Código: | M5_BC06 | Sigla: | PSI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 60 | Plano Oficial em Vigor | 5 | - | 6 | 64,5 | 162 |
O currículo básico do mestrado integrado de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) especifica as áreas consideradas de especial relevância na Unidade Curricular de Psiquiatria.
Assim, o ensino da Psiquiatria foi estruturado de forma a que os alunos possam ter acesso aos conteúdos programáticos fundamentais em contextos vários. Estes incluem: aulas teóricas, teórico-práticas e aulas práticas em que o doente é o fator constante e indispensável, para a aprendizagem de técnicas de abordagem, comunicação e intervenção junto da pessoa em sofrimento. Estas aprendizagens têm como elemento fundamental a inclusão dos aspetos socio-afetivos e a abordagem holística do doente. A preocupação primeira é a aprendizagem da avaliação da pessoa e dos seus ambientes social, familiar e afetivo. O ensino será sempre orientado para a redução do estigma, para a formação individual, para o aumento da literacia em psiquiatria e saúde mental, para o respeito pelos direitos fundamentais de cidadania, para a prevenção e para a promoção da saúde mental nos diferentes contextos de vida.
Deve facultar um nível adequado de saber psiquiátrico, com competências clínicas e conhecimento das intervenções adequadas, para proporcionar uma avaliação e uma terapêutica eficazes para todos os doentes.
Os médicos recém-formados devem ser capazes de reconhecer, avaliar e diagnosticar as Perturbações Mentais mais prevalentes, intervir de forma eficaz em situações de emergência psiquiátrica e saber como e quando devem encaminhar, para médicos seniores ou especialistas, alguns doentes com quadros patológicos psiquiátricos de difícil manejo.
Os principais objetivos específicos, para o ensino de psiquiatria clínica, são:
1- Proporcionar aos alunos conhecimento e compreensão das principais perturbações psiquiátricas e a relação da saúde mental e da psiquiatria com outras áreas médicas. Do mesmo modo, deve proporcionar conhecimentos sobre os princípios subjacentes à teoria psiquiátrica moderna e sobre os tratamentos mais habitualmente utilizados;
2- Promover o desenvolvimento das competências necessárias, para aplicar os conhecimentos adquiridos, em situações clínicas do dia a dia (capacidade de avaliação diagnóstica, orientações terapêuticas mais habituais, critérios de referenciação à especialidade);
3- Desenvolvimento de competências necessárias para responder, de forma empática, aos problemas mentais, doenças e sofrimento psicológico em todos os contextos médicos;
4- Fornecer conhecimentos que permitam aos alunos lidar de forma adequada com a sua própria saúde e bem-estar.
Resumidamente deve dar aos estudantes os conhecimentos básicos de Psiquiatria, nomeadamente a sua inserção no contexto das ciências médicas, as suas especificidades metodológicas e clínicas, bem como os aspetos clínicos do conjunto das doenças do foro mental de maior relevância epidemiológica.
Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais síndromes psiquiátricas, definir uma orientação clínica e a sua abordagem terapêutica, bem como identificar a necessidade de referenciação para a Psiquiatria.
Introdução à Psiquiatria
Avaliação Psicológica e Neuropsicológica
Exame e Diagnóstico em Psiquiatria
Terapêuticas em Psiquiatria - Psicofarmacologia (1)
Terapêuticas em Psiquiatria (2)
História da Psiquiatria e Organização dos Serviços de Saúde Mental
Psiquiatria e Medicina
Perturbações da Ansiedade e de Stress
Perturbações Afetivas (1)
Perturbações Afetivas (2)
Suicídio
Esquizofrenia e Outras Psicoses
Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1)
Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2)
Perturbações do Comportamento Alimentar
Perturbações da Personalidade
Perturbações Aditivas ligadas ao consumo de substâncias
Sexualidade: disfunções, disforia de género e parafilias
Perturbações Neuro Cognitivas
- 6h no "Primer" introdutório e 13h ao longo do semestre;
- Modalidade das aulas presencial ou por videoconferência ou modelo misto (presencial e virtual) de acordo com a evolução da pandemia e de orientações superiores;
- Aulas por videoconferência (em “tempo-real” ou gravadas);
- Partilha de conteúdos na plataforma (aulas teóricas em power-point, vídeos, casos clínicos, artigos científicos, livro de apoio ou outra bibliografia específica).
- 13 semanas: 3,5 h por semana;
- Modalidade das aulas: presencial, modelo misto (presencial e virtual) ou por videoconferência, de acordo com a evolução da pandemia e de orientações superiores;
- Aulas por videoconferência centrada na apresentação e discussão de casos ou vinhetas clínicas;
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial para as horas de contacto:
. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.
. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Exame | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 97,50 |
Frequência das aulas | 64,50 |
Total: | 162,00 |
Para todos os estudantes, a frequência das aulas práticas e das teóricas do “Primer” é obrigatória pelo que só são permitidas 1/4 de faltas.
Nota mínima de 9,5 valores no exame final (60 minutos)
1. Avaliação Prática Contínua (50%)
- Para todos os estudantes, a frequência das aulas práticas e das teóricas do “Primer” é obrigatória.
- Cada parâmetro é eliminatório;
a) Avaliação Contínua (assiduidade, atitude profissional, comportamento, avaliação docente) (7 valores)
b) Monografia (Tema no âmbito da Psiquiatria) + Conhecimento (6 valores)
c) História Clínica + Capacidade Clínica e de Comunicação (7 valores)
2. Avaliação Teórica com exame final (50%)
- Exame Final Presencial ou em alternativa exame no Moodle, de acordo com a evolução da pandemia e de orientações superiores; Nota mínima de 9,5 valores no exame final.
- Estrutura do Exame final (com a duração de 60 minutos): 40 perguntas de resposta múltipla do tipo SBA ("single best answer" (0,5 valores cada = 20 valores)
3. Classificação final: 50 % Avaliação contínua e 50 % Exame final
Exame oral
Prova Oral