Código: | M4_BC03 | Sigla: | NC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 92 | Plano Oficial em Vigor | 4 | - | 9 | 97 | 243 |
A metodologia adotada, com o ensino da semiologia neurológica no 3º ano Integrado na UC de Semiologia e Fisiopatologia, com as componentes teórica e prática, assim como as Unidades Curriculares prévias com Neuroanatomia, serve de base para a Unidade Curricular de Neurociências Clínicas do no 4º ano; nesta Unidade Curricular, embora também com uma componente teórica, predomina a componente prática junto ao doente com a elaboração da história clínica nos seus diversos componentes. A organização necessária para a elaboração do relatório e a sua posterior discussão em grupo treina o raciocínio neurológico e implica o estudo dos meios auxiliares de diagnóstico mais adequados, o tratamento indicado e a avaliação do prognóstico. A apresentação de temas clínicos treina a pesquiza, por diversos meios, da informação médica existente. A componente neurocirúrgica, de ORL, de oftalmologia e de fisiatria mostra outros componentes das neurociências. Os doentes observados, com diferentes patologias (e de forma opcional a frequência pelos estudantes do serviço de urgência e da consulta externa) treina a noção de emergência nas diferentes situações de doença neurológica aguda e crónica.
Aulas teóricas:
Introdução e Neuroepidemiologia (1)
Perturbações da consciência (3)
Cronobiologia dos processos cíclicos e processos de adaptação (2)
Tumores do Sistema Nervoso Central e Hipertensão intracraniana (2)
Traumatismos crânio-encefálicos (3)
Doenças do Ráquis e Medula Espinal (3)
Síndromas dolorosas (2)
Sintoma e Sinais Neurológicos Focais Transitórios (2)
Doenças vasculares do sistema nervoso I (3)
Doenças vasculares do sistema nervoso II (2)
Alteração das funções superiores (2)
Aulas teórico-práticas e seminários:
Demência (2)
Epilepsia (2)
Cefaleias I (2)
Cefaleias II (2)
Seminário de Neuro-Oftalmologia
Seminário de Oto-Neurologia
Doenças do Movimento I (2)
Doenças do Movimento II (2)
Doenças Infeciosas do Sistema nervoso central (2)
Doenças do Neuro imunológicas (2)
Sistema do sistema nervoso periférico (2) e do sistema nervoso autónomo (2)
Doenças neuromusculares (1)
Doenças genéticas do Sistema Nervoso (1)
Alterações neurológicas nas doenças sistémicas (2)
Seminário de doentes Neuro-críticos (3)
Fisiatria em doenças neurológicas I (2)
Fisiatria em doenças neurológicas II (2)
Seminário de Neuro-reabilitação
Seminário de Neuro-geriatria
Intoxicações do sistema nervoso e ambiente (2)
Casos clínicos – anatómicos e clínico-imagiológicos
A classificação em (1), (2) e (3) corresponde aos níveis:
(1) – Conhecimento e compreensão de uma situação clínica
(2) – Capacidade de identificar um problema ou condição clínica e orientar o doente sob supervisão
(3) – Capacidade de identificar um problema ou condição clínica e orientar o doente sem supervisão ou como rotina, incluindo a sua eventual referenciação apropriadaAs aulas teóricas (12 horas), teórico-práticas e seminários (26 horas)
No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:
A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos
B. Semipresencial para as horas de contacto:
. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.
. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.
. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.
C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 146,00 |
Frequência das aulas | 97,00 |
Total: | 243,00 |
Presença em 75% das aulas práticas
Reprovação por falta de assiduidade se assiduidade < 75% no conjunto das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas
Classificação Final (CF)= 0,5 Avaliação Contínua (AC)+ 0,5 Prova Escrita Final (PEF)
Classificação na "AC" < 10/20 valores implica reprovação à disciplina
Arredondamento final à unidade (Ex.: 10,0 a 10,4 = 10; 10,5 a 10,9 = 11)
Classificação na “PEF” <10/20 valores implica reprovação à disciplina, independentemente da nota da “AC”.
II. Avaliação escrita: teste de escolha múltipla com 80 questões e 5 possibilidade de resposta, apenas com uma resposta correta, com duração de 90 minutos. Valor total 20 valores (0,25 valores cada questão). A resposta incorreta a uma questão não é penalizada.
III. Avaliação contínua
Ponderação: 1. Assiduidade e comportamento 5/20, 2. Aptidão clínica 5/20, 3. Capacidade de comunicação 5/20, 4. Aplicação de conhecimentos 5/20
IV. Melhoria de classificação: prova oral (PO)
Prova oral (PO)
Pandemia COVID-19
REGRAS DE AVALIAÇÃO
Avaliação de conhecimentos (PE):
- Prova escrita, teste de 80 perguntas de escolha múltipla com a duração de 90 minutos.
- Cada pergunta tem 5 opções de resposta, sendo que apenas uma é a correta
- Neurologia 60 perguntas, Neurocirurgia 15 perguntas, Fisiatria 5 perguntas
- As respostas incorretas não são penalizadas
- Pelo menos uma em cada 5 perguntas será baseada num caso clínico
- A classificação da avaliação de conhecimento é de 0 (zero) a 20 (vinte valores), arredondado à primeira casa decimal
A realização da prova escrita será realizada “on-line”, por um método disponibilizado pelo ICBAS, UP.
Avaliação continua - aulas práticas (AC):
- Avaliação será efetuada de acordo com os seguintes parâmetros (5 valores cada):
Avaliação contínua, uma vez que a maioria das aulas foram, e serão, realizadas à distância, baseia-se na redação e apresentação de temas neurológicos, a presentação e discussão de artigos científicos escolhidos pelos alunos ou professores e na apresentação e discussão de casos clínicos.
- A classificação será dada pelo assistente das aulas práticas de neurologia depois de receber a informação de Neurocirurgia e Fisiatria
- A classificação da avaliação contínua é de 0 (zero) a 20 (vinte valores) com arredondamento à primeira casa decimal.
Regras gerais:
A classificação da "AC" tem uma ponderação de 30% para a Classificação Final (CF)
A classificação na “PE” tem uma ponderação de 70% para a Classificação Final
Classificação Final (CF) = 0,3 Avaliação Contínua (AC) + 0,7 Prova Escrita (PE)
A classificação final à Unidade Curricular é arredondada à unidade (Ex.: 9,0 a 9,4 =9; 9,5 a 9,9 =10)
A Classificação Final <10/20 valores implica reprovação à Unidade
Melhoria de classificação: prova oral (PO), realizada “on-line”, por um método disponibilizado pelo ICBAS, UP.
Épocas especiais: as mesmas regras da época normal