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Psicologia Médica

Código: M326     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 21-02-2022 a 17-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 173 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Principais Temáticas:

  • O adoecer e a doença
  • O Sofrimento Humano
  • A Relação Médico – Doente

 

  • Dotar o futuro Médico de aptidões, atitudes e comportamentos consentâneos com a Abordagem Global do Homem em Sofrimento
  • Compreender a especificidade da Relação Médico – Doente
  • Desenvolver competências de Relação e de Comunicação Clínica
  • Compreender e conhecer o Desenvolvimento Humano e a dimensão psicológica do adoecer ao longo do Ciclo Vital
  • Identificar e compreender  as reações psicológicas à situação de doença ; aspectos diferenciais relacionados com o ciclo vital, tipos de patologia e quadros em que se adoece e interage
  • Aprender a reconhecer o sofrimento psíquico, a detectar sinais e sintomas de sofrimento
  • Aprender a lidar de forma eficaz com a sintomatologia psicológica mais comum - Ansiedade e Depressão
  • Estimular a capacidade empática e a análise compreensiva da relação com o doente, para que no diagnóstico e intervenção terapêutica, o futuro médico não esqueça a dimensão psicológica e relacional
  • Aprender a reconhecer a importância da relação e da comunicação médico-doente na adesão terapêutica
  • Desenvolver competências de  Relação e Comunicação com os outros profissionais de saúde
  • Aprender a Comunicar com a Família
  • Aprender a lidar com situações difíceis
  • Aprender a comunicar más notícias
  • Aprender  a lidar com a Morte e o Morrer
  • Desenvolver o conhecimento de si e do outro

Resultados de aprendizagem e competências


  • Reconhecer e saber lidar com o sofrimento (o próprio e o do outro)

  • Compreender a doença e o adoecer ao longo do ciclo vital (criança, adolescente, pessoa adulta e pessoa mais velha)

  • Reconhecer o impacto do modelo bio-psico-social na clinica

  • Saber o que é a empatia e distinguir cortesia e empatia

  • Reconhecer os sintomas de ansiedade e de depressão (distinguir adaptativo e patológico)

  • Reconhecer um processo de luto

  • Reconhecer e saber lidar com emoções fortes (raiva, medo e tristeza intensa)

  • Adquirir competências clinicas de comunicação aplicáveis à entrevista clínica

  • Reconhecer a complementaridade da entrevista clínica com a história Clínica

  • Reconhecer a especificidade da comunicação com a criança

  • Saber comunicar com a família

  • Saber identificar situações difíceis

  • Saber comunicar em situações difíceis

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa

Principais Temáticas:

  • O adoecer e a doença
  • O Sofrimento Humano
  • A Relação Médico – Doente


Temas Teóricos

  •  Introdução à Psicologia Médica 
  • O adoecer e a doença. Reacções psicológicas de adaptação à doença
  • A Entrevista Clinica 
  • Relação Médico Doente. Modelos de relação.
  • Adesão à terapêutica 
  • A relação Médico-Criança. A criança e a doença. 
  • A Relação Médico-Adolescente, O adolescente e a doença
  • A relação Médico – Pessoa mais Velha 
  • A Ansiedade. Aspectos semiológicos. 
  • A Depressão. Aspectos semiológicos
  • A Dor
  • O Processo de Luto
  •  A Doença Oncológica. 
  • A Doença Crónica 
  • A Sexualidade Humana




 

Bibliografia Obrigatória

Equipa docente; Artigos anualmente pré-seleccionados
Rui Mota Cardoso (Coordenação) ; Competências Clínicas de Comunicação, Faculdade de Medicina da UP, 2012

Bibliografia Complementar

Takk, V; O Relacionamento Médico-Paciente, 1988
Savett, L.A; The Human Side of Medicine, 2002
Michael Balint; O Médico, o seu Doente e a Doença, Climepsi Editores, 2004

Observações Bibliográficas

Vários; Slides das Aulas
Vários; Dossier fornecido aos alunos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Abordagem expositiva dos principais conteúdos programáticos da UC em grupos alargados. Aulas Teóricas - 1 hora/semana.

