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Emergência Médica I

Código: OPT5_22     Sigla: EMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 27-09-2021 a 07-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 42 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordagem prioritária da Emergência Médica do foro Médico (doença médica), destinada a alunos do 5º ano do Curso de Mestrado integrado de Medicina, no 1º semestre, com um mínimo de 6 alunos (para a realização da UC) e um máximo de 48 alunos por semestre.

Resultados de aprendizagem e competências

Abordagem do Doente Médico


Após a conclusão bem sucedida da UC, o estudante deverá ser capaz de:


-Conhecer os principias problemas do doente emergente do foro médico;


-Proceder à abordagem ABCDE do doente em situação de emergência médica, bem como, nas principais patologias e síndromes nesse contexto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

-O doente crítico: Medicina Intensiva-Medicina de Emergência – 2 horas: ANTONIO MARQUES

 

-Insuficiência respiratória aguda – 2 horas: IRENE ARAGÃO

-Emergências respiratórias - 2 horas: IRENE ARAGÃO

-Insuficiência cardíaca aguda – 2 horas: TERESA CARDOSO

-Emergências cardiovasculares - 2 horas: HELOÍSA CASTRO

-Emergências neurológicas - 2 horas: MÓNICA ALMEIDA

-Intoxicações – 2 horas: ANTONIO MARQUES

-Emergências nefro/urológicas - 2 horas: RUI ANTUNES

-Emergências infeciosas - 2 horas: TERESA CARDOSO

-Emergências músculo-esqueléticas – 2 horas: LARA MARCELO

-Transporte do doente crítico – 2 horas: ANTONIO MARQUES

 

AULAS A LECIONAR NO CENTRO DE SIMULAÇÃO (conteúdos a acertar entre as diversas UC do ICBAS de forma a evitar repetição)

-Gasimetria arterial - 2 horas: HELOÍSA CASTRO

-Drenagem torácica - 2 horas: RUI ANTUNES

-Paracentese - 2 horas: MÓNICA ALMEIDA

-Punção lombar  - 2 horas: ANTÓNIO CARLOS COSTA

-Transporte do doente crítico – 2 horas: ANTONIO MARQUES

Bibliografia Obrigatória

European Resuscitation Council CPR Guidelines 2015; https://cprguidelines.eu
European Resuscitation Council CPR Guidelines Update 2017; https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(17)30776-1/fulltext
American Heart Association CPR Guidelines Update 2017; https://eccguidelines.heart.org/index.php/circulation/cpr-ecc-guidelines-2/
Jonathan Wyatt, Robin Illingworth; Oxford Handbook of Emergency Medicine, Oxford University Press 4th edition, 2012. ISBN: 978-0199589562
Judith Tintinalli, Stephan Stapczynski, John Ma, Donald Yealy, Garth Meckler, David Cline; Tintinalli’s Emergency Medicine: A Comprehensive Study Guide, McGraw-Hill Medical Eighth edition, 2016. ISBN: 978-0-07-179476-3
Peter Driscoll, David Skinner; ABC of Major Trauma, BMJ 2013. ISBN: 978-0727918598
Peter Driscoll, David Skinner; Trauma Care, Beyond the Resuscitation Room , BMJ 1998. ISBN: 978-0727909336
Mauricio Lynn ; Mass Casualty Incidents, Springer Science+Business Media New York , 2016. ISBN: 978-1-4939-3494-2
David Hogan, Jonathan Burstein; Disaster Medicine, Wolters Kluwer - Lippincott - Williams and Wilkins 2007. ISBN: 9780781762625

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São 2 horas no Primer (1 hora em cada uma das duas primeiras semanas de aulas do semestre), 20 horas ao longo do semestre (em blocos de 2 horas por aula), 10 horas a serem lecionadas no Centro de Simulação (5 aulas de 2 horas), perfazendo um total de 32 horas, por semestre.

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Frequência das aulas 32,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

É necessária a assiduidade a um mínimo de 75% das aulas (teóricas e teórico-práticas). A falta a mais do que 25% dessas aulas implica falta de aproveitamento. É obrigatória a frequência das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é constituída por dois componentes: avaliação final escrita (70% da total) e avaliação contínua (30% da total), sendo que, incluído nesta última, existe uma sub parcela respeitante à assiduidade (10% da total).
A classificação final é expressa numa escala de 0-20 valores, arredondada à decima, com uma nota mínima de 9,5 valores para aproveitamento (uma nota final inferior a 9,5 valores significa falta de aproveitamento).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação final será escrita (com valorização a 70% da total), considerando-se ainda a avaliação contínua prévia (30%).

Melhoria de classificação

A possibilidade de melhoria da classificação realizar-se-á mediante Prova Oral.

Observações

Pandemia COVID-19

REGRAS DE AVALIAÇÃO
Na circunstância de existirem constrangimentos legais relativamente à condução do ensino por motivo da pandemia Covid 19, será considerado que a avaliação final escrita da citada UC corresponderá à totalidade da nota final, não havendo assiduidade ou avaliação contínua a contabilizar. 

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