Psicologia Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 21-02-2022 a 17-06-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
173 |
Plano Oficial em Vigor |
3 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Principais Temáticas:
- O adoecer e a doença
- O Sofrimento Humano
- A Relação Médico – Doente
- Dotar o futuro Médico de aptidões, atitudes e comportamentos consentâneos com a Abordagem Global do Homem em Sofrimento
- Compreender a especificidade da Relação Médico – Doente
- Desenvolver competências de Relação e de Comunicação Clínica
- Compreender e conhecer o Desenvolvimento Humano e a dimensão psicológica do adoecer ao longo do Ciclo Vital
- Identificar e compreender as reações psicológicas à situação de doença ; aspectos diferenciais relacionados com o ciclo vital, tipos de patologia e quadros em que se adoece e interage
- Aprender a reconhecer o sofrimento psíquico, a detectar sinais e sintomas de sofrimento
- Aprender a lidar de forma eficaz com a sintomatologia psicológica mais comum - Ansiedade e Depressão
- Estimular a capacidade empática e a análise compreensiva da relação com o doente, para que no diagnóstico e intervenção terapêutica, o futuro médico não esqueça a dimensão psicológica e relacional
- Aprender a reconhecer a importância da relação e da comunicação médico-doente na adesão terapêutica
- Desenvolver competências de Relação e Comunicação com os outros profissionais de saúde
- Aprender a Comunicar com a Família
- Aprender a lidar com situações difíceis
- Aprender a comunicar más notícias
- Aprender a lidar com a Morte e o Morrer
- Desenvolver o conhecimento de si e do outro
Resultados de aprendizagem e competências
- Reconhecer e saber lidar com o sofrimento (o próprio e o do outro)
- Compreender a doença e o adoecer ao longo do ciclo vital (criança, adolescente, pessoa adulta e pessoa mais velha)
- Reconhecer o impacto do modelo bio-psico-social na clinica
- Saber o que é a empatia e distinguir cortesia e empatia
- Reconhecer os sintomas de ansiedade e de depressão (distinguir adaptativo e patológico)
- Reconhecer um processo de luto
- Reconhecer e saber lidar com emoções fortes (raiva, medo e tristeza intensa)
- Adquirir competências clinicas de comunicação aplicáveis à entrevista clínica
- Reconhecer a complementaridade da entrevista clínica com a história Clínica
- Reconhecer a especificidade da comunicação com a criança
- Saber comunicar com a família
- Saber identificar situações difíceis
- Saber comunicar em situações difíceis
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
Principais Temáticas:
- O adoecer e a doença
- O Sofrimento Humano
- A Relação Médico – Doente
Temas Teóricos
- Introdução à Psicologia Médica
- O adoecer e a doença. Reacções psicológicas de adaptação à doença
- A Entrevista Clinica
- Relação Médico Doente. Modelos de relação.
- Adesão à terapêutica
- A relação Médico-Criança. A criança e a doença.
- A Relação Médico-Adolescente, O adolescente e a doença
- A relação Médico – Pessoa mais Velha
- A Ansiedade. Aspectos semiológicos.
- A Depressão. Aspectos semiológicos
- A Dor
- O Processo de Luto
- A Doença Oncológica.
- A Doença Crónica
- A Sexualidade Humana
Bibliografia Obrigatória
Equipa docente; Artigos anualmente pré-seleccionados
Rui Mota Cardoso (Coordenação) ; Competências Clínicas de Comunicação, Faculdade de Medicina da UP, 2012
Bibliografia Complementar
Takk, V; O Relacionamento Médico-Paciente, 1988
Savett, L.A; The Human Side of Medicine, 2002
Michael Balint; O Médico, o seu Doente e a Doença, Climepsi Editores, 2004
Observações Bibliográficas
Vários; Slides das Aulas
Vários; Dossier fornecido aos alunos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Abordagem expositiva dos principais conteúdos programáticos da UC em grupos alargados. Aulas Teóricas - 1 hora/semana.
