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Nutrição Artificial

Código: OPT4_04     Sigla: NA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 27-09-2021 a 07-01-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 27 Plano Oficial em Vigor 4 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A manutenção de um estado nutricional adequado nos doentes nos quais não é possível recorrer-se aos meios fisiológicos normais é reconhecido desde há vários anos como um factor determinante na formação médica. É fundamental preparar os alunos para a importância de conhecimentos sobre um adequado suporte nutricional a fornecer aos doentes. São objectivos de aprendizagem: integrar a informação do modo de funcionamento dos diversos aparelhos e sistemas, isoladamente e como partes de todo o organismo, quer num indivíduo saudável, quer no indivíduo doente e perceber quais as limitações que poderão influenciar um adequado suporte nutricional a instituir em diferentes patologias clínicas. Nesta disciplina o estudante iniciará a sua aprendizagem sobre o estudo dos alimentos, e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, assimila e utiliza os nutrientes que nos fornecem a energia necessária para a nossa sobrevivência.

Resultados de aprendizagem e competências

- Pretende-se que o aluno no fim de seu estágio seja capaz de:

1) Avaliar o estado nutricional do doente

2) Instituir um suporte nutricional adequado

3) Saber as limitações para o diferentes tipos de suporte nutricional que poderão ser utilizados

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Nesta cadeira os alunos poderão obter conhecimentos:

1) Como avaliar o estado nutricional dos doentes

2) Como avaliar as necessidades nutricionais do doente hospitalizado

3) Como proceder ao suporte nutricional artificial por Via entérica

4) Como abordar as complicações associadas ao suporte nutricional por Via entérica e quais as limitações para a sua utilização

5) Como proceder ao Suporte nutricional por via parentérica.

6) Como abordar as complicações associadas ao suporte nutricional por Via parentérica e quais as limitações para a sua utilização.

- Para além de poderem obter conhecimentos na área do suporte nutricional no doente hospitalizado, porque as aulas decorrerão em ambiente de cuidados intermédios e de cuidados intensivos, poderão obter conhecimentos na área do doente crítico, nomeadamente sobre como monitorizar de uma forma global estes doentes, como proceder á ressuscitação hemodinâmica e ventilatória destes doentes. Poderão também assistir á implementação de diferentes técnicas invasivas, ter a oportunidade de passar visita com os médicos do quadro do Serviço bem como participar nas reuniões do Serviço.

Bibliografia Obrigatória

Ayers P, Adams S, Boullata J, et al.; A.S.P.E.N. parenteral nutrition safety consensus recommendations. , JPEN J Parenter Enteral Nutr; ; 38:296, 2014
Mehanna HM, Moledina J, Travis J.; Refeeding syndrome: what it is, and how to prevent and treat it. , BMJ; 336:1495, 2008
National Heart, Lung, and Blood Institute Acute Respiratory Distress Syndrome (ARDS) Clinical Trials Network, Rice TW, Wheeler AP, et al. ; Initial trophic vs full enteral feeding in patients with acute lung injury: the EDEN randomized trial. , JAMA 2012; 307:795., 2012
Montejo JC, Miñambres E, Bordejé L, et al. ; Gastric residual volume during enteral nutrition in ICU patients: the REGANE study. . ISBN: Intensive Care Med 2010; 36:1386.
Costa NA; Marinho AD; Cansado LR. ; Necessidades nutricionais do doente crítico. , Rev. bras. ter. intensiva, São Paulo , 2012 ; 24: 270-277.
Marinho A. ; Suporte Nutricional no Doente Crítico.Manual de Medicina Intensiva, 2015: cap 29

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas: com apresentação dos temas enunciados no programa da 1ª aula. As aulas práticas não deverão ter mais de 4 a 6 alunos. Todas as aulas terão lugar em ambiente de doentes agudos, de cuidados intensivos ou intermédios, o que lhes permite a visualização de diferentes patologias, a implementação de diferentes monitorizações bem como diferentes abordagens terapêuticas. A sua permanência semanal na enfermaria vai-lhes permitir uma constante actualização do estado clínico e nutricional do doente.


No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Frequência das aulas 32,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final terá em consideração a assiduidade do aluno, a sua participação ao longo das duas semanas de aulas (50%) e a avaliação final da prova prática (50%).

Prova prática - No último dia de estágio, será pedido a cada aluno que faça uma avaliação nutricional de um doente internado, que faça um esquema para um fornecimento calórico adequado a fornecer a esse doente ou que avalie qual a carga calórica que está a ser fornecida a um determinado doente e que julgue a sua adequação ao referido doente.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova Oral

Melhoria de classificação

Prova oral

Observações

Pandemia COVID-19 


REGRAS DE AVALIAÇÃO 
Prova oral por videoconferência
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