Histologia dos Sistemas e Embriologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 21-02-2022 a 17-06-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
227 |
Plano Oficial em Vigor |
1 |
- |
9 |
84 |
243 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Proporcionar aos estudantes uma experiência de ensino-aprendizagem curso de elevada qualidade em Histologia dos Sistemas e de Embriologia, na continuidade dos conteúdos de Biologia da Célula e dos Tecidos, expandindo assim os conhecimentos, aptidões e competências anteriormente promovidas.
Facultar aos estudantes uma visão muito dinâmica dos conteúdos programáticos, incentivando a integração de conhecimentos e o perspetivar da importância e da aplicabilidade dos resultados da aprendizagem e competências no contexto da formação do futuro médico.
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir saberes teóricos e práticos sobre a morfologia microscópica (sobretudo ótica) e a respetiva histofisiologia normais de órgãos e sistemas do corpo humano, bem como da sua embriologia, enquanto conhecimentos e aptidões fundamentais para a boa formação médica.
Em paralelo, adquirir saberes e competências qua sustentem a boa apreensão, integração e aplicação de conteúdos e práticas de Biologia, Anatomia, Fisiologia, Patologia, Imunologia, Obstetrícia, etc.
O estudante será capaz capaz de diagnosticar, diferenciadamente, órgãos do corpo humano, bem como os seus componentes estruturais, e de descrever, de forma integrada, a principal histofisiologia subjacente.
O estudante fica preparado para perceber e antever as consequências morfofuncionais da alteração da microanatomia e histofisiologia dos sistemas estudados. Deve ser capaz de conhecer e descrever o desenvolvimento embriológico humano normal, bem como saber e perceber as anomalias mais frequentes e suas principais consequências.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos prévios: de Biologia Celular e dos Tecidos.
Conhecimentos simultâneos: de Anatomia Sistemática.
Programa
HISTOLOGIA: sangue e sistema hematopoiético, sistema cardiovascular, órgãos linfáticos, pele e anexos, cavidade oral, esófago e trato gastrointestinal, fígado, vesícula biliar e pâncreas, aparelho respiratório, aparelho urinário, glândulas endócrinas, aparelhos reprodutores masculino e feminino, glândula mamária, olho, ouvido.
EMBRIOLOGIA: a) Geral: ovulação, fecundação, segmentação, mórula, blástula, implantação. Disco germinativo bilaminado. Gastrulação e disco germinativo trilaminado. Períodos pré-embrionário, embrionário e fetal. Anexos embrionários (membranas fetais, placenta, cordão umbilical). Teratologia, com descrição das má-formações mais frequentes. b) Especial: Sistemas esquelético e muscular, cavidades serosas, sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, cabeça e pescoço (inc. hipófise, tiroide, paratiroides, timo, células C), ouvido, olho, pele e anexos, sistema nervoso central (inc. epífise), sistema nervoso periférico, glândula suprarrenal, sistema urogenital.
Bibliografia Obrigatória
Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens (4ª Edição), Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2
T.W. Sadler; Langman's Medical Embryology (Fourteenth, North American Edition), Wolters Kluwer - LWW, 2018. ISBN: 1496383907
Wojciech Pawlina and Michael H. Ross; Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology (Eighth International Edition), Wolters Kluwer - LWW, 2019. ISBN: 9781975115364
Laboratório de Histologia e Embriologia do ICBAS; Manual de Aulas Práticas de HSE, Eduardo Rocha, 2021. ISBN: n.a.
Bibliografia Complementar
Abraham L Kierszenbaum, Laura L Tres; Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology (5th Edition), Elsevier, 2019. ISBN: 032367321X
Michael J. Leboffe; A Photographic Atlas of Histology, Morton Publishing Company, 2013. ISBN: 1617310689
Samuel Webster; Embryology at a Glance (2nd Edition), John Wiley & Sons, 2016. ISBN: 9781118910801
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos expositivos (aulas plenárias, interativas) e de treino prático, presencial ou à distância. Inclui a análise e discussão de coleções de preparações histológicas ao microscópio ou via digital, ou ainda de imagens digitais projetadas, ou em depósito. Há discussões interativas, de integração teórico-prática e morfo-funcional; usando-se imagens, questionários, debates. Suporte complementar fora das aulas, com recurso ao SIGARRA e Moodle ou outros meios digitais, disponibilizando-se informação estática e dinâmica para estudo e autoavaliação.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia do desenvolvimento
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Fisiologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Histologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
45,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
159,00 |
Frequência das aulas |
84,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Participação em pelo menos 3/4 das aulas práticas lecionadas (presencial ou à distância).
