Código: | OPT5_06 | Sigla: | MI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 2 | Plano Oficial em Vigor | 5 | - | 3 | 32 | 81 |
Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender a Medicina Intensiva como um conjunto de conhecimentos próprios, não exclusivo de qualquer especialidade existente, que tem por base a monitorização intensiva e o suporte do doente grave com falências orgânicas potencialmente reversíveis;
- Aplicar o conjunto de gestos técnicos, classicamente associados a diferentes especialidades, necessários para fins diagnósticos, de vigilância, orientação e terapêutica;
- Compreender o modelo próprio de atuação prática, com base no conceito da compreensão da lógica própria da fisiopatologia, complementado por uma estratégia de avaliação contínua;
- Assumir atitude responsável e humanística em situações de fim de vida, que podem exigir escolhas de natureza ética difíceis.
Pela sua natureza científica, todos os conteúdos programáticos oferecidos e trabalhados de uma forma dinâmica durante as aulas (quer de forma personalizada quer em grupo) estão diretamente relacionados com os objetivos traçados para a unidade curricular. Há uma preocupação de ajustar detalhes do programa consoante a formação prévia dos estudantes. Sendo o objetivo primário fornecer aos estudantes uma visão orgânica/sistémica sobre a doença aguda, e as suas consequências no organismo, complicada com frequência pela presença de co morbilidades pré-existentes significativas, os conteúdos programáticos incluem todos os órgãos e sistemas, numa perspetiva sistemática mas também integradora, valorando-se em cada um os aspetos relativos aos temas da unidade. O Manual aconselhado contém uma exposição extensa dos conceitos, quadros patológicos, atitudes de abordagem diagnóstica e terapêutica dos doentes com doença aguda, numa perspetiva global e sistémica.
Conceitos teóricos
Conceitos Práticas
Sessões expositivas de natureza teórico-prática, acompanhamento das visitas diárias, assistindo à discussão de cada doente caso a caso, observação presencial de técnicas, Discussão de artigos apresentados no Journal Club, Presença nas Sessões de formação do Programa de Medicina Intensiva.
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial para as horas de contacto:
. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.
. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 49,00 |
Frequência das aulas | 32,00 |
Total: | 81,00 |
Sessões expositivas de natureza teórico-prática, acompanhamento das visitas diárias, assistindo à discussão de cada doente caso a caso, observação presencial de técnicas, Discussão de artigos apresentados no Journal Club, Presença nas Sessões de formação do Programa de Medicina Intensiva (50%).
Avaliação distribuída com discussão de relatório final (50%) .