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Biologia Celular

Código: MV112     Sigla: BC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 04-10-2021 a 14-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 76 Plano Oficial em Vigor 1 - 4 56 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS:

Pretende-se que os alunos adquiram conceitos básicos da estrutura e funcionamento da célula animal.

Mais especificamente:

-noções específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.

-saber utilizar em autonomia o microscópio ótico (MO).

-saber utilizar o microscópio de fluorescência (MF).

-obter formação básica em microscopia eletrónica de transmissão (TEM).

-obter formação básica no processamento para MO, histoquímica, imunocitoquímica, imunohistoquímica e TEM.

-saber identificar as estruturas celulares ao MO e TEM.


 

 

Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS E COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:

No final do semestre, o aluno deverá possuir os seguintes conhecimentos, competências e atitudes:

-noções gerais e específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.

-saber identificar todos os organelos e estruturas celulares em microscopia ótica e eletrónica de transmissão (TEM).

-saber utilizar em autonomia o microscópio ótico.

-noções básicas de como utilizar o microscópio de fluorescência.

-saber realizar e interpretar diferentes preparações de material a fresco e processado para microscopia ótica.

-noções gerais sobre diferentes técnicas de microscopia ótica e eletrónica.

-saber a técnica fundamental de preparação de material biológico para TEM.

-saber e trabalhar em grupo e saber e debater temas, procedimentos e resultados.

-aprender a ser disciplinado, educado e respeitador em relação à Instituição, docentes e colegas.

Competências gerais a adquirir:

Aptidões a adquirir:

1-pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas.

2-colaboração, agilidade e adaptabilidade.

3-iniciativa e empreendedorismo.

4-boa comunicação oral e escrita.

5-capacidade de aceder à informação e analisá-la.

6-curiosidade e imaginação.

O que o mercado de trabalho exige de um licenciado:

-que domine os conhecimentos básicos de biologia celular.

-que seja autónomo.

-tenha a capacidade contínua de aprender coisas novas.

-que seja capaz de produzir conhecimento.

-que seja capaz de interagir com pessoas, por vezes, de múltiplas nacionalidades e backgrounds culturais diferentes.

-que seja capaz de se adaptar a novas situações.


 

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

PRÉ-REQUISITOS (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos):

Necessita-se que o aluno tenha conhecimentos básicos de biologia celular e molecular do nível do 12º ano do Liceu.

Programa

PROGRAMA:

 

TEMAS TEÓRICOS:

1-Apresentação da disciplina. Aspectos morfológicos dos componentes celulares.

2-Microscopia. Diferentes tipos de microscópios. Técnicas de microscopia. Nova instrumentação para análise de células.

3-Ácidos nucléicos. Cromatina. Cromossomas. Replicação do DNA. Reparação do DNA

4-Transcrição: mRNA, tRNA, rRNA, snRNA. Processamento nuclear do RNA.

5-Tradução

6-microRNAs

7-Poros nucleares. Transporte nucleo-citoplasmático

8-Estrutura da membrana celular. Transporte membranar de pequenas moléculas.

9-Retículo endoplasmático. Processamento de proteínas e lípidos. Reservas de cálcio

10-Aparelho de Golgi. Processamento de proteínas e lípidos

11-Lisossomas. Endocitose. Exocitose. Autofagia

12-Peroxissomas

13-Mitocôndrias. Substâncias de reserva

14-Citoesqueleto-I: microtúbulos, cílios, flagelos

15-Citoesqueleto-II: microfilamentos, microvilosidades, estereocílios, filamentos intermédios

16-Ciclo celular

17-Mitose. Meiose

18-Junções intercelulares. Adesão celular.

19-Matriz extracelular. Lâmina basal

20-Motilidade celular

21-Contração celular. Músculo esquelético estriado, músculo cardíaco estriado, músculo liso

22-Sinalização celular

23-Morte celular programada

24-Fertilização, desenvolvimento embrionário pré-implantação

 

 

TEMAS PRÁTICOS:

1-Utilização do microscópio ótico de fundo claro. Focagem. Resolução. Morfologia microscópica (pele de rato).

