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Neurociências Clínicas

Código: M4_BC03     Sigla: NC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 14-02-2022 a 09-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 94 Plano Oficial em Vigor 4 - 9 97 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aptidões processuais, capacidade de:
a) obter uma história completa,
b) executar um exame neurológico orientado e estruturado,
c) examinar doentes com alteração do estado de consciência ou estado mental anormal,
d) realizar uma punção lombar,
e) efetuar uma apresentação oral clara e concisa.

Aptidões analíticas, capacidade de:
a) reconhecer sintomas que podem significar doença do sistema nervoso,
b) distinguir pelo exame neurológico sinais normais de anormais,
c) determinar a topografia da lesão no sistema nervoso com nos sintomas e sinais,
d) formular o diagnóstico diferencial com base na topografia da lesão, evolução clínica, epidemiológicos, dados sociodemográficos relevantes,
e) uso, indicações e interpretação dos testes mais comuns em neurologia,
f) conhecer os princípios farmacológicos e terapêuticos das doenças neurológicas,
g) referenciar adequadamente os doentes reconhecendo as emergências,
h) rever e interpretar a literatura médica

Resultados de aprendizagem e competências

A metodologia adotada, com o ensino da semiologia neurológica no 3º ano Integrado na UC de Semiologia e Fisiopatologia, com as componentes teórica e prática, assim como as Unidades Curriculares prévias com Neuroanatomia, serve de base para a Unidade Curricular de Neurociências Clínicas do no 4º ano; nesta Unidade Curricular, embora também com uma componente teórica, predomina a componente prática junto ao doente com a elaboração da história clínica nos seus diversos componentes. A organização necessária para a elaboração do relatório e a sua posterior discussão em grupo treina o raciocínio neurológico e implica o estudo dos meios auxiliares de diagnóstico mais adequados, o tratamento indicado e a avaliação do prognóstico. A apresentação de temas clínicos treina a pesquiza, por diversos meios, da informação médica existente. A componente neurocirúrgica, de ORL, de oftalmologia e de fisiatria mostra outros componentes das neurociências. Os doentes observados, com diferentes patologias (e de forma opcional a frequência pelos estudantes do serviço de urgência e da consulta externa) treina a noção de emergência nas diferentes situações de doença neurológica aguda e crónica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas:

Introdução e Neuroepidemiologia (1)

Perturbações da consciência (3)

Cronobiologia dos processos cíclicos e processos de adaptação (2)

Tumores do Sistema Nervoso Central e Hipertensão intracraniana (2)

Traumatismos crânio-encefálicos (3)

Doenças do Ráquis e Medula Espinal (3)

Síndromas dolorosas (2)

 Sintoma e Sinais Neurológicos Focais Transitórios (2)

Doenças vasculares do sistema nervoso I (3)

Doenças vasculares do sistema nervoso II (2) 

Alteração das funções superiores (2)

Aulas teórico-práticas e seminários:

Demência (2)

Epilepsia (2)

Cefaleias I (2)

Cefaleias II (2)

Seminário de Neuro-Oftalmologia

Seminário de Oto-Neurologia

Doenças do Movimento I (2)

Doenças do Movimento II (2)

Doenças Infeciosas do Sistema nervoso central (2)

Doenças do Neuro imunológicas (2)

Sistema do sistema nervoso periférico (2) e do sistema nervoso autónomo (2)

Doenças neuromusculares (1)

Doenças genéticas do Sistema Nervoso (1)

Alterações neurológicas nas doenças sistémicas (2)

Seminário de doentes Neuro-críticos (3)

Fisiatria em doenças neurológicas I (2)

Fisiatria em doenças neurológicas II (2)

Seminário de Neuro-reabilitação

Seminário de Neuro-geriatria

Intoxicações do sistema nervoso e ambiente (2)

Casos clínicos – anatómicos e clínico-imagiológicos

A classificação em (1), (2) e (3) corresponde aos níveis:

(1) – Conhecimento e compreensão de uma situação clínica

(2) – Capacidade de identificar um problema ou condição clínica e orientar o doente sob supervisão

(3) – Capacidade de identificar um problema ou condição clínica e orientar o doente sem supervisão ou como rotina, incluindo a sua eventual referenciação apropriada

Bibliografia Obrigatória

Hauser SL et al; Harrison's Neurology in Clinical Medicine, New York, MC Graw-Hill, 17ed, 2010
Ginsberg L; Lectures Notes on Neurology, Blackwell Science
Patten J; Neurological Differential Diagnosis, London, Springer, 2001
Bradley WG et al; Neurology in Clinical Practice. Principles of diagnosis and management, Philadelphia, Butterworth
Netter FH; Nervous System V1 Part I e II, Ciba
Parsons M, Johnson M; Diagnosis in color - Neurology, Mosby, 2001
Fuller G; Neurological examination made easy, Churchill - Livingstone, 1999
.; New England Journal of Medicine
2006; 59(4):583-590 (web site); Ann Neurol
.; The Lancet Neurology
.; Practical Neurology
Fauci AS, Brawnwald E et al; Harrison's principles of internal medicine., McGraw-Hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas (12 horas), teórico-práticas e seminários (26 horas):

No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

      

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 146,00
Frequência das aulas 97,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final


  1. Regras gerais da avaliação


Reprovação por falta de assiduidade se assiduidade < 75% no conjunto das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas


Classificação Final (CF)= 0,5 Avaliação Contínua (AC)+ 0,5 Prova Escrita Final (PEF)


Classificação na "AC" < 10/20 valores implica reprovação à disciplina


Arredondamento final à unidade (Ex.: 10,0 a 10,4 = 10; 10,5 a 10,9 = 11)


Classificação na “PEF” <10/20 valores implica reprovação à disciplina, independentemente da nota da “AC”.

II. Avaliação escrita: teste de escolha múltipla com 80 questões e 5 possibilidade de resposta, apenas com uma resposta correta, com duração de 90 minutos. Valor total 20 valores (0,25 valores cada questão). A resposta incorreta a uma questão não é penalizada.


III. Avaliação contínua


Ponderação: 1. Assiduidade e comportamento 5/20, 2. Aptidão clínica 5/20, 3. Capacidade de comunicação 5/20, 4. Aplicação de conhecimentos 5/20

IV. Melhoria de classificação: prova oral (PO)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral (PO)

CF= 0,5 AC + 0,5 PO

Melhoria de classificação

Prova oral (PO)

Observações

Pandemia COVID-19

REGRAS DE AVALIAÇÃO

Avaliação de conhecimentos (PE):

- Prova escrita, teste de 80 perguntas de escolha múltipla com a duração de 90 minutos.

- Cada pergunta tem 5 opções de resposta, sendo que apenas uma é a correta

- Neurologia 60 perguntas, Neurocirurgia 15 perguntas, Fisiatria 5 perguntas

- As respostas incorretas não são penalizadas

- Pelo menos uma em cada 5 perguntas será baseada num caso clínico

- A classificação da avaliação de conhecimento é de 0 (zero) a 20 (vinte valores), arredondado à primeira casa decimal   

A realização da prova escrita será realizada “on-line”, por um método disponibilizado pelo ICBAS, UP.

 

Avaliação continua - aulas práticas (AC):

- Avaliação será efetuada de acordo com os seguintes parâmetros (5 valores cada):

  1. Assiduidade e comportamento
  2. Aptidão clínica
  3. Capacidade de comunicação
  4. Aplicação de conhecimentos

Avaliação contínua, uma vez que a maioria das aulas foram, e serão, realizadas à distância, baseia-se na redação e apresentação de temas neurológicos, a presentação e discussão de artigos científicos escolhidos pelos alunos ou professores e na apresentação e discussão de casos clínicos.

- A classificação será dada pelo assistente das aulas práticas de neurologia depois de receber a informação de Neurocirurgia e Fisiatria

- A classificação da avaliação contínua é de 0 (zero) a 20 (vinte valores) com arredondamento à primeira casa decimal.  

 

Regras gerais:

A classificação da "AC" tem uma ponderação de 30% para a Classificação Final (CF)

A classificação na “PE” tem uma ponderação de 70% para a Classificação Final

Classificação Final (CF) = 0,3 Avaliação Contínua (AC) + 0,7 Prova Escrita (PE)

 

A classificação final à Unidade Curricular é arredondada à unidade (Ex.: 9,0 a 9,4 =9; 9,5 a 9,9 =10)

A Classificação Final <10/20 valores implica reprovação à Unidade

 

Melhoria de classificação: prova oral (PO), realizada “on-line”, por um método disponibilizado pelo ICBAS, UP.

 

Épocas especiais: as mesmas regras da época normal  

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