Apresentação pelos estudantes e discusssão em pequenos grupos de temas pré-definidos . aula teórico-prática - 1 hora semanal

Treino de competências com recurso a role-playing, em pequeno grupo. Aulas Práticas - 2 horas semanais


Dentro dos condicionalismos impostos pelas orientações superiores resultantes da evolução da Pandemia por Covid 19 adoptaremos um Modelo de Ensino Misto com ensino presencial e ensino à distância.

A componente presencial será privilegiada nomeadamente no ensino prático e teórico-prático.

De acordo com as normas de distanciamento social em vigor, a turma poderá dividir-se, alternando o ensino presencial e o ensino à distância.


Aulas teóricas – 1 hora por semana


Abordagem expositiva dos principais conteúdos programáticos, suportada em exemplos clínicos.


Modelo Misto - (presencial e transmissão à distância) com disponibilização dos powerpoint e/ou aulas gravadas


Aulas Teório-Prática e Aulas Práticas - Blocos de 3 horas(1+2h) por semana


Modelo de Ensino Misto (presencial e à distância) – de acordo com as normas de distanciamento social em vigor, a turma poderá dividir-se, alternando o ensino presencial e o ensino à distância.


.


Aulas Práticas – treino de competências de relação e de comunicação com recurso a role-playing. Coordenação de temáticas entre as aulas teórico-práticas e práticas


Os estudantes estão distribuídos por 9 turmas  (máximo de 15  estudantes por turma)



  • Nas aulas práticas serão realizados exercícios, geralmente com recurso a role-playing de situações clinicas da prática médica.

  • Os aspectos e situações abordadas nas aulas práticas estão articuladas com os temas abordados na aula teórico e/ou seminário.

  • As situações clinicas e os aspectos trabalhados na aula prática, serão relativas ao tema, objecto de debate da aula teórico-prática  que a precede





  • Cada Turma constitui-se como um GRUPO DE TRABALHO, é orientada por um Professor Tutor e segue um programa pré-definido.

  • GRUPOS BALINT- Modelo inspirador do funcionamento do Grupo do Trabalho, tem uma Dinâmica específica do Grupo pelo que não são admitidas trocas de grupo /substituições de aulas

  • Os temas das aulas teórico-práticas são complementares dos temas teóricos. Há um conjunto de Textos pré-definidos que serão lidos e comentados pelos estudantes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,00
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação com obrigatoriedade de presença a 2/3 das aulas presenciais ou a distancia- reuniões zoom e apresentação  de trabalhos de grupo relativos à discussão de textos pré-selecionados  e de situações clinicas

Fórmula de cálculo da classificação final

I -  Avaliação Contínua (50% 10 Val)

1. Apresentação de Textos (3X 2 val)

2.Assiduidade e participação nas aulas TP e P (2 val)

3. Relatório final (2val) .

Relatório sintético (grupos de 2 estudantes) centrado no Tema “O QUE APRENDI. O QUE
GOSTARIA DE TER APRENDIDO” ?
Será tida em conta:
1.A sua clareza
2.A integração dos conhecimentos
3.A reflexão sobre si, sobre a experiência da doença e sobre o relacionamento com o Outro
(Doentes, Familiares, Colegas, Profissionais envolvidos nos
4. Reflexão sobre a dinâmica do grupo de TP e P em que esteve inserido


2. Exame Final (50% - 10 valores) perguntas de resposta múltipla e perguntas de resposta em texto 
Exige-se um minimo de 50% (5 valores) no resultado do Exame Final

Provas e trabalhos especiais


Relatório Final:

Tema “O QUE APRENDI. O QUE
GOSTARIA DE TER APRENDIDO” ?
Será tida em conta:
1.A sua clareza
2.A integração dos conhecimentos
3.A reflexão sobre si, sobre a experiência da doença e sobre o relacionamento com o Outro
(Doentes, Familiares, Colegas, Profissionais envolvidos nos
4. Reflexão sobre a dinâmica do grupo de TP e P em que esteve inserido

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial:
A componente prática mantém-se inalterada
A componente teórica poderá ser avaliada através de perguntas com resposta por escrito ou prova oral

Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação da Unidade Curricular de Psicologia Médica o estudante deverá submeter-se a avaliação oral
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