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Anestesiologia e Medicina Peri-operatória I

Código: OPT5_17     Sigla: AMPOI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 27-09-2021 a 07-01-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 12 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 25 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer a avaliação do doente no pré-operatório e respetiva otimização

Conhecer as principais técnicas anestésicas, de ventilação, de monitorização.

Conhecer as particularidades do idoso e pediátrico que vai ser operado

Conhecer as modalidades de analgesia de parto

Saber quais os principais dilemas éticos no peri-operatório

Resultados de aprendizagem e competências

Será através da abordagem clínica, centrada no doente, das várias linhas terapêuticas que se conseguirá atingir os objetivos de conhecimento que se projetaram.

Existe necessidade de apresentação pontual do tema em estudo (teórica), seguido de uma abordagem totalmente prática em torno do doente real. Nas matérias que se coadunam, recurso a simulação de alta fidelidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • História e exame físico em anestesiologia

  • Avaliação pré-operatória dos vários aparelhos e sistemas

  • Gestão da via aérea e ventilação

  • Monitorização pré-operatória

  • O idoso e a criança que vão ser operados

  • Analgesia de parto

  • Ética: consentimento, morte cerebral, religiões diferentes

Bibliografia Obrigatória

.; - Clinical Anesthesia procedures of the Massachusetts General Hospital
Humberto Machado; - Manual de Anestesiologia, Lidel, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas, trabalho de campo e simulação


No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Minimo 80% presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = 80 % exame final + 20% avaliação prática

Exame final = 50 perguntas resposta multipla com 5 frases

Avaliação prática: Muito bom (17-20), Bom (14-16), Suficiente (10-13), Insuficiente (< 10)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame escrito.

Melhoria de classificação

Prova oral com dois docentes, com duração de 30 minutos, com pergutnas sobre os temas lecionados

Observações

Pandemia COVID-19 


REGRAS DE AVALIAÇÃO 
A classificação final será atribuída após avaliação de uma revisão bibliográfica à escolha do estudante (até 5000 palavras), dentro de um dos temas apresentados nas aulas
A classificação variará entre 0 e 20 valores.
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