidez

- Aprender a aconselhar as grávidas sobre estilos de vida, dieta e hábitos e responder às queixas mais comuns

- Aprender a identificar uma gravidez de risco

- Aprender a resolver pequenos problemas que possam ocorrer durante a gravidez e puerpério.

 - Aprender a realizar um exame obstétrico de rotina, nomeadamente a inspecção vaginal com espéculo, o toque bimanual, detectar a actividade cardíaca fetal, medir a altura uterina e diagnosticar a apresentação fetal através da palpação abdominal no termo.

- Preencher correctamente o Boletim de Saúde da Grávida

- Conhecer a fisiologia do parto, o que diferencia um parto normal de um parto anormal e os cuidados básicos na assistência a um parto eutócico.

- Conhecer os cuidados pós-parto e a importância do aleitamento materno.

- Conhecer a legislação pertinente relacionada com a gravidez.

Resultados de aprendizagem e competências

Objectivo essencial:

Aquisição de conhecimentos básicos de avaliação clínica, rastreios, prevenção e terapêutica na área da Obstetrícia e medicina materno-fetal.

 

Objectivos gerais

 Saber:

- Prestar cuidados pre-concepcionais

- Distinguir entre o que é fisiológico e o que se afasta da fisiologia normal na gravidez

- Recolher uma história médica e obstétrica completa, identificando problemas que impliquem a referência das doentes.

- Aconselhar as grávidas sobre estilos de vida, dieta e hábitos e responder às queixas mais comuns

- Proceder aos pedidos de exames de rotina na gravidez.

- Identificar uma gravidez de risco e as patologias próprias da gravidez

- Saber que patologias necessitam de referência e de cuidados acrescidos.

- Resolver pequenos problemas que possam ocorrer durante a gravidez e puerpério.

- Realizar um exame obstétrico, nomeadamente a inspecção vaginal com espéculo, o toque bimanual, detectar a actividade cardíaca fetal, medir a altura uterina e diagnosticar a apresentação fetal através da palpação abdominal no termo.

- Saber reconhecer o início do trabalho de parto e avaliar a sua progressão

- Saber avaliar o estado fetal durante o trabalho de parto.

- Preencher correctamente o Boletim de Saúde da Grávida.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

AULAS TEÓRICAS

 

  • Preconcepção. Primeiro trimestre.
  • Fisiologia materna, fetal e placentar. Genética e doenças genéticas.
  • Doenças hipertensivas da gravidez. Diabetes e outras endocrinopatias.
  • Restrição de crescimento. Macrossomia. Alterações do líquido amniótico.
  • Parto pré-termo e rotura de membranas. Gravidez pós-termo.
  • Hemorragias na gravidez e no pós-parto.


AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS

  • Diagnóstico e datação da gravidez. Vigilância da gravidez. Exame obstétrico (simulação).
  • Prevenção. Uso de fármacos.Rastreios na gravidez. Sinais de alarme. Queixas frequentes. Casos clínicos.
  • Avaliação fetal anteparto (morfologia, crescimento, bem-estar). Casos clínicos.
  • Parto normal. Cuidados intraparto. Indução do trabalho de parto (simulação).
  • Avaliação fetal intraparto. Parto anormal (simulação)
  • Gravidez múltipla. Casos clínicos.
  • Patologia cirúrgica e gastrointestinal. Patologia cardíaca. Patologia respiratória. Casos clínicos.
  • Doenças hematológicas. Isoimunização.

 Casos clínicos.

  • Doenças neurológicas e psiquiátricas. Casos clínicos.
  • Doenças renais. LES e outras doenças autoimunes. Casos clínicos.
  • Infecções. Casos clínicos.
  • Placenta prévia. Placenta acreta. Hemorragia pós-parto. (Simulação)
  • Pós-parto. Amamentação. Casos clínicos.

Bibliografia Obrigatória

Prof. Luís Mendes Graça; Medicina Materno-Fetal

Bibliografia Complementar

Prof. Luís Cabero; Tratado de Ginecologia, Obstetricia e Medicina de Reprodução
Prof. Fernando Árias; High-Risk Pregnancy and Delivery

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico práticas, práticas e de simulação.

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Teste 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Frequência das aulas 32,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para obtenção da frequência é necessária a presença em 3/4 das aulas teóricas e práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na fórmula de avaliação serão tidos em conta:

Avaliação prática:
a) assiduidade: 2 valores;
b) participação, interesse e apresentação e discussão de casos clínicos: 3 valores);

Teste final de escolha múltipla:15 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Mediante realização de exame oral.

Melhoria de classificação

Mediante realização de exame oral.

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