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Virologia, Micologia e Parasitologia

Código: M315     Sigla: VMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 20-09-2021 a 14-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 184 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos: Para além dos objetivos gerais transversais a todas as unidades curriculares do MIM, a UC de Parasitologia, Micologia e Virologia terá por objectivo principal a formação do estudante não só no conhecimento básico da etiologia, da patogenia, do estudo laboratorial, do tratamento e da prevenção das grandes síndromas causadas por bactérias, fungos vírus e parasitas, mas também:

- Descrever as diversas vertentes do diagnóstico microbiológico, conhecendo a importância e o impacto das variáveis pré analíticas na qualidade dos resultados
- Planear todo o diagnóstico microbiológico
- Correlacionar os resultados laboratoriais com as informações clínicas
- Ter noções sobre os antimicrobianos, antifúngicos e antivíricos usados quer no tratamento quer na prevenção das infeções causadas pelos microrganismos
- Reconhecer a importância da vigilância epidemiológica da infeção nosocomial.
- Compreender o contributo da Microbiologia na investigação clínica

A equipa docente deseja motivar e colaborar no desenvolvimento pessoal de cada aluno para que estes objectivos sejam alcançados

Resultados de aprendizagem e competências

Utilização da linguagem correta e apropriada da Microbiologia
- Selecionar os produtos adequados para o diagnóstico microbiológico
- Conhecer a importância da colheita, transporte e acondicionamento dos produtos, para resultados de qualidade
- Utilização racional dos exames microbiológicos
- Saber distinguir se determinado microrganismo isolado de uma amostra clínica ,é um infetante, um colonizante ou um contaminante
 - Interpretar os resultados dos exames microbiológicos e correlacioná-los com as informações clínicas
- Saber integrar no contexto da epidemiologia local e nacional os resultados da resistência aos antimicrobianos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa das aulas teóricas

1—O que há de novo no diagnóstico microbiológico e importância das boas práticas na colheita, transporte e acondicionamento dos produtos para exame microbiológico; 
2- Antimicrobianos na prática clínica e sua prescrição racional. A multirresistência e seu impacto nos cuidados de saúde.
3 – A microbiologia e a infecção associada aos cuidados de saúde.
4 -  Microbioma e sua importância no processo infecioso;  
5 -Infeções da pele e tecidos moles e músculos
6- Infeções  do trato respiratório superior;
7- Infeções do trato respiratório inferior;
8 -Infeções do trato urinário;
9 - Infeções do Sistema Nervoso Central;
10- Infeções do trato  gastrointestinal ;
11 – Doenças sexualmente transmissíveis ;
12- Infeções transmitidas por vetores;
13 –Infeções nos doentes imunocompremetidos;


Programa das aulas práticas:

1 - Visita ao S. de Microbiologia
2 – Aula da revisão sobre métodos procedimentos laboratoriais para o diagnóstico microbiológico.
3- Seminário :Normas de colheita e transporte de produtos;
4- Rastreio de portadores : Colonização nasal e importância do rastreio de portadores de MRSA  
5 - Diagnóstico laboratorial das infeções bacterianas da pele e tecidos moles;
6- Diagnóstico laboratorial das infeções fúngicas da pele e tecidos moles;
7 - Infeções bacterianas  do aparelho respiratório inferior e sua aplicação clínico laboratorial o aparelho respiratório  e sua aplicação clínico laboratorial;
8 - Diagnóstico laboratorial das infeções virícas do aparelho respiratório  e sua aplicação clínico laboratorial;
9 – Diagnóstico laboratorial das infeções fúngicas  do aparelho respiratório  e sua aplicação clínico laboratorial e sua aplicação clínico laboratorial;
10 - Diagnóstico laboratorial das infecções do tracto urinário e sua aplicação clinico laboratorial;
11  – Diagnóstico laboratorial das infeções bacterianas   do aparelho gastrointestinal  e sua aplicação clínico laboratorial ;  
12 – Diagnóstico laboratorial das infeções parasitárias aparelho gastrointestinal  e sua aplicação clínico laboratorial e sua aplicação clínico laboratorial;
13 – Aula de revisões.

Bibliografia Obrigatória

Patrick R. Murray; Medical Microbiology, Mosby Elsevier, 2012. ISBN: ISBN: 13:978-0323086929
Helena Barroso, António Meliço Silvestre e vários; Microbiologia Médica, Volume 1 e 2, Lidel editores, 2014
James H. Jorgensen Michael A. Pfaller ; Manual of Clinical Microbiology . ISBN: ISBN 13:978-1555817374

Bibliografia Complementar

Harrison; Harrison´s Principles of Internal Medicine, McGraw-Hill
Mandell, Douglas and Bennett´s; Principles and Practice of Infectious Diseases, Churchill Livinsgstone
Flint S. J. ; Enquist L. W; Principles of Virology

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da unidade curricular será distribuída, por duas sessões teóricas semanais, de uma hora cada e uma sessão prática no laboratório, de duas horas, orientadas e supervisionadas pelos docentes. Em todo o semestre, três das aulas práticas terão o cariz de seminário teórico-prático

Sessões teóricas - serão ministradas, a maior parte delas, pela regente da UC, e por alguns docentes. São estruturadas da seguinte forma: Exposição geral e discussão dos temas programáticos, com base num caso clínico, de forma a estimular a interação entre os alunos e o docente. No fim de cada aula haverá um período para esclarecimento de dúvidas

Sessões práticas- Em todas as sessões haverá uma pequena exposição teórica sobre noções laboratoriais relacionados com o assunto que será tratado nessa sessão, seguindo-se a execução, observação, interpretação e validação dos exames laboratoriais relacionados com o tema da aula

Sessões teórico práticas (Seminários)- Perseguem objectivos de integração de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades de raciocínio clinico-laboratorial, tendo por base um caso clínico previamente disponibilizados aos alunos, terão a duração de 2 H.
Serão orientadas por um docente cuja função será de orientar a discussão, fazer pontos da situação e a síntese final.

O cronograma dos assuntos a lecionar quer nas sessões teóricas quer nas sessões práticas serão disponibilizados aos alunos no início do semestre.
O protocolo de cada sessão prática será disponibilizado no início de cada sessão prática


No âmbito da pandemia COVID-19, as metodologias de ensino/aprendizagem dependerão da situação epidemiológica existente e poderemos ter um dos 3 cenários:

A. Presencial - as aulas decorrerão nos moldes habitualmente previstos

B. Semipresencial para as horas de contacto:

. Aulas teóricas serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono.

. Aulas TP serão realizadas com alguns estudantes presencialmente ou totalmente à distância via Zoom de modo síncrono com discussão de casos clínicos.

. Aulas Práticas: os grupos serão subdivididos em 2, metade deverá ter contacto com o doente real e a outra metade com o doente virtual ou realizar outra atividade indicada pelo docente, com alternância na semana seguinte.

C. À distância - este modelo só será aplicado se não houver condições para o ensino semipresencial e será feito integralmente com recurso a doentes virtuais e a plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Teste 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aprovação - Para obter aprovação na UC o estudante terá que ter uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.
1 – Avaliação da componente Teórica será realizada na época de exames de cada semestre. Será efetuada através de um teste de 100 questões de escolha múltipla sobre os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas- A aprovação na parte teórica resultará de exame final e terá uma ponderação de 75%   O estudante terá de obter uma classificação mínima igual ou superior a 9,5 valores (escala de 0 a 20).

2 -Avaliação da componente prática – Será constituída por duas partes:

a)Avaliação contínua - Esta avaliação será efectuada ao longo das aulas práticas e será fundamentada nos seguintes parâmetros: - Grau de conhecimento - 7 val; Assiduidade e pontualidade -2 val; Comportamento – 1 val; Interesse e participação 5 val; Qualidade dos trabalhos práticos e resolução e discussão de problemas clínico - laboratoriais – 5 val

b)Avaliação prática final - Será efetuada através da projeção de 20 imagens referentes aos assuntos versados nas aulas práticas. Cada imagem tem a cotação de um valor. Será efetuada no último dia da última semana de aulas, em hora a agendar pelo Conselho Pedagógico.
Para obter frequência na parte prática o estudante terá que frequentar 3/4 das aulas e terá de efetuar a prova de avaliação final da prática.Quem não efetuar a avaliação prática final não obterá a frequência do componente prática.

 A classificação da parte prática resultará da soma das classificações ponderadas obtidas na avaliação continua pelo docente (15%) e da avaliação prática final (10%). Para obter aprovação da componente prática o estudante terá de obter uma classificação mínima igual ou superior a 9,5 valores (escala de 0 a 20

Os estudantes que tenham frequentado e obtido frequência nas aulas práticas no ano lectivo anterior, ficam dispensados de frequentar as aulas práticas, mantendo a classificação obtida, para cálculo da classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da Unidade Curricular corresponde à soma das classificações ponderadas obtidas nas duas componentes que a integram - teórica e prática -, devendo qualquer delas ser igual ou superior a 9,5 valores.
É calculada segundo a fórmula:
Nota final = Nota da componente teórica x 75% + Nota da componente prática x 25%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos mesmos moldes anteriormente descritos

Melhoria de classificação

A melhoria da componente teórica será efetuada através de exame oral, nos dois dias imediatos ao exame de recurso. Será efetuada por dois docentes. Apenas serão interrogados conhecimentos das sessões teóricas

A melhoria da componente prática só é possível através da repetição das aulas práticas e da sua avaliação final
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