12-Preparações extemporâneas (sangue de cão). Osmose de eritrócitos. Esfregaço sanguíneo.

3-Processamento de material biológico para microscopia ótica. Inclui vídeo.

4-Colorações topográficas (hematoxilina e eosina: He-Eo): fígado de rato. Microtomia. Coloração.

5-Processamento de material biológico para microscopia eletrónica de transmissão (TEM). Inclui vídeo.

6-Visita aos ultramicrótomos com visualização dos cortes semifinos, ultrafinos e processamento das grelhas para TEM. Visita ao TEM: operação e observação ao TEM de células, estruturas e organelos celulares. Visita à Sala de Culturas. Visita à sala do microscópio de fluorescência.

7-Especializações celulares: microvilosidades (duodeno rato); estereocílios (epididímo rato); cílios (traqueia e trompa de Falópio de rato), flagelos (esfregaço de sémen de cão e cavalo), desmosomas focais (pele de rato).

8-Histoquímica:

a-Deteção de DNA (reação de Feulgen-Rossenbeck): fígado de rato

b-Deteção de proteínas (reação do DMAB-Nitrito): pâncreas exócrino de rato.

c-Deteção de lípidos (coloração pelo Negro de Sudão): fígado de rato.

d-Deteção de polissacáridos neutros (reação do PAS): glicogénio (fígado de rato), células caliciformes e microvilosidades dos enterócitos (duodeno de rato).

e-Deteção de polissacáridos ácidos (coloração pelo Azul de alcian): células caliciformes (duodeno de rato).

9-Mitose (cariótipo). Meiose (ovário e testículo de rato).

10-Consulta de Atlas de ME: observação de todos os organelos e estruturas celulares em imagens de TEM. Núcleo, Citoplasma, Especializações da membrana, Junções intercelulares, Citosqueleto, Técnicas especiais.

11-Apoptose. Reação de deteção por microscopia de fluorescência usando a técnica TUNEL. Secções de parafina de gânglios linfáticos com Linfoma humano e de cão. Atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de células em apoptose.

12-Apresentações dos estudantes para avaliação contínua.

Bibliografia Obrigatória

Azevedo C e Sunkel CE; Biologia Celular e Molecular , 2012. ISBN: ISBN: 978-972-757-692-0

Bibliografia Complementar

Lodish H et al; Molecular Cell Biology , W.H. Freeman and Company. 8th Edition, 2016. ISBN: ISBN-13: 978-1319067748 ISBN-10: 1319067743
G Cooper and R Hausman; The Cell: A Molecular Approach , ASM Press Edition. 8th Edition., 2015. ISBN: ISBN: 9781605352909
Margarida Fardilha, Joana Vieira da Silva, Miguel Conde ; Reprodução humana masculina. Princípios fundamentais , ARC Publishing e Editores, 2015. ISBN: ISBN: 978-989-98599-3-7
Alberts B et al; Molecular Biology of the Cell , Garland Edition. 6th Edition, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-0815344322 ISBN-10: 0815344325

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MÉTODOS DE ENSINO E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:

 

Aulas Teóricas:

-Exposição da matéria com apoio de meios audiovisuais dinâmicos.

-Ensino Presencial / B-learning

-Plataforma Sigarra / Moodle- Apresentações Teóricas e textos de apoio.

-Outras fontes de ensino: Biblioteca, livros, textos, revistas científicas.

-Salas de ensino equipadas com quadros brancos e projeção vídeo ligado a computador com internet.

 

Aulas Práticas:

-Aquisição de autonomia no manejo do microscópio ótico de fundo claro.

-Aquisição de noções básicas de processamento de material biológico para microscopia ótica e eletrónica.

-Aquisição de competência na identificação da ultrastrutura dos componentes celulares.

-Aquisição de competências na execução de técnica experimental (detecção da apoptose por imunocitoquimica em células cancerígenas com uso do microscópio de fluorescência).

