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Imagiologia de Urgência

Código: OPT4_06     Sigla: IU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 28-02-2022 a 09-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 7 Plano Oficial em Vigor 4 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Descrever as várias modalidades e técnicas de exames imagiológicos empregues no Serviço de Urgência (SU), destacando as suas vantagens e desvantagens.

- Entender a cadeia de fluxo de trabalho das imagens digitais no contexto de SU, nomeadamente a sua aquisição, processamento, leitura e relatório.

- Familiarizar-se com os riscos e benefícios potenciais dos meios de contraste endovenoso.

- Compreender a adequabilidade dos exames imagiológicos aos diferentes contextos de urgência médica e cirúrgica.

- Descrever os algoritmos de imagem para emergências traumáticas e não traumáticos.

- Reconhecer os principais achados imagiológicos das situações emergentes mais comuns observadas no SU.

- Compreender a importância da correlação dos achados imagiológicos com os dados clínicos e laboratoriais.

Resultados de aprendizagem e competências

Consecução dos Objetivos definidos para a Unidade Curricular

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teórico-práticas

- Técnicas de imagem e protocolos utilizados no SU

- Riscos e benefícios dos diferentes exames de imagem em contextos clínicos diversos de urgência, designadamente associados à dose de radiação, utilização de contraste iodado, exames a pacientes pediátricos ou grávidas

-- Traumatismos do aparelho musculo-esquelético

 -- Radiografia torácica no SU (I) – consolidações/ atelectasias

 -- Radiografia torácica no SU (II) – derrames, pneumotórax, lesões do mediastino

 -- Traumatismo torácico

 -- Urgências vasculares torácicas: síndrome aórtico agudo, aneurismas, trombo-embolismo pulmonar

 -- Traumatismo abdominal e pélvico

 -- Abdómen agudo I

 -- Abdómen agudo II

 -- Urgências pediátricas

 -- Urgências neurológicas não traumáticas

 -- Traumatismos crânio-encefálico e da coluna vertebral

Bibliografia Obrigatória

Soto J, Lucey BC. ; Emergency Radiology: the requisites. Elsevier, 2016. (disponível na Biblioteca Digital do CHUP). Capítulos 1-4, 6, 8-10

Bibliografia Complementar

European Training Curriculum for Radiology; 2019. www.myesor.org/trainingcurriculum
Heiken JP, Katz DS, Menu Y. ; Emergency Radiology of the Abdomen and Pelvis: Imaging of the Non-traumatic and Traumatic Acute Abdomen. In: Hodler J1, Kubik-Huch RA2, von Schulthess GK3, editors. Diseases of the Abdomen and Pelvis 2018-2021: Diagnostic Imaging -
Kim G, Natcheva H.; Imaging of Cardiovascular Thoracic Emergencies: Acute Aortic Syndrome and Pulmonary Embolism. Radiol Clin North Am. 2019 Jul;57(4):787-794. doi: 10.1016/j.rcl.2019.02.012.
Weatherspoon K, Gilbertie W, Catanzano T. ; Emergency Computed Tomography Angiogram of the Chest, Abdomen, and Pelvis. Semin Ultrasound CT MR. 2017 Aug;38(4):370-383. doi: 10.1053/j.sult.2017.02.004.
Joshi G, Crawford KA, Hanna TN et al. ; US of Right Upper Quadrant Pain in the Emergency Department: Diagnosing beyond Gallbladder and Biliary Disease. RadioGraphics 2018 https://doi.org/10.1148/rg.2018170149
Kamalian S, Avery L, Lev MH et al.; Nontraumatic Head and Neck Emergencies. RadioGraphics 2019. https://doi.org/10.1148/rg.2019190159
Soto J, Lucey BC.; Emergency Radiology: the requisites. Elsevier, 2016.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e práticas, com análise e interpretação de casos clínicos do SU. Assistência a realização de exames do SU no CHUP, acompanhados por tutor. Fomentar-se-á a escrita de um caso clínico em formato adequado para publicação, nomeadamente no EuroRad, a database de “case reports” da European Society of Radiology.  

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.




Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Como condição da obtenção de frequência prática é necessária a presença ao número legal de aulas (3/4 das aulas lecionadas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico final de escolha múltipla; análise de casos clínicos.

Exame teórico final: 40% = 8 valores.
Avaliação contínua: 40% = 8 valores.
Caso clínico escrito: 20% = 4 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova Oral

Melhoria de classificação

Prova Oral
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