| Código: | OPT4_03 | Sigla: | IICI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIM | 1 | Plano Oficial em Vigor | 4 | - | 3 | 32 | 81 |
Objetivos primários:
Proporcionar conhecimentos de metodologia científica, estimulando a criatividade e, simultaneamente, o desenvolvimento do pensamento científico.
Proporcionar oportunidades de iniciação à investigação clínica em diversas áreas do conhecimento no âmbito das Ciências Médicas.
Ensinar os estudantes a identificar problemas relevantes do ponto de vista clínico que merecem ser investigados e a conceber as respetivas propostas de investigação, nas suas diferentes vertentes: científica, ética e financeira.
Objetivos secundários:
Despertar a vocação científica, incentivar e identificar talentos potenciais entre os estudantes de Medicina, pela sua efetiva participação em projetos de investigação.
Despertar uma nova mentalidade em relação à atividade médica hospitalar, no que respeita à vertente de investigação clínica.Após concluir a UC, os estudantes deverão:
Ter adquirido conhecimentos de metodologia científica e saber aplicá-los;
Saber interpretar e discutir textos científicos;
Demonstrar capacidade de análise e síntese, bem como de discussão e fundamentação de ideias;
Saber utilizar programas de gestão bibliográfica;
Conhecer as caraterísticas dos principais tipos de estudos de investigação;
Ter conhecimentos básicos de Bioestatística;
Conhecer as estruturas nacionais de apoio à investigação e a legislação aplicável;
Ter sido integrados em equipas de investigação;
Ter identificado problemas clínicos suscetíveis de investigação;
Conhecer a estrutura básica das propostas de projeto de investigação, e ter redigido uma proposta;
Saber preparar comunicações científicas e ter apresentado a proposta de investigação;
Estar preparado para redigir um artigo de revisão e de o submeter para publicação (opcional).Comunidade científica, áreas científicas e estruturas de apoio à investigação.
Estudos de investigação: estudos epidemiológicos, projetos de investigação e ensaios clínicos.
Ética em investigação.
Atualização científica e pesquisa bibliográfica.
Normas e legislação em investigação, registo de propriedade e direitos de autor.
Bioestatística.
Bibliometria e Ciênciometria.
Estrutura de uma proposta de projeto de investigação: plano de trabalho, questões éticas, orçamento e financiamento.
Divulgação dos resultados no meio científico, comunicações e publicações científicas.Aulas teórico-práticas;
Integração em equipa de investigação;
Conceção e redação de proposta de investigação;
Reuniões regulares para monitorização da redação da proposta;
Apresentação oral da proposta em reunião;
Submissão da proposta para autorização no CHP;
Redação de artigo científico de revisão (opcional).
A aprendizagem decorrerá de forma faseada.
Após aulas teóricas de iniciação à investigação, os estudantes serão integrados em equipas onde, com a ajuda do orientador e do professor responsável pela UC:
Serão promovidas parcerias entre o CHP, o ICBAS e a UMIB, assim como com outras Faculdades/Unidades de Investigação da UP.
As aulas basear-se-ão na exposição teórica, na discussão dos conteúdos e na resolução de casos práticos. Tentar-se-á promover um processo de diálogo em que todos participem (docentes, estudantes e orientadores dos projetos), através da sua própria experiência e saber.
A integração dos estudantes em equipas de investigação permitirá a conceção e redação orientada de projetos de investigação que visam dar resposta a problemas clínicos.
A apresentação da proposta de investigação permitirá aos estudantes desenvolver competências na área da comunicação científica.
A redação orientada de um artigo científico de revisão (opcional) e a sua submissão para publicação em revista científica com revisão por pares, permitirá aos estudantes adquirir competências na área da escrita científica e no processo de submissão de artigos científicos para publicação.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 40,00 |
| Trabalho de campo | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 32,00 |
| Trabalho de campo | 49,00 |
| Total: | 81,00 |
Avaliação contínua:
Avaliação contínua no que respeita à frequência e participação ativa nas aulas e nas reuniões de trabalho, facilidade de integração na equipa de investigação, desempenho e capacidade de resolução de problemas durante o processo de elaboração da proposta de investigação.
Avaliação final:
Avaliação da proposta de investigação (documento escrito) quanto à estrutura e conteúdo, no que respeita aos componentes científico (originalidade, clareza dos objetivos, adequação do plano de trabalho, exequibilidade, etc.), ético e financeiro.
Avaliação (0-20):
Frequência e participação nas aulas e reuniões de trabalho – max. 4;
Integração na equipa de investigação – max. 4;
Avaliação da proposta de investigação (documento escrito) – max. 8;
Avaliação da apresentação oral da proposta – max. 2;