Código: | OPT5_12 | Sigla: | PG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 2 | Plano Oficial em Vigor | 5 | - | 3 | 22 | 81 |
INFLAMAÇÃO: Cancerização Gástrica e Doença Inflamatória Intestinal
INFECÇÃO: Infeção por Helicobacter pylori
Patogénese da infeção; Epidemiologia; A infeção em Portugal; Variações genéticas; Abordagem prática (Diagnóstico, esquemas de Tratamento e Confirmação de erradicação); Perspetiva global na profilaxia e tratamento das patologias Gastrointestinais
ONCOLÓGICO: cancro esofágico, gástrico e colorrectal e outras neoplasias Gastrointestinais (do pâncreas, estromais e neuroendócrinas)
Definições e Epidemiologia; Fatores de Risco; Agregação Familiar e Cancro Hereditário; Condições e Lesões prémalignas; Diagnóstico; Indicações e as potencialidades da endoscopia; Rastreio e Vigilância; Estadiamento, Tratamento e Prognóstico
B.INVESTIGAÇÃO EM PATOLOGIA GASTROINTESTINAL
Investigação em Medicina; Evidência em Medicina; Como avaliar qualidade de estudos/artigos publicados; O modelo da Biopatologia Gastrointestinal. Visita I3S.
- Livro de estudo: Gastrenterologia Fundamental – Edições LIDEL, 2014
- Livro de consulta: Gastrointestinal and liver Disease – Sleisenger & Fordtran´s, 2013
- MAPS Guidelines, Endoscopy, 2012
- ESGE guideline, Endoscopy, 2014A estratégia seguida será a de ensino integrado, sistemático, baseado na resolução de problemas clínicos. Nesta perspetiva, o ponto de partida será uma situação comum na prática clínica com o posterior desenvolvimento e generalização para a entidade patológica que se pretende demonstrar.
O ensino decorrerá nas diversas vertentes da atividade clínica:
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial para as horas de contacto:
. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.
. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 59,00 |
Frequência das aulas | 22,00 |
Total: | 81,00 |
De acordo com a legislação em vigor.
1- Registo de frequência e avaliação contínua: 50%
2- Teste de escolha múltipla (40 questões com 4 possibilidades de escolha): 50%