Código: | MV112 | Sigla: | BC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Básicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Microscopia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMV | 76 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 4 | 56 | 108 |
OBJETIVOS:
Pretende-se que os alunos adquiram conceitos básicos da estrutura e funcionamento da célula animal.
Mais especificamente:
-noções específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.
-saber utilizar em autonomia o microscópio ótico (MO).
-saber utilizar o microscópio de fluorescência (MF).
-obter formação básica em microscopia eletrónica de transmissão (TEM).
-obter formação básica no processamento para MO, histoquímica, imunocitoquímica, imunohistoquímica e TEM.
-saber identificar as estruturas celulares ao MO e TEM.
RESULTADOS E COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:
No final do semestre, o aluno deverá possuir os seguintes conhecimentos, competências e atitudes:
-noções gerais e específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.
-saber identificar todos os organelos e estruturas celulares em microscopia ótica e eletrónica de transmissão (TEM).
-saber utilizar em autonomia o microscópio ótico.
-noções básicas de como utilizar o microscópio de fluorescência.
-saber realizar e interpretar diferentes preparações de material a fresco e processado para microscopia ótica.
-noções gerais sobre diferentes técnicas de microscopia ótica e eletrónica.
-saber a técnica fundamental de preparação de material biológico para TEM.
-saber e trabalhar em grupo e saber e debater temas, procedimentos e resultados.
-aprender a ser disciplinado, educado e respeitador em relação à Instituição, docentes e colegas.
Competências gerais a adquirir:
Aptidões a adquirir:
1-pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas.
2-colaboração, agilidade e adaptabilidade.
3-iniciativa e empreendedorismo.
4-boa comunicação oral e escrita.
5-capacidade de aceder à informação e analisá-la.
6-curiosidade e imaginação.
O que o mercado de trabalho exige de um licenciado:
-que domine os conhecimentos básicos de biologia celular.
-que seja autónomo.
-tenha a capacidade contínua de aprender coisas novas.
-que seja capaz de produzir conhecimento.
-que seja capaz de interagir com pessoas, por vezes, de múltiplas nacionalidades e backgrounds culturais diferentes.
-que seja capaz de se adaptar a novas situações.
PRÉ-REQUISITOS (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos):
Necessita-se que o aluno tenha conhecimentos básicos de biologia celular e molecular do nível do 12º ano do Liceu.
PROGRAMA:
TEMAS TEÓRICOS:
1-Apresentação da disciplina. Aspectos morfológicos dos componentes celulares.
2-Microscopia. Diferentes tipos de microscópios. Técnicas de microscopia. Nova instrumentação para análise de células.
3-Ácidos nucléicos. Cromatina. Cromossomas. Replicação do DNA. Reparação do DNA
4-Transcrição: mRNA, tRNA, rRNA, snRNA. Processamento nuclear do RNA.
5-Tradução
6-microRNAs
7-Poros nucleares. Transporte nucleo-citoplasmático
8-Estrutura da membrana celular. Transporte membranar de pequenas moléculas.
9-Retículo endoplasmático. Processamento de proteínas e lípidos. Reservas de cálcio
10-Aparelho de Golgi. Processamento de proteínas e lípidos
11-Lisossomas. Endocitose. Exocitose. Autofagia
12-Peroxissomas
13-Mitocôndrias. Substâncias de reserva
14-Citoesqueleto-I: microtúbulos, cílios, flagelos
15-Citoesqueleto-II: microfilamentos, microvilosidades, estereocílios, filamentos intermédios
16-Ciclo celular
17-Mitose. Meiose
18-Junções intercelulares. Adesão celular.
19-Matriz extracelular. Lâmina basal
20-Motilidade celular
21-Contração celular. Músculo esquelético estriado, músculo cardíaco estriado, músculo liso
22-Sinalização celular
23-Morte celular programada
24-Fertilização, desenvolvimento embrionário pré-implantação
TEMAS PRÁTICOS:
1-Utilização do microscópio ótico de fundo claro. Focagem. Resolução. Morfologia microscópica (pele de rato).
12-Preparações extemporâneas (sangue de cão). Osmose de eritrócitos. Esfregaço sanguíneo.
3-Processamento de material biológico para microscopia ótica. Inclui vídeo.
4-Colorações topográficas (hematoxilina e eosina: He-Eo): fígado de rato. Microtomia. Coloração.
5-Processamento de material biológico para microscopia eletrónica de transmissão (TEM). Inclui vídeo.
6-Visita aos ultramicrótomos com visualização dos cortes semifinos, ultrafinos e processamento das grelhas para TEM. Visita ao TEM: operação e observação ao TEM de células, estruturas e organelos celulares. Visita à Sala de Culturas. Visita à sala do microscópio de fluorescência.
7-Especializações celulares: microvilosidades (duodeno rato); estereocílios (epididímo rato); cílios (traqueia e trompa de Falópio de rato), flagelos (esfregaço de sémen de cão e cavalo), desmosomas focais (pele de rato).
8-Histoquímica:
a-Deteção de DNA (reação de Feulgen-Rossenbeck): fígado de rato
b-Deteção de proteínas (reação do DMAB-Nitrito): pâncreas exócrino de rato.
c-Deteção de lípidos (coloração pelo Negro de Sudão): fígado de rato.
d-Deteção de polissacáridos neutros (reação do PAS): glicogénio (fígado de rato), células caliciformes e microvilosidades dos enterócitos (duodeno de rato).
e-Deteção de polissacáridos ácidos (coloração pelo Azul de alcian): células caliciformes (duodeno de rato).
