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Medicina Intensiva

Código: OPT5_06     Sigla: MI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 27-09-2021 a 07-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 2 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender a Medicina Intensiva como um conjunto de conhecimentos próprios, não exclusivo de qualquer especialidade existente, que tem por base a monitorização intensiva e o suporte do doente grave com falências orgânicas potencialmente reversíveis;

- Aplicar o conjunto de gestos técnicos, classicamente associados a diferentes especialidades, necessários para fins diagnósticos, de vigilância, orientação e terapêutica;

- Compreender o modelo próprio de atuação prática, com base no conceito da compreensão da lógica própria da fisiopatologia, complementado por uma estratégia de avaliação contínua;

- Assumir atitude responsável e humanística em situações de fim de vida, que podem exigir escolhas de natureza ética difíceis.

Resultados de aprendizagem e competências

Pela sua natureza científica, todos os conteúdos programáticos oferecidos e trabalhados de uma forma dinâmica durante as aulas (quer de forma personalizada quer em grupo) estão diretamente relacionados com os objetivos traçados para a unidade curricular. Há uma preocupação de ajustar detalhes do programa consoante a formação prévia dos estudantes. Sendo o objetivo primário fornecer aos estudantes uma visão orgânica/sistémica sobre a doença aguda, e as suas consequências no organismo, complicada com frequência pela presença de co morbilidades pré-existentes significativas, os conteúdos programáticos incluem todos os órgãos e sistemas, numa perspetiva sistemática mas também integradora, valorando-se em cada um os aspetos relativos aos temas da unidade. O Manual aconselhado contém uma exposição extensa dos conceitos, quadros patológicos, atitudes de abordagem diagnóstica e terapêutica dos doentes com doença aguda, numa perspetiva global e sistémica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos teóricos

  1. Identificação do doente em risco
  2. Avaliação inicial do Acido Base e do equilíbrio Hidro-Eletrolítico
  3. Via Aérea
  4. Ressuscitação cardiopulmonar e cerebral
  5. Falência Circulatória Aguda
  6. Insuficiência Cardíaca aguda
  7. Monitorização hemodinâmica
  8. Síndromes coronários agudos  
  9. Insuficiência respiratória aguda, diagnóstico e tratamento
  10. Ventilação mecânica I
  11. Ventilação mecânica II
  12. Suporte Neurológico
  13. Trauma e queimados
  14. Distúrbios metabólicos severos
  15. Infeção grave, sepsis e choque séptico
  16. Outros quadros agudos do adulto
  17. Distúrbios agudos da Gravidez
  18. Fim de Vida: Cuidados Intensivos versus Cuidados Paliativos

Conceitos Práticas

  1. Desfibrilação e Cardioversão Elétrica
  2. Acesso Vascular
  3. Ventilação mecânica
  4. Trauma
  5. Via aérea

Bibliografia Obrigatória

Paul Marino; The ICU Book – 4th Ed. , Wolters Kluwer Health/ Lippingcotp Williams, Hans e Wilkins, 2014
Daniel Sloniewsky-Society of Critical Care Medicine ; Medical Student’s Guide to Intensive Care Medicine, 2005
.; Fundamental Critical Care Support, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões expositivas de natureza teórico-prática, acompanhamento das visitas diárias, assistindo à discussão de cada doente caso a caso, observação presencial de técnicas, Discussão de artigos apresentados no Journal Club, Presença nas Sessões de formação do Programa de Medicina Intensiva.

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

 

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Frequência das aulas 32,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Sessões expositivas de natureza teórico-prática, acompanhamento das visitas diárias, assistindo à discussão de cada doente caso a caso, observação presencial de técnicas, Discussão de artigos apresentados no Journal Club, Presença nas Sessões de formação do Programa de Medicina Intensiva (50%).

Avaliação distribuída com discussão de relatório final (50%) .

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova Oral

Melhoria de classificação

Prova Oral
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