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Iniciação à Investigação Clínica I

Código: OPT4_03     Sigla: IICI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 27-09-2021 a 07-01-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 1 Plano Oficial em Vigor 4 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos primários:

Proporcionar conhecimentos de metodologia científica, estimulando a criatividade e, simultaneamente, o desenvolvimento do pensamento científico.

Proporcionar oportunidades de iniciação à investigação clínica em diversas áreas do conhecimento no âmbito das Ciências Médicas.

Ensinar os estudantes a identificar problemas relevantes do ponto de vista clínico que merecem ser investigados e a conceber as respetivas propostas de investigação, nas suas diferentes vertentes: científica, ética e financeira.

Objetivos secundários:

Despertar a vocação científica, incentivar e identificar talentos potenciais entre os estudantes de Medicina, pela sua efetiva participação em projetos de investigação.

Despertar uma nova mentalidade em relação à atividade médica hospitalar, no que respeita à vertente de investigação clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

Após concluir a UC, os estudantes deverão:

Ter adquirido conhecimentos de metodologia científica e saber aplicá-los;

Saber interpretar e discutir textos científicos;

Demonstrar capacidade de análise e síntese, bem como de discussão e fundamentação de ideias;

Saber utilizar programas de gestão bibliográfica;

Conhecer as caraterísticas dos principais tipos de estudos de investigação;

Ter conhecimentos básicos de Bioestatística;

Conhecer as estruturas nacionais de apoio à investigação e a legislação aplicável;

Ter sido integrados em equipas de investigação;

Ter identificado problemas clínicos suscetíveis de investigação;

Conhecer a estrutura básica das propostas de projeto de investigação, e ter redigido uma proposta;

Saber preparar comunicações científicas e ter apresentado a proposta de investigação;

Estar preparado para redigir um artigo de revisão e de o submeter para publicação (opcional).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Comunidade científica, áreas científicas e estruturas de apoio à investigação.

Estudos de investigação: estudos epidemiológicos, projetos de investigação e ensaios clínicos.

Ética em investigação.

Atualização científica e pesquisa bibliográfica.

Normas e legislação em investigação, registo de propriedade e direitos de autor.

Bioestatística.

Bibliometria e Ciênciometria.

Estrutura de uma proposta de projeto de investigação: plano de trabalho, questões éticas, orçamento e financiamento.

Divulgação dos resultados no meio científico, comunicações e publicações científicas.

Bibliografia Obrigatória

Bell J.; DOING YOUR RESEARCH PROJECT. A GUIDE FOR FIRST-TIME RESEARCHERS IN EDUCATION, HEALTH AND SOCIAL SCIENCE. 4th ed, Opening Univ. Press,, 2005
Bowling A.; RESEARCH METHODS IN HEALTH: INVESTIGATING HEALTH AND HEALTH SERVICES. 2nd ed., Opening Univ. Press, 2002, 2002
Chernick MR, FRIIS RH; INTRODUCTORY BIOSTATISTICS FOR THE HEALTH SCIENCES. John Wiley & Sons, Inc, 2003
Diggle PJ, Chetwynd AG; STATISTICS AND SCIENTIFIC METHOD: AN INTRODUCTION FOR STUDENTS AND RESEARCHERS. 1st ed., Oxford Univ. Press, 2011
Gerstman BB; BASIC BIOSTATISTICS. STATISTICS FOR PUBLIC HEALTH PRACTICE. 2nd rev. ed., Jones and Bartlett Publishers , 2008
HEALTH RESEARCH METHODOLOGY. A GUIDE FOR TRAINING IN RESEARCH METHODS; 2nd ed., WHO, Reg. Office Western Pacific, Manila, 2001
Kothari CR; RESEARCH METHODOLOGY. METHODS AND TECHNIQUES. 2nd rev. ed., New Age Intern. (P) Limited, 2004
Syng IK; FUNDAMENTALS OF RESEARCH METHODOLOGY AND STATISTICS. 2nd rev. ed., New Age Intern. (P) Limited , 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas;

Integração em equipa de investigação;

Conceção e redação de proposta de investigação;

Reuniões regulares para monitorização da redação da proposta;

Apresentação oral da proposta em reunião;

Submissão da proposta para autorização no CHP;

Redação de artigo científico de revisão (opcional).

 

A aprendizagem decorrerá de forma faseada.

Após aulas teóricas de iniciação à investigação, os estudantes serão integrados em equipas onde, com a ajuda do orientador e do professor responsável pela UC:

  1. a) serão incentivados a identificar problemas relevantes do ponto de vista clínico e rever a literatura sobre o assunto;
  2. b) elaborarão uma proposta de investigação para encontrar explicações/soluções para os problemas;
  3. c) apresentarão a proposta; e, se desejarem,
  4. d) redigirão um artigo de revisão.

Serão promovidas parcerias entre o CHP, o ICBAS e a UMIB, assim como com outras Faculdades/Unidades de Investigação da UP.

As aulas basear-se-ão na exposição teórica, na discussão dos conteúdos e na resolução de casos práticos. Tentar-se-á promover um processo de diálogo em que todos participem (docentes, estudantes e orientadores dos projetos), através da sua própria experiência e saber.

A integração dos estudantes em equipas de investigação permitirá a conceção e redação orientada de projetos de investigação que visam dar resposta a problemas clínicos.

A apresentação da proposta de investigação permitirá aos estudantes desenvolver competências na área da comunicação científica.

A redação orientada de um artigo científico de revisão (opcional) e a sua submissão para publicação em revista científica com revisão por pares, permitirá aos estudantes adquirir competências na área da escrita científica e no processo de submissão de artigos científicos para publicação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 32,00
Trabalho de campo 49,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Ficam aprovados os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta Unidade Curricular terá dois componentes:

Avaliação contínua:


Avaliação contínua no que respeita à frequência e participação ativa nas aulas e nas reuniões de trabalho, facilidade de integração na equipa de investigação, desempenho e capacidade de resolução de problemas durante o processo de elaboração da proposta de investigação.


Avaliação final:


Avaliação da proposta de investigação (documento escrito) quanto à estrutura e conteúdo, no que respeita aos componentes científico (originalidade, clareza dos objetivos, adequação do plano de trabalho, exequibilidade, etc.), ético e financeiro.


Avaliação da apresentação oral da proposta.


Avaliação (0-20):


Frequência e participação nas aulas e reuniões de trabalho – max. 4;


Integração na equipa de investigação – max. 4;


Avaliação da proposta de investigação (documento escrito) – max. 8;


Avaliação da apresentação oral da proposta – max. 2;


Valorização adicional (ex. artigo de revisão) – max. 2.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes poderão entregar a sua proposta de investigação (documento escrito) e apresentá-la na forma de comunicação oral no prazo de 48 horas, após a data prevista.

Melhoria de classificação

O estudante terá oportunidade de melhorar a sua proposta de investigação e de a reapresentar. A proposta será discutida em prova oral.
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