9-Mitose (cariótipo). Meiose (ovário e testículo de rato).
10-Consulta de Atlas de ME: observação de todos os organelos e estruturas celulares em imagens de TEM. Núcleo, Citoplasma, Especializações da membrana, Junções intercelulares, Citosqueleto, Técnicas especiais.
11-Apoptose. Reação de deteção por microscopia de fluorescência usando a técnica TUNEL. Secções de parafina de gânglios linfáticos com Linfoma humano e de cão. Atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de células em apoptose.
12-Apresentações dos estudantes para avaliação contínua.
MÉTODOS DE ENSINO E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
Aulas Teóricas:
-Exposição da matéria com apoio de meios audiovisuais dinâmicos.
-Ensino Presencial / B-learning
-Plataforma Sigarra / Moodle- Apresentações Teóricas e textos de apoio.
-Outras fontes de ensino: Biblioteca, livros, textos, revistas científicas.
-Salas de ensino equipadas com quadros brancos e projeção vídeo ligado a computador com internet.
Aulas Práticas:
-Aquisição de autonomia no manejo do microscópio ótico de fundo claro.
-Aquisição de noções básicas de processamento de material biológico para microscopia ótica e eletrónica.
-Aquisição de competência na identificação da ultrastrutura dos componentes celulares.
-Aquisição de competências na execução de técnica experimental (detecção da apoptose por imunocitoquimica em células cancerígenas com uso do microscópio de fluorescência).
-Ensino Presencial / B-learning
-Plataforma Sigarra / Moodle- Apresentações Práticas e textos de apoio.
-Outras fontes de ensino: Biblioteca de preparações histológicas; Atlas de microscopia ótica, histoquímica e microscopia eletrónica.
-Laboratório moderno com todo o equipamento necessário de vídeo-ensino e para execução dos trabalhos experimentais.
-Sala de aulas equipado com 24 microscópios óticos Zeiss e um microscópio de fluorescência Leitz.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 16,00 |
Total: | 108,00 |
MODO DE AVALIAÇÃO
-Avaliação contínua e Avaliação Final.
Obtenção de Frequência
-Exame Final e Exame de Recurso (Janeiro-Fevereiro).
-Nas aulas Práticas, os alunos não podem exceder em 25% o número de faltas não oficialmente justificadas (normas segundo a Lei).
-O aluno que exceder este número fica automaticamente reprovado.
-A frequência das aulas Práticas não entra para efeitos de avaliação.
CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1-Exame final.:
1.1-Perguntas de escolha múltipla sobre a matéria das aulas teóricas. Cada questão apresenta 5 alternativas, das quais só uma está totalmente incorreta. O aluno deverá indicar a frase incorreta. O aluno só pode assinalar uma resposta. As respostas erradas não descontam.
Total de 60%-12 valores.
1.2-Identificação de imagens
Identificação de imagens de microscopia ótica e eletrónica das estruturas e organelos celulares. Num conjunto de imagens estão identificados esses elementos. Cada elemento apresenta 3 alternativas, das quais só uma está totalmente correta. O aluno deverá indicar a alínea correta. O aluno só pode assinalar uma resposta. As respostas erradas não descontam
Total de 20%-4 valores.
1.3-Avaliação contínua
Total de 20%-4 valores.
Cada Turma é dividida em pequenos grupos. Cada Grupo escolhe livremente um caso clínico, que deverá ser apresentado e avaliado pelos alunos da Turma na última semana de aulas. Os detalhes do trabalho encontram-se num documento inserido na Pasta Avaliação Contínua.
Na segunda semana de Janeiro 2021, cada grupo efetuará a sua apresentação de 15 min. No início da aula o Regente distribuirá uma folha de avaliação anónima, que deverá ser entregue no final da aula (dobrado em quatro). A avaliação decorrerá sob proteção de anonimato. É muito importante que os alunos sejam justos e honestos nas avaliações.
A avaliação é feita pelo Conteúdo (0-2 valores) e Apresentação (0-2 valores).
2-Classificação final:
Exame final + Análise de imagens + Avaliação contínua
Nenhum
HORÁRIO DE DÚVIDAS:
Laboratório de Biologia Celular. Os alunos deverão contactar os Docentes que ministraram cada matéria em causa:
Mário Sousa: msousa@icbas.up.pt
Rosália Sá: rmsa@icbas.up.pt
Rute Pereira: ruterpereira@gmail.com
OBSERVAÇÕES CAPITAIS:
-Os alunos têm de usar bata branca em todas as aulas práticas.
-A primeira aula prática é obrigatória.
-As aulas teóricas não são de assistência obrigatória. os alunos devem ter um comportamento exemplar mantendo-se em silêncio. Nenhum abuso de falta de educação superior será tolerado. No final de cada apresentação os alunos disporão de 5-10 min para dúvidas com o Docente.
DOCENTES:
-Mário Sousa, médico, Professor Catedrático
-Rosália Sá, Professora Auxiliar
-Rute Pereira, Professora Auxiliar convidado
TÉCNICOS:
Elsa Oliveira, Técnica Superior. Áreas Diagnóstico Terapêutica Especialista
Ângela Alves, MSc, Técnica Superior
Paula Teixeira, MSc, Assistente Técnica