Apresentação pelos estudantes e discusssão em pequenos grupos de temas pré-definidos . aula teórico-prática - 1 hora semanal
Treino de competências com recurso a role-playing, em pequeno grupo. Aulas Práticas - 2 horas semanais
Dentro dos condicionalismos impostos pelas orientações superiores resultantes da evolução da Pandemia por Covid 19 adoptaremos um Modelo de Ensino Misto com ensino presencial e ensino à distância.
A componente presencial será privilegiada nomeadamente no ensino prático e teórico-prático.
De acordo com as normas de distanciamento social em vigor, a turma poderá dividir-se, alternando o ensino presencial e o ensino à distância.
Aulas teóricas – 1 hora por semana
Abordagem expositiva dos principais conteúdos programáticos, suportada em exemplos clínicos.
Modelo Misto - (presencial e transmissão à distância) com disponibilização dos powerpoint e/ou aulas gravadas
Aulas Teório-Prática e Aulas Práticas - Blocos de 3 horas(1+2h) por semana
Modelo de Ensino Misto (presencial e à distância) – de acordo com as normas de distanciamento social em vigor, a turma poderá dividir-se, alternando o ensino presencial e o ensino à distância.
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Aulas Práticas – treino de competências de relação e de comunicação com recurso a role-playing. Coordenação de temáticas entre as aulas teórico-práticas e práticas
Os estudantes estão distribuídos por 9 turmas (máximo de 15 estudantes por turma)
- Nas aulas práticas serão realizados exercícios, geralmente com recurso a role-playing de situações clinicas da prática médica.
- Os aspectos e situações abordadas nas aulas práticas estão articuladas com os temas abordados na aula teórico e/ou seminário.
- As situações clinicas e os aspectos trabalhados na aula prática, serão relativas ao tema, objecto de debate da aula teórico-prática que a precede
- Cada Turma constitui-se como um GRUPO DE TRABALHO, é orientada por um Professor Tutor e segue um programa pré-definido.
- GRUPOS BALINT- Modelo inspirador do funcionamento do Grupo do Trabalho, tem uma Dinâmica específica do Grupo pelo que não são admitidas trocas de grupo /substituições de aulas
- Os temas das aulas teórico-práticas são complementares dos temas teóricos. Há um conjunto de Textos pré-definidos que serão lidos e comentados pelos estudantes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
16,00 |
Estudo autónomo |
86,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Participação com obrigatoriedade de presença a 2/3 das aulas presenciais ou a distancia- reuniões zoom e apresentação de trabalhos de grupo relativos à discussão de textos pré-selecionados e de situações clinicas
Fórmula de cálculo da classificação final
I - Avaliação Contínua (50% 10 Val)
1. Apresentação de Textos (3X 2 val)
2.Assiduidade e participação nas aulas TP e P (2 val)
3. Relatório final (2val) .
Relatório sintético (grupos de 2 estudantes) centrado no Tema “O QUE APRENDI. O QUE
GOSTARIA DE TER APRENDIDO” ?
Será tida em conta:
1.A sua clareza
2.A integração dos conhecimentos
3.A reflexão sobre si, sobre a experiência da doença e sobre o relacionamento com o Outro
(Doentes, Familiares, Colegas, Profissionais envolvidos nos
4. Reflexão sobre a dinâmica do grupo de TP e P em que esteve inserido
2.
Exame Final (50% - 10 valores) perguntas de resposta múltipla e perguntas de resposta em texto
Exige-se um minimo de 50% (5 valores) no resultado do Exame Final
Provas e trabalhos especiais
Relatório Final:
Tema “O QUE APRENDI. O QUE
GOSTARIA DE TER APRENDIDO” ?
Será tida em conta:
1.A sua clareza
2.A integração dos conhecimentos
3.A reflexão sobre si, sobre a experiência da doença e sobre o relacionamento com o Outro
(Doentes, Familiares, Colegas, Profissionais envolvidos nos
4. Reflexão sobre a dinâmica do grupo de TP e P em que esteve inserido
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação especial:
A componente prática mantém-se inalterada
A componente teórica poderá ser avaliada através de perguntas com resposta por escrito ou prova oral
Melhoria de classificação
Para melhoria de classificação da Unidade Curricular de Psicologia Médica o estudante deverá submeter-se a avaliação oral