-Ensino Presencial / B-learning

-Plataforma Sigarra / Moodle- Apresentações Práticas e textos de apoio.

-Outras fontes de ensino: Biblioteca de preparações histológicas; Atlas de microscopia ótica, histoquímica e microscopia eletrónica.

-Laboratório moderno com todo o equipamento necessário de vídeo-ensino e para execução dos trabalhos experimentais.

-Sala de aulas equipado com 24 microscópios óticos Zeiss e um microscópio de fluorescência Leitz.


 

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 16,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

MODO DE AVALIAÇÃO

-Avaliação contínua e Avaliação Final.

 Obtenção de Frequência

-Exame Final e Exame de Recurso (Janeiro-Fevereiro).

 -Nas aulas Práticas, os alunos não podem exceder em 25% o número de faltas não oficialmente justificadas (normas segundo a Lei).

-O aluno que exceder este número fica automaticamente reprovado.

-A frequência das aulas Práticas não entra para efeitos de avaliação.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

 

1-Exame final.:

 

1.1-Perguntas de escolha múltipla sobre a matéria das aulas teóricas. Cada questão apresenta 5 alternativas, das quais só uma está totalmente incorreta. O aluno deverá indicar a frase incorreta. O aluno só pode assinalar uma resposta. As respostas erradas não descontam.

Total de 60%-12 valores.

 

1.2-Identificação de imagens

Identificação de imagens de microscopia ótica e eletrónica das estruturas e organelos celulares. Num conjunto de imagens estão identificados esses elementos. Cada elemento apresenta 3 alternativas, das quais só uma está totalmente correta. O aluno deverá indicar a alínea correta. O aluno só pode assinalar uma resposta. As respostas erradas não descontam

Total de 20%-4 valores.

 

1.3-Avaliação contínua

Total de 20%-4 valores.

Cada Turma é dividida em pequenos grupos. Cada Grupo escolhe livremente um caso clínico, que deverá ser apresentado e avaliado pelos alunos da Turma na última semana de aulas. Os detalhes do trabalho encontram-se num documento inserido na Pasta Avaliação Contínua.

Na segunda semana de Janeiro 2021, cada grupo efetuará a sua apresentação de 15 min. No início da aula o Regente distribuirá uma folha de avaliação anónima, que deverá ser entregue no final da aula (dobrado em quatro). A avaliação decorrerá sob proteção de anonimato. É muito importante que os alunos sejam justos e honestos nas avaliações.

A avaliação é feita pelo Conteúdo (0-2 valores) e Apresentação (0-2 valores).

 

2-Classificação final:

Exame final + Análise de imagens + Avaliação contínua

Provas e trabalhos especiais

Nenhum

Trabalho de estágio/projeto

Nenhum

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A definir pela Direção do ICBAS-UP

Melhoria de classificação

Só pode ser efetuado no exame de Recurso

Observações

HORÁRIO DE DÚVIDAS:

Laboratório de Biologia Celular. Os alunos deverão contactar os Docentes que ministraram cada matéria em causa:

Mário Sousa: msousa@icbas.up.pt

Rosália Sá: rmsa@icbas.up.pt

Rute Pereira: ruterpereira@gmail.com

 

OBSERVAÇÕES CAPITAIS:

-Os alunos têm de usar bata branca em todas as aulas práticas.

-A primeira aula prática é obrigatória.

-As aulas teóricas não são de assistência obrigatória. os alunos devem ter um comportamento exemplar mantendo-se em silêncio. Nenhum abuso de falta de educação superior será tolerado. No final de cada apresentação os alunos disporão de 5-10 min para dúvidas com o Docente.

 

DOCENTES:

-Mário Sousa, médico, Professor Catedrático

-Rosália Sá, Professora Auxiliar

-Rute Pereira, Professora Auxiliar convidado

 

TÉCNICOS:

Elsa Oliveira, Técnica Superior. Áreas Diagnóstico Terapêutica Especialista

Ângela Alves, MSc, Técnica Superior

Paula Teixeira, MSc, Assistente Técnica

 

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