E pur si Muove! Avanços Recentíssimos da Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 20-09-2021 a 14-01-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
47 |
Plano Oficial em Vigor |
2 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
Esta disciplina opcional destina-se aos que têm prazer em estar atentos e curiosos relativamente às descobertas científicas mais recentemente, em particular às que têm implicações médicas. Regente e estudantes embarcarão numa viagem de pesquisa na net daquilo que vai sendo publicado em revistas científicas, à procura de resultados que tenham o de aumentar o conhecimento médico, em particular novos dados com potencial a aplicação à saúde humana. Os participantes nesta disciplina opcional devem ter prazer de procurar o desconhecido: a disciplina não tem programa prévio porque o seu alvo preferencial serão artigos científicos publicados após a darta de início da disciplina. Através da procura na internet, por exemplo, no site Science Direct, serão selecionados pelos estudantes e pelo regente notícias e artigos científicos recentemente divulgados e, entre estes, escolhidos aqueles que pareçam mais interessantes para quem quer ser médico. Os artigos escolhidos serão alvo de apresentação sucinta, apoiada por PowerPoint a partilhar por todos, seguida de discussão geral sobre o seu significado e importância em medicina.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se partilhar o prazer da procura autónoma de informação médica recentemente publicada. Também se partilhará a análise crítica das notícias e artigos científicos seleccionados, assim como se especulará sobre a sua importância para a medicina do futuro. Pretend-se que cada aula tenha uma discussão acesa sobre os temas científicos do dia.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
O grande pré-requisito é ter gosto em ir à procura do desconhecido, estar disponível para ir "à caça" de notícias artigos científicos na internet, partilhar as descobertas e ter prazer numa discussão crítica das descobertas recentes da investigação médica. Os estudantes têm que estar presentes em 75% das aulas para obter frequência na disciplina e serem aceites para exame final. Cada grupo de 1 a 4 estudantes tem como requisito adicional escolher um artigo científico recente e apresentá-lo aos colegas durante uma aula, sendo esta apresentação cotada com 4 valores para a nota final de 20. A cotação da apresentação é definida pelo responsável pela disciplina.
Programa
Esta disciplina não tem programa previamente definido já que se destina a ir identificar artigos científicos que tenham sido publicados internacionalmente nas semanas que precedem ou acompanham o decorrer da cadeira.
Bibliografia Obrigatória
Science Direct; How to find mdecicam advances in internet
Observações Bibliográficas
Não há bibliografia pré-determinada nesta opcional. São avanços médicos acontecidos nas semanas que precedem a aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na primeira aula, para dar o pontapé de saída deste jogo de caça, o regente da disciplina irá apresentar, apoiado em PowerPoint, alguns artigos científicos que ele próprio escolheu através de pesquisa na internet. A sua apresentação crítica destes artigos será seguida de um período de discussão aberta com todos os estudantes presentes. A partir desta primeira aula, todos os estudantes (e o regente) são convidados a semanalmente trazer PowerPoints relatando as suas descobertas na net de artigos científicos interessantes para a medicina. Idealmente, esses PPs serão partilhados de véspera com todos os participantes na disciplina.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
45,00 |
Obtenção de frequência
Na última (ou, talvez penúltima aula; será uma questão a combinar nas primeiras aulas) serão escolhidos 12 dos artigos apresentados durante as aulas anteriores os quais serão o alvo das 25 perguntas de resposta múltipla que constituirão o exame final (este exame será realizado com direito a consulta por parte do estudante para resolver a 25 perguntas). Destes 12 artigos, 6 serão escolhidos por votação dos estudantes que participem na disciplina, e restantes 6 pelo regente.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final individual resultará em 80% da nota no exame de 25 perguntas de resposta múltipla e 20% da paresentação de artigo por 1 a 4 estudantes.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes terão como tarefa voluntária procurar na net artigos científicos recentes de interesse médico, selecionar alguns que considere interessantes, fazer um PowerPoint curto sobre eles e apresentá-los numa das aulas. Se o estudantes não tiver disponível para participar nestas tarefas, agradece-se que não se inscreva na disciplina (a cadeira é opcional !).
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame de 25 perguntas de resposta múltipla (80%) e apresentação de artigo (205). O exame permite o uso de materiais de consulta em suporte de papel trazidos pelo estudante mas impede o uso de meios informáticos (computador, smartphone, etc).
Melhoria de classificação
Através de exame oral individual com o regente.
Observações
Se na escolha da sua disciplina opcional pretender frequentar uma disciplina cujos conteúdos são conhecidos à partida e que seja leccionada por meio de aulas teóricas clássicas, então não se inscreva nesta cadeira.