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Histologia e Embriologia Comparada II

Código: MA216     Sigla: HEC_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2020/2021 - 2T Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 53 Plano Oficial em Vigor 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na continuação da unidade de Histologia e Embriologia Comparada I, ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura das células, dos tecidos e dos órgãos (agora com enfâse nestes últimos), a nível da microscopia, sobretudo óptica, e por vezes também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática é baseada no estudo de preparações de tecidos e de órgãos normais, diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade na interpretação de resultados de projetos científicos, multidisciplinares, que componentes histológicas ou embriológicos.

Por fim, visa-se lecionar bases complementares de embriologia geral e especial, agora com enfâse nesta, englobando aspetos descritivos e de biologia de desenvolvimento e visando o estudos de alguns organismos modelo. Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos que permitam compreender a organogénese e a estrutura e o normal posicionamento dos tecidos e órgãos no animal adulto. Pretende-se ainda que os estudantes tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar modificações teratológicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Aprimorar a capacidade de observar, de descrever sistematicamente e de diagnosticar ao microscópio, ou perante imagens histológicas, os tecidos e sobretudo dos órgãos de vertebrados (de peixes a mamíferos), bem como a de saber antever / correlacionar a sua histofisiologia a partir de características estruturais e tintoriais.

Pretende-se que os alunos obtenham os princípios básicos de biologia do desenvolvimento e embriologia descritiva, com uma visão geral do desenvolvimento embriológico em termos comparados, integrando esses conhecimentos com a microanatomia e a anatomia sistemática do indivíduo adulto. Pretende-se ainda que os alunos tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar casos teratológicos.

Ter consciência cabal da importância da aplicação de se saber a histologia e embriologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações das mesmas. Incrementar a capacidade do estudante fazer uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos, e a usar a sua criatividade na interpretação de trabalhos que integrem componente histológica/embriológica. 

Incremento de competência para a apresentação e avaliação crítica de temas relativos à Histologia e Embriologia Comparadas.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

TEÓRICO & PRÁTICO

Pele (fina, espessa) e anexos cutâneos (glândulas, pelos, escamas).
Aparelho respiratório (porções condutora e respiratória; pulmões e brânquias).
Bexiga-natatória.
Tubo digestivo (boca, dentes, língua, regiões do tubo digestivo).
Glândulas anexas ao tubo digestivo (salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar).
Órgãos dos sentidos (olho, aparelho olfativo, sistema de linha lateral, órgão estato-acústico).
Glândulas endócrinas (hipófise, tiroide, paratiroides, corpúsculos de Stannius, glândula ultimobranquial, urófise, pâncreas endócrino, tecido interrenal e cromafin, suprarrenal, pineal).
Aparelho urinário (rim de mamíferos e de peixes, vias urinárias).
Aparelho reprodutor masculino (testículos, variantes em peixes).
Aparelho reprodutor feminino (ovários, variantes em peixes).
Aspetos comparativos do desenvolvimento embriológico de vertebrados (peixes, anfíbios, répteis-aves e mamíferos).

Bibliografia Obrigatória

Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens (4ª Edição), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2
Franck Genten, Eddy Terwinghe, Andre Danguy; Atlas of Fish Histology, Science Publishers, 2008. ISBN: 1578085446 ((Segundo o Editor: This atlas is designed for use by students and researchers, biologists, ichthyologists, fish farmers, veterinarians working in fisheries and, of course, by comparative histologists.))
L.C. Carneiro, José Carneiro, Paulo Abrahamsohn; Histologia Básica - Texto & Atlas (13ª Edição), Guanabara Koogan, 2017. ISBN: 9788527731812
Michael J.F. Barresi, Scott F. Gilbert; Developmental Biology (12th Edition), Sinauer Associate, 2019. ISBN: 9781605358222

Bibliografia Complementar

Anil B. Amin, Liisa Mortensen & Trygve T. Poppe; HISTOLOGY ATLAS: NORMAL STRUCTURE OF SALMONIDS, Akvapatologisk Laboratorium AS, Bodø, Norway, 1992. ISBN: 82-992406-1-1 (O livro poderá ser adquirido directamente ao Akvapatologisk Laboratorium AS, Postboks 773, 8001 Bodø, Norway (FAX: + 47 75 50 65 45).)
Doaa M. Mokhtar; Fish Histology: From Cells to Organs, Apple Academic Press, 2017. ISBN: 1771885890
JA Holden, LL Layfield & JL Matthews; The Zebrafish: Atlas of Macroscopic and Microscopic Anatomy, Cambridge University Press, 2013. ISBN: 1107621348
Leslie P. Gartner; Atlas Colorido de Histologia (7ª Edição), Guanabara Koogan, 2018. ISBN: 9788527733168
Scott E. Gilbert & Anne M. Raunio; Embryology: Constructing the Organism., Sinauer Associates, Inc. Publishers, 1997. ISBN: 0-87893-237-2

Observações Bibliográficas

Os docentes disponibilizam um Manual de Aulas Práticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas.
Aulas semi-expositivas.
Aulas práticas de observação histológica.
Feitura de atividades que obrigam a planeamento, atitude crítica e pesquisa de nova informação científica.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Histologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 5,00
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 15,00
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Conforme as normas em vigor (consultar Normas da UPorto e do ICBAS), em particular, deve frequentar 3/4 de todas as aulas práticas lecionadas.

AS presenças em aulas teóricas será tida em consideração apenas para aferição da nota de Participação (ver Fórmula de Cálculo da Nota Final).

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO FORMATIVA 

Os estudantes têm ao seu dispor exercícios para os ajudar a acompanhar a lecionação e auto-avaliarem o seu nível de aprendizagem. Os docentes disponibilizam as soluções dos exercícios que distribuírem.

AVALIAÇÃO SUMATIVA, pelos seguintes componentes:

1. Exame teórico de escolha múltipla (nