Código: | M4_BC01 | Sigla: | BDM |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIM | 84 | Plano Oficial em Vigor | 4 | - | 3 | 28 | 81 |
No contexto de uma sociedade laica e multicultural, proporcionar ao estudante:
Conhecimentos teóricos em bioética adequados à prática dos cuidados de saúde (incluindo organização e investigação) e que os possa ajudar na relação médico-doente;
Habilidades mínimas para efetuar uma análise eticamente fundamentada relativamente a qualquer assunto sobre o qual não haja consenso;
Ferramentas para desenvolver os traços de caráter (tolerância, honestidade, integridade, coragem) necessários para uma boa relação médico-doente.
Garantir que os estudantes tenham adquirido:
Conhecimentos teóricos em bioética que sejam adequados à prática dos cuidados de saúde (incluindo organização e investigação) e que os possa ajudar na relação médico-doente;
Habilidades mínimas para efetuar uma análise eticamente fundamentada relativamente a qualquer assunto sobre o qual não haja consenso;
As ferramentas para desenvolver os traços de caráter necessários para uma boa relação médico-doente.
Adquirir as ferramentas básicas para:
. efetuar uma análise do ponto de vista ético sobre qualquer assunto no âmbito da Bioética e Deontologia Médica
. abordar qualquer dilema (confrontação de soluções diferentes para um problema) que surja na prática clínica ou, simplesmente, necessário para o processo de decisão.
Aulas teórico-práticas. Seminários.
Realização de um trabalho sobre um tema à escolha do estudante e apresentação com discussão pública do mesmo.
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial - as aulas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 53,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 81,00 |
Teste escrito - 8 perguntas de escolha múltipla (1 certa em 4) mais duas perguntas de desenvolvimento (a escolher entre 3)
Fórmula de cálculo da classificação final
Frequência das aulas teórico-práticas - 2 valores
Realização de trabalho prático e discussão pública - 4 valores
Teste escrito - 14 valores (COM NOTA MINIMA DE 45% DO TESTE)