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Medicina II e Especialidades Médicas

Código: M5_BM03     Sigla: M2EM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 13-09-2021 a 07-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 74 Plano Oficial em Vigor 5 - 12 130 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos gerais de aprendizagem a atingir pelos estudantes serão distribuídos pelas componentes do conhecimento, das capacidades clínicas e das atitudes e comportamentos.

Conhecimentos: os estudantes deverão compreender os mecanismos e formas de apresentação das principais síndromes e patologias que integram o programa dos diferentes módulos da disciplina, a sua abordagem diagnóstica, os princípios da terapêutica, incluindo a abordagem de situações agudas e a definição do prognóstico. Será essencial a compreensão dos condicionalismos ambiências, sociais e culturais das doenças, os princípios da medicina preventiva, da promoção da saúde, da epidemiologia e da saúde comunitária e como estes princípios devem ser aplicados ao doente individualizado. Os aspectos éticos e legais do exercício da medicina e a organização dos cuidados de saúde, serão componentes essenciais do conhecimento a integrar pelos estudantes no momento da decisão clinica e da orientação dos doentes.

Capacidades clínicas: os estudantes deverão demonstrar capacidades e eficácia em comunicar com os doentes e seus familiares, bem como com os restantes profissionais envolvidos na prestação de cuidados e demonstrar capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar. Devem obter e registar uma história clínica estruturada, executar correctamente um exame físico completo, saber fazer uma adequada listagem de problemas, formular hipóteses de diagnóstico e definir um plano de investigação. A capacidade da interpretação integrada dos achados da anamnese, do exame objectivo e dos exames complementares de diagnóstico serão essenciais para propor um plano de tratamento e definir o prognóstico. Os estudantes deverão adquirir aptidões para executar procedimentos e técnicas clínicas essenciais, que serão definidas por cada módulo da disciplina. 

Atitudes e comportamentos: deverão demonstar atitudes e comportamentos compatíveis com os cuidados centrados no doente, consistentes com os mais elevados padrões de qualidade da arte da Medicina, que devem integrar: o respeito pela diversidade cultural, social e linguística dos doentes, dos colegas de profissão e dos restantes profissionais de saúde; o reconhecimento dos direitos do doente, incluindo o dever de confidencialidade e o consentimento devidamente informado; o desenvolvimento da capacidade de investigação clinica e da análise crítica da informação científica; o reconhecimento da necessidade de garantir qualidade e segurança dos cuidados prestados ao doente, segundo os padrões e as recomendações das sociedades cientificas; o reconhecimento dos limites pessoais e profissionais, ser capaz de pedir ajuda e ajudar sempre que necessário.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultados de uma aprendizagem integrada, pretende-se que cada estudante adquira capacidade de colheita da história clinica, realização do exame físico, elaboração de lista de problemas, plano de investigação, plano terapêutico e definição de prognóstico, para além da execução de técnicas clinicas básicas. Para além da aquisição de competências clinicas, o estudante deverá ser capaz de assegurar qualidade e segurança na prestação de cuidados ao paciente, bem como adquirir atitudes de elevado profissionalismo, condições essenciais para garantir a arte necessária para o exercício de uma medicina moderna e socialmente mais exigente. Os estudantes devem ficar sensibilizados para a importância da prevenção primária das diversas patologias, alertados para os elevados custos da saúde e para a necessidade de gerir os meios disponíveis de forma criteriosa e apropriada, evitando desperdícios. Todo o estudante deve atingir no final de cada módulo da disciplina entre 8 a 10 competências, distribuídas por actos, gestos técnicos ou conhecimentos teórico-práticos, consideradas como essenciais pelo respectivo corpo docente. Durante as aulas práticas o docente deverá promover e avaliar a sua aquisição e caso não sejam atingidas, o estudante não terá avaliação continua positiva no respectivo módulo e na disciplina.
O grupo de competências a atingir em cada módulo será assim distribuída:

Cardiologia - Conhecer as formas de apresentação clinica atípica de um doente com enfarte agudo do miocárdio; Saber como investigar e orientar um doente com fibrilação auricular; Efectuar um Electrocardiograma; Reconhecer os seguintes padrões no ECG: Fibrilhação e Flutter Auricular, EAMCSST, Bloqueios A-V e IV, extrassístoles (ESV e EV); Vivencia em Ecocardiografia Transtorácica; Conhecer as indicações e limitações dos testes provocatórios de isquemia; Conhecer as indicações para pacemaker provisório; Assistir a uma cardioversão eléctrica.

Endocrinologia - Palpação tiroideia; Sinal de Pemberton; Sinais de Chvostek e Trousseau; Rastreio da neuropatia diabética sensitivo-motora; Avaliação dos pulsos arteriais dos membros inferiores; Avaliação da presença de hipotensão ortostática; Determinação do perímetro da cintura; Determinação da glicemia capilar; Técnicas de administração subcutânea de fármacos usados em endocrinologia; Técnica de administração de glucagon

Imunologia Clinica - Exame físico osteoarticular básico; Conhecimentos métricos; Conhecimento dos índices de actividade/dano e critérios de classificação das varias doenças auto-imunes; Distinguir doença inflamatória de doença não inflamatória; Pregueamento cutâneo (Score de Rodman modificado); Exame muscular (avaliação da força muscular); Conhecimentos das doenças auto-imunes mais frequentes; Conhecer a técnica de infiltração intra e peri-articular na perspectiva do médico generalista;

Oncologia Médica - Saber pedir os exames para estadear um doente oncológico - com cancro da mama, próstata, cólon ou pulmão; Saber analisar um exame anatomopatológico de um doente oncológico - com cancro da mama, próstata, cólon ou pulmão; Saber aconselhar o doente, do ponto de vista geral (dieta, exercício, medicação habitual), quando este vai iniciar protocolo de quimioterapia; Saber discutir com o doente sobre os potenciais efeitos laterais, gerais, da quimioterapia e da radioterapia; Saber abordar a dor oncológica, aguda e crónica; Saber realizar o exame objectivo de doentes com carcinoma da mama, submetidas a tumorectomia, mastectomia e/ou radioterapia; Saber identificar e orientar, do ponto de vista geral, emergências oncológicas – por ex., neutropenia febril, trombocitopenia, síndrome de compressão da veia cava superior, compressão medular, hipercalcemia, hiponatremia; Saber avaliar o prognóstico de um doente oncológico - com cancro da mama, próstata, cólon ou pulmão; Assistir a uma Consulta de Grupo Multidisciplinar de Oncologia.

Doenças Infecciosas - Conhecimentos das doenças abordadas nas aulas teóricas e teórico-práticas; Ver efectuar punção lombar, paracentese e toracocentese; Saber efectuar gasometria arterial; Saber efectuar  teste de tuberculina; Conhecimentos sobre epidemiologia das doenças infecciosas leccionadas; Saber leitura básica de imagiologia pulmonar; Saber elaborar um raciocínio clínico tendo por base  um síndrome febril; Leitura básica de exames analíticos em infecciologia: hemograma, bioquímica, urina tipo II, serologias, microbiológicos e líquidos das serosas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático que a seguir se descrimina e se distribui pelos diversos nódulos da disciplina será leccionado nas aulas teóricas e posteriormente desenvolvido e adaptado às aulas teórico-práticas e práticas.


CARDIOLOGIA - Doença Cardíaca Isquémica – aterosclerose coronária, síndromes coronárias agudas; Disritmias - perturbações do ritmo, terapêutica farmacológica, terapêutica invasiva; Perturbações da Condução – bloqueios, indicações para pacing cardíaco, indicações para CDI; Insuficiência Cardíaca – fisiopatologia, diagnóstico, terapêutica médica, dispositivos implantáveis; Hipertensão Arterial – diagnóstico, epidemiologia, prognóstico, terapêutica; Sincope - epidemiologia, fisiopatologia, prognóstico, avaliação inicial, diagnóstico, estratificação de risco e tratamento.

ENDOCRINOLOGIA – Diabetes Mellitus; Obesidade, alterações do comportamento alimentar; Dislipidemias; Alimentação saudável, alimentação na Diabetes Mellitus tipo 1, na DM tipo 2, nas dislipidemias e na obesidade; Patologia hipofisária - Acromegalia, prolactinoma e panhipopituitarismo; S de Cushing; Patologia suprarrenal - Hipertensão endócrina: hiperaldosteronismo e feocromocitoma, Insuficiência adrenal primária; Patologia Tiroideia - hipertiroidismo, hipotiroidismo e patologia nodular da tiroide; Hiperparatiroidismo primário e hipocalcemia.

IMUNOLOGIA CLÍNICA - Introdução às Doenças Auto-Imunes; Esclerose Sistémica, Miopatias Inflamatórias, S. Sjogren, Doença de Behçet, Síndromes de Sobreposição; Artrite Reumatóide e Artropatias Seronegativas; Lúpus Eritematoso Sistémico e Síndrome Anti Fosfolipídeo.

ONCOLOGIA - Epidemiologia, biologia e genética do cancro;    Prevenção e rastreio do cancro; Diagnóstico, estadiamento e prognóstico do cancro; A importância da decisão multidisciplinar; Princípios do tratamento do cancro; Os 4 principais tumores: mama, próstata, pulmão e colo-rectal; Como manusear a toxicidade do tratamento oncológico; Urgências em oncologia; Investigação em oncologia

 DOENÇAS INFECCIOSAS - Síndrome febril prolongado/indeterminado e SIRS/SEPSIS; Malária e principais zoonoses; Tuberculose e infecções emergentes; Infecção pelo VIH/SIDA; Meningites.

Bibliografia Obrigatória

Harrison´s ; Principles of INTERNAL MEDICINE , McGraw-Hill
Edition, Michael T. McDermott. ; Endocrine Secrets 6ª Standards of Medical Care in Diabetesd2018 Diabetes Care 2018;41(Suppl. 1):S3 | https://doi.org/10.2337/dc18-SPPC01. ISBN: 978-1-4557-4975-1

Bibliografia Complementar

J. Larry Jameson - 3rd Edition; Harrison´s Endocrinology

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 50,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 196,00
Frequência das aulas 130,00
Total: 326,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória no mínimo a 3/4 das aulas práticas e teóricas práticas. Todas as componentes da avaliação são cotadas num intervalo de 0 a 20 valores, sendo obrigatório para aprovação obter nota positiva (mínimo de 10 valores) em cada uma delas.

O teste
terá 50 perguntas de escolha múltipla para seleção da resposta mais correta, 10 perguntas por cada modulo da disciplina. 
Os estudantes dispõe de 75 minutos para a sua realização.

Avaliação Contínua (participação presencial) – deverão ser considerados para a classificação os seguintes parâmetros : Assiduidade e pontualidade – 2 valores; Interesse e participação – 6 valores; Aptidão Clinica – 6 valores; Conhecimentos teóricos – 6 valores. A classificação final será a média aritmética das classificações obtidas nos vários módulos.

Prova Prática (trabalho de campo) -
será realizada por dois Docentes que não tenham sido responsáveis pela avaliação continua do estudante durante o ano e constará da elaboração de uma história clínica de um doente previamente seleccionado. Deverão ser considerados para a classificação os seguintes parâmetros: anamnese e ex. físico – 4 valores; hipóteses de diagnóstico e plano de investigação – 4 valores; interpretação e valorização dos exames auxiliares de diagnóstico – 4 valores; diagnóstico definitivo, proposta terapêutica, prognóstico - 4 valores; conhecimentos teóricos - 4 valores. A classificação final será expressa em unidades.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas na avaliação continua (20%), prova prática (30%) e teste escrito (50%), sendo obrigatório para aprovação obter nota positiva (mínimo de 10 valores) em cada uma delas.
A classificação final será em unidades, num intervalo de 0 a 20 valores, sendo feito o arredondamento das décimas para o valor acima nos casos em que for igual ou superior a 0,5 e para o valor abaixo nos casos em que seja inferior a 0,5.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação será efetuada através de um teste escrito.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser obtida através de uma prova oral, em que serão consideradas as classificações anteriores e reavaliados os conhecimentos teórico-práticos.

Observações

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto: 
Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos. 
Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.


Teste Escrito na plataforma Moodle - presencial ou à distancia



Avaliação dos estudantes Erasmus


Componentes da avaliação e peso na classificação final (%): avaliação continua (50%); exame oral teorico-prático (50%).
O exame teórico-prático, presencial ou à distancia, será realizado por dois docentes, sendo um deles o docente responsável pelas aulas práticas.

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