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = (Nota do exame teórico x 0,45) + (Nota do teste prático x 0,50) + (Nota de participação em aula x 0,05).
Cada nota parcelar é dada na escala de 0 a 20.
Nota mínima para aprovação no exame teórico: 9,5 valores.
Nota mínima para aprovação no teste prático: 9,5 valores.
Nota mínima final para aprovação final: 9,5 valores (= 10 valores).
Condição para admissão ao teste prático: obter a nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.
A participação premeia assiduidade, atitudes, colaboração, compromisso e a qualidade de desempenho do estudante ao longo do tempo, presencialmente ou à distância.
Provas e trabalhos especiais
EXAME TEÓRICO - Teste de escolha múltipla. Cada pergunta possui 5 alternativas, das quais apenas uma é correta. Podem ser escolhidas as alíneas que se desejarem - a alínea correta vale 100% da pergunta; cada uma das erradas vale -25%. O número de questões e o tempo de cada prova é informado aquando da mesma. Como regra geral, o tempo não será inferior a 50 segundos / pergunta. Haverá, no mínimo, 50 perguntas.
POSSIBILIDADE DE SUB-DIVISÃO DO EXAME TEÓRICO - Caso os estudantes assim desejarem, por larga maioria (>75%), o regente dividirá o exame teórico em duas Partes (sem haver nota mínima por parte). A Parte 1 é implementada na semana intercalar, integrando matérias teóricas lecionadas até à data, a definir pelo regente. A Parte 2 é realizada em época normal, integrando conteúdos não avaliados na Parte 1. Se for do interesse dos estudantes, o exame de recurso também será subdividido em duas partes, contendo os conteúdos das Partes 1 e 2, a realizar no mesmo dia, com curto intervalo.
EXAME PRÁTICO - Consta de questionário para respostas curtas, feito com base em imagens estáticas e/ou dinâmicas (lâminas digitais). É pedido diagnóstico de estruturas histológicas ou perguntas relacionadas. O número de questões é variável (regra geral 40). O tempo de cada prova é informado aquando da mesma. O exame não é divisível e é realizado na época normal e de recurso.
Não há trabalhos especiais, podendo haver implementação de pequenos questionários, em modo presencial ou à distância.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As provas acima indicadas são para os Estudantes que se submetem a exame nas épocas regulares (normal e recurso). Neste seguimento, os exames especiais solicitados, por exemplo, pelos dirigentes associativos, ou época especial de setembro, etc., poderão ser de tipo diferente, segundo um modelo/tipo a determinar pelo regente, caso a caso, podendo assim constar de provas idênticas às descritas, mas com número diferente de questões, provas teórico-práticas escritas, teórico-práticas de projeção, interrogatório direto com lâminas histológicas ao microscópio, via Zoom, etc.
Ém época especial pode não haver lugar a subdivisão de exame teórico, pelo que nesse caso o estudante realiza o exame completo, tenha ou não alguma nota parcelar anterior referente a avaliação teórica.
A marcação das provas é da responsabilidade dos docentes de acordo com as suas disponibilidades e com os horários de ocupação dos espaços de exame, com informação aos candidatos por aviso no SIGARRA (documentos da UC) e/ou envio de e-mail pessoal, utilizando as direções atribuídas pelo ICBAS, constantes da ficha dos Estudantes (SIGARRA).
Melhoria de classificação
Só é possível fazer melhoria de classificação após a aprovação final à UC.É feita por realização de novas provas finais, teórico e/ou prático.
Será sempre considerada a melhor combinação possível entre classificações obtidas, na mesma época ou em épocas diferentes.
Caberá ao estudante verificar se foi usada a melhor combinação e chamar a atenção em caso de não ter sido.
Observações
Em caso de reprovação, o regente aproveita nota(s) parcelar(es) que o estudante deseje manter ativas para época(s) de avaliação seguinte. Note bem que tais notas parcelares não são passíveis de melhoria enquanto não houver aprovação à UC. Contudo, o estudante pode desistir das notas pendentes e realizar nova avaliação, ficando com a nova nota.
O regente considerará para o presente ano letivo todas as classificações parcelares que algum estudante repetente possa ter obtido em ano anterior a esta UC (HSE).
O regente dispensa todos os estudantes repetentes com frequência já obtida anteriormente à UC de assistir às aulas teóricas e práticas. Porém, são sujeitos às regras de avaliação previstas para o presente ano letivo. Caso façam nova frequência às aulas, terão uma nova classificação de avaliação contínua.