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Psiquiatria

Código: M5_BC06     Sigla: PSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 13-09-2021 a 07-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 60 Plano Oficial em Vigor 5 - 6 64,5 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O currículo básico do mestrado integrado de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) especifica as áreas consideradas de especial relevância na Unidade Curricular de Psiquiatria.

Assim, o ensino da Psiquiatria foi estruturado de forma a que os alunos possam ter acesso aos conteúdos programáticos fundamentais em contextos vários. Estes incluem: aulas teóricas, teórico-práticas e aulas práticas em que o doente é o fator constante e indispensável, para a aprendizagem de técnicas de abordagem, comunicação e intervenção junto da pessoa em sofrimento. Estas aprendizagens têm como elemento fundamental a inclusão dos aspetos socio-afetivos e a abordagem holística do doente. A preocupação primeira é a aprendizagem da avaliação da pessoa e dos seus ambientes social, familiar e afetivo. O ensino será sempre orientado para a redução do estigma, para a formação individual, para o aumento da literacia em psiquiatria e saúde mental, para o respeito pelos direitos fundamentais de cidadania, para a prevenção e para a promoção da saúde mental nos diferentes contextos de vida.

Deve facultar um nível adequado de saber psiquiátrico, com competências clínicas e conhecimento das intervenções adequadas, para proporcionar uma avaliação e uma terapêutica eficazes para todos os doentes.

Os médicos recém-formados devem ser capazes de reconhecer, avaliar e diagnosticar as Perturbações Mentais mais prevalentes, intervir de forma eficaz em situações de emergência psiquiátrica e saber como e quando devem encaminhar, para médicos seniores ou especialistas, alguns doentes com quadros patológicos psiquiátricos de difícil manejo.

Os principais objetivos específicos, para o ensino de psiquiatria clínica, são:

            1- Proporcionar aos alunos conhecimento e compreensão das principais perturbações psiquiátricas e a relação da saúde mental e da psiquiatria com outras áreas médicas. Do mesmo modo, deve proporcionar conhecimentos sobre os princípios subjacentes à teoria psiquiátrica moderna e sobre os tratamentos mais habitualmente utilizados;

            2- Promover o desenvolvimento das competências necessárias, para aplicar os conhecimentos adquiridos, em situações clínicas do dia a dia (capacidade de avaliação diagnóstica, orientações terapêuticas mais habituais, critérios de referenciação à especialidade);

            3- Desenvolvimento de competências necessárias para responder, de forma empática, aos problemas mentais, doenças e sofrimento psicológico em todos os contextos médicos;

            4- Fornecer conhecimentos que permitam aos alunos lidar de forma adequada com a sua própria saúde e bem-estar.

Resumidamente deve dar aos estudantes os conhecimentos básicos de Psiquiatria, nomeadamente a sua inserção no contexto das ciências médicas, as suas especificidades metodológicas e clínicas, bem como os aspetos clínicos do conjunto das doenças do foro mental de maior relevância epidemiológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais síndromes psiquiátricas, definir uma orientação clínica e a sua abordagem terapêutica, bem como identificar a necessidade de referenciação para a Psiquiatria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Psiquiatria

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

Exame e Diagnóstico em Psiquiatria

Terapêuticas em Psiquiatria - Psicofarmacologia (1)

Terapêuticas em Psiquiatria (2)

História da Psiquiatria e Organização dos Serviços de Saúde Mental

Psiquiatria e Medicina

Perturbações da Ansiedade e de Stress

Perturbações Afetivas (1)

Perturbações Afetivas (2)

Suicídio

Esquizofrenia e Outras Psicoses

Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1)

Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2)

Perturbações do Comportamento Alimentar

Perturbações da Personalidade

Perturbações Aditivas ligadas ao consumo de substâncias

Sexualidade: disfunções, disforia de género e parafilias

Perturbações Neuro Cognitivas

Bibliografia Obrigatória

Harrison, P., Cowen, P., Burns, T., Fazel, M.; Shorter Oxford ; Textbook of Psychiatry, Seventh Edition, Oxford University Press, 2018

Bibliografia Complementar

Cordenação Nacional para a Saúde Mental; Plano Nacional de Saúde Mental - 2007/2016
Cordenação Nacional para a Saúde Mental; Relatório do PNSM 2007/2016 e Proposta prioritárias pafra a extenção a 2020
Conselho Nacional de Saúde; Sem mais tempo a perder

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Aulas Teóricas


- 6h no "Primer" introdutório e 13h ao longo do semestre;


- Modalidade das aulas presencial ou por videoconferência ou modelo misto (presencial e virtual) de acordo com a evolução da pandemia e de orientações superiores;


- Aulas por videoconferência (em “tempo-real” ou gravadas);


- Partilha de conteúdos na plataforma (aulas teóricas em power-point, vídeos, casos clínicos, artigos científicos, livro de apoio ou outra bibliografia específica).



  1. Aulas Teórico-Práticas/Práticas


- 13 semanas: 3,5 h por semana;


- Modalidade das aulas: presencial, modelo misto (presencial e virtual) ou por videoconferência, de acordo com a evolução da pandemia e de orientações superiores;


- Aulas por videoconferência centrada na apresentação e discussão de casos ou vinhetas clínicas;


 


- Realização de trabalho escrito (monografia/tema livre/artigo) pelos alunos sobre um tópico no âmbito da Psiquiatria.


No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 97,50
Frequência das aulas 64,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para todos os estudantes, a frequência das aulas práticas e das teóricas do “Primer” é obrigatória pelo que só são permitidas 1/4 de faltas.

Nota mínima de 9,5 valores no exame final (60 minutos)

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Avaliação Prática Contínua (50%)

- Para todos os estudantes, a frequência das aulas práticas e das teóricas do “Primer” é obrigatória.

- Cada parâmetro é eliminatório;

a) Avaliação Contínua (assiduidade, atitude profissional, comportamento, avaliação docente) (7 valores)

b) Monografia (Tema no âmbito da Psiquiatria) + Conhecimento (6 valores)

c) História Clínica + Capacidade Clínica e de Comunicação (7 valores)

2. Avaliação Teórica com exame final (50%)

- Exame Final Presencial ou em alternativa exame no Moodle, de acordo com a evolução da pandemia e de orientações superiores; Nota mínima de 9,5 valores no exame final.

- Estrutura do Exame final (com a duração de 60 minutos): 40 perguntas de resposta múltipla do tipo SBA ("single best answer" (0,5 valores cada = 20 valores)

3. Classificação final: 50 % Avaliação contínua e 50 % Exame final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame oral

Melhoria de classificação

Prova Oral

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