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Patologia Gastrointestinal

Código: OPT5_12     Sigla: PG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 27-09-2021 a 07-01-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 2 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 22 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  1. Compreender as bases científicas da Gastrenterologia;

  2. Identificar os princípios fundamentais da biologia, da genética e da clínica das doenças do aparelho digestivo;

  3. Efetuar a colheita, registo e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares, a qual será utilizada de modo a equacionar uma lista de problemas, e examinar objectivamente o doente;

  4. Estabelecer uma estratégia de diagnóstico, com a metodologia de investigação mais adequada;

  5. Resolver problemas clínicos com as propostas terapêuticas mais apropriadas;

  6. Diferenciar as doenças digestivas que podem ser observadas no ambulatório.

  7. Discernir quais os programas de rastreio, nomeadamente das doenças de base genética, e compreender a importância da prevenção da doença e da promoção da saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

Consecução dos Objetivos definidos para a Unidade Curricular

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Os 3 modelos de doença mais relevantes na área da Patologia Gastrointestinal:


INFLAMAÇÃO: Cancerização Gástrica e Doença Inflamatória Intestinal


INFECÇÃO: Infeção por Helicobacter pylori


Patogénese da infeção; Epidemiologia; A infeção em Portugal; Variações genéticas; Abordagem prática (Diagnóstico, esquemas de Tratamento e Confirmação de erradicação); Perspetiva global na profilaxia e tratamento das patologias Gastrointestinais


ONCOLÓGICO: cancro esofágico, gástrico e colorrectal e outras neoplasias Gastrointestinais (do pâncreas, estromais e neuroendócrinas)


Definições e Epidemiologia; Fatores de Risco; Agregação Familiar e Cancro Hereditário; Condições e Lesões prémalignas; Diagnóstico; Indicações e as potencialidades da endoscopia; Rastreio e Vigilância; Estadiamento, Tratamento e Prognóstico


 


B.INVESTIGAÇÃO EM PATOLOGIA GASTROINTESTINAL


Investigação em Medicina; Evidência em Medicina; Como avaliar qualidade de estudos/artigos publicados; O modelo da Biopatologia Gastrointestinal. Visita I3S.


 

Bibliografia Obrigatória

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia; Gastrenterologia Fundamental – Edições LIDEL, 2014

Observações Bibliográficas

- Livro de estudo: Gastrenterologia Fundamental – Edições LIDEL, 2014

- Livro de consulta: Gastrointestinal and liver Disease – Sleisenger & Fordtran´s, 2013

- MAPS Guidelines, Endoscopy, 2012

- ESGE guideline, Endoscopy, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A estratégia seguida será a de ensino integrado, sistemático, baseado na resolução de problemas clínicos. Nesta perspetiva, o ponto de partida será uma situação comum na prática clínica com o posterior desenvolvimento e generalização para a entidade patológica que se pretende demonstrar.

O ensino decorrerá nas diversas vertentes da atividade clínica:

  1. Atividade de enfermaria
  2. Consulta externa de Risco Oncológico Gastrointestinal
  3. Centro de Endoscopia Digestiva
  4. Serviço de Urgência
  5. Seminários teóricos, permitindo a integração de saberes diversos e a discussão entre os participantes.
  6. Visita e seminário em Instituição de Investigação com equipa de investigação em Patologia Gastrointestinal (I3S; Inflamation, Cancer and Glycomedicine)

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 59,00
Frequência das aulas 22,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

1- Registo de frequência e avaliação contínua: 50%

2- Teste de escolha múltipla (40 questões com 4 possibilidades de escolha): 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral com avaliação dos conteúdos programáticos.

Melhoria de classificação

Prova oral com avaliação dos conteúdos programáticos.
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