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ORL/ Oftalmologia

Código: M4_BC04     Sigla: ORLOFT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 14-02-2022 a 09-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 94 Plano Oficial em Vigor 4 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

ORL

Ter os conhecimentos nucleares na área da Otorrinolaringologia.

Desenvolver conhecimentos práticos na realização duma história clínica.

Desenvolver habilidades na execução do exame objetivo, nomeadamente otoscopia, rinoscopia anterior, exploração da faringe e cavidade oral e exame cervical.

 

Oftalmologia

Adquirir conhecimentos e capacidades para: colher e relatar uma história clínica oftalmológica, interpretar sinais e sintomas oculares, realizar exame oftalmológico sumário (de acordo com grelha de procedimentos obrigatórios efetuados nas aulas práticas) e propor os tratamentos adequados ou referenciação diferenciada (urgência ou consulta).

Adquirir conhecimentos sobre patologias oculares mais prevalentes, suas terapeuticas e efeitos secundários oculares de terapêuticas sistémicas e tópicas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência da Unidade Curricular, o discente deverá ter adquirido competência para a aquisição da história clínica e exame físico dos doentes. Deverá saber desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico, bem como aprofundar o espírito crítico com vista à resolução dos problemas clínicos e elaboração de orientação terapêutica. Deverá ainda saber quando e como referenciar os pacientes que necessitem de cuidados das especialidades e procurar um espírito de excelência e humanidade na abordagem do doente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas

Aula 1 ORL - Otologia – Principais Patologias

Aula 2 ORL - Faringe/Laringe – Principais Patologias

Aula 3 ORL - Nariz e Seios Perinasais – Principais Patologias

Aula 1 Oftalmologia
Acuidade Visual. Refração, acomodação e correção das Ametropias.Superfície Ocular Externa e olho vermelho. Conjuntiva, Córnea. Cristalino e catarata. Principais Patologias.

Aula 2 Oftalmologia
Estrabismo e visão binocular. Oftalmologia Pediátrica.
Pálpebras, Vias Lacrimais e Órbita. Principais Patologias.

Aula 3 Oftalmologia
Nervo ótico e vias óticas. Pupila. Glaucoma. Pressão intra-ocular. Exames estruturais e funcionais.
Retina, Coroideia e Vítreo. Principais Patologias.

 

Aulas práticas ORL

Aula 1 (Centro de Simulação)

História Clínica em ORL

Exame físico geral. Utilização dos modelos do centro de simulação para revisão anatómica das áreas ORL e exame objetivo ORL.


Aula 2 (Biblioteca/Enfermaria/Consulta Externa)

Patologia laríngea

História Clínica de Doente com patologia laríngea

Exame físico

Exames Auxiliares de Diagnóstico (Endoscopia faringo-laríngea, Estroboscopia, Imagiologia Faringo-Laríngea).

Discussão teórica sobre patologia laríngea

 

Aula 3 (Biblioteca/Enfermaria/Consulta Externa)

Patologia Naso-sinusal

História Clínica de doente com patologia naso-sinusal

Exame físico

Exames Auxiliares de Diagnóstico (Endoscopia Nasal, Imagiologia Naso-Sinusal)

Discussão teórica sobre patologia naso-sinusal

Aula 4 (Biblioteca/Enfermaria/Consulta Externa)

Patologia Otológica e Vestibular

História Clínica de doente com patologia otológica

Exame físico

Exames Auxiliares de Diagnóstico (Audiometria tonal e vocal, Impedancimetria, Imagiologia do ouvido)

Discussão teórica sobre patologia otológica

 

Aula 5 (Biblioteca/Enfermaria/Consulta Externa)

Patologia da faringe/pescoço

História clínica de doente com patologia da faringe/pescoço

Exame físico

Exames auxiliares de diagnóstico (Imagiologia)

Discussão teórica sobre patologia da faringe/pescoço

 

Aula 6

Tema a escolher por Assistente e Estudantes, apresentados e discutido por estes.

Deve envolver a totalidade dos estudantes, na apresentação dos temas ou na discussão.

 

Aulas práticas Oftalmologia

Aula 1

Especificidade da história oftalmológica

Colheita da história clinica em casos clínicos reais de Oftalmologia

Semiologia de sintomas e sinais

Avaliação da acuidade visual de longe e perto

Aula 2

Estudo da Refração

Uso do buraco estenopeico

Correção das ametropias

Estudo ocular externo. Traumatologia.

Aula 3

Eversão palpebral

Olho vermelho

Uso da fluoresceína

Avaliação da tensão ocular

Uso da lâmpada de fenda / Biomicroscópio

TEMAS TEÓRICO-PRATICOS: COLIRIOS E FARMACOLOGIA EM OFTALMOLOGIA

TOMOGRAFIA CORNEANA, MICROSCOPIA ESPECULAR

Aula 4

Reflexo vermelho do fundo ocular

Oftalmoscopia direta

Observação de retinografia, angiografia OCT e LASER

TEMAS TEÓRICO-PRATICOS: DIABETES, HIPERTENSÃO, DMI e DESCOLAMENTO DA RETINA

PERDA SUBITA E INSIDIOSA DA ACUIDADE VISUAL

Aula   5

Estudo reflexo pupilar à luz

Campos visuais por confrontação

Campos visuais Goldmann e Perimetria Estática Computorizada

TEMA TEÓRICO-PRATICO: NERVO OTICO E GLAUCOMA

Aula   6

Estudo movimentos oculares

Hirshberg

Cover

TEMAS TEÓRICO-PRATICOS: AMBLIOPIA, BINOCULARIDADE E ESTRABISMO

PARALISIAS OCULOMOTORAS

 

No âmbito das aulas práticas os alunos contactam com exames como Campos Visuais Computorizados, OCT, Retinografia, Angiografia, camara de Scheimpflug (Pentacam), Biometria, ortóptica ou eletrofisiologia.

 

Aula prática ORL OFT

Apresentação de casos clínicos, monografias e discussão de temas teórico-práticos

Bibliografia Obrigatória

William R. Wilson; Joseph B. Nadol, JR.; Gregory W. Randolph; The clinical handbook of ear, nose and throat disorders
Adam Gerstenblith and Michael Rabinowitz;; The Wills Eye Manual: Office and Emergency Room Diagnosis and Treatment of Eye Disease (International Edition), 7th Ed, Lippincott Williams and Wilkins, 2016
Olver J.Wiley-Blackwel; Ophthalmology at a Glance 2ª Edition, 2014

Bibliografia Complementar

Hans Behrbohm, Oliver Kaschke, Tadeus Nawka, Andrew Swift – Thieme; Ear, Nose and Throat Diseases
Lundman H (Ed); BMJ Publishing Group, 1997; ABC of Otolaryngology
Sculler D, Schleuning A; ; DeWeese and Saunder’s Otolaryngology – Head and Neck Surgery
Gulya J & Wilson W (Eds); An Atlas of EAR, Nose and Throat Disorders, Parthenon Publ. Group Scott-Brown’s Otolaryngology
Gerhard Lang, Thieme; Ophthalmology: A Pocket Textbook Atlas, 2nd edition, 2007
Jack J. Kanski and Brad Bowling, Saunders; Clinical Ophthalmology: A systematic Appproach. 8ª Ed. , 2015
Basic and Clinical Science Course (BCSC); Section 2: Fundamentals and Principles of Ophthalmology, American Academy of Ophthalmology, , 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 32,00
Total: 87,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórica – 50% da nota final

  • Teste teórico com 60 perguntas

Avaliação prática – 50% da nota final

  • Classificação do Assistente pela avaliação nas aulas práticas (valorizando a assiduidade, atitude e desempenho)
  • Caso clínico ou revisão bibliográfica

Classificação final

Ponderação das avaliações anteriores (arredondamento à unidade mais próxima).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral.

Melhoria de classificação

Prova oral.

Observações

Pandemia COVID-19 


REGRAS DE AVALIAÇÃO 
Na circunstância de existirem constrangimentos por motivo da pandemia Covid 19, será considerado:

Duas componentes de avaliação:
Trabalho realizado durante o semestre – 50%
Avaliação teórica- exame no Moodle com vigilância colibri.zoom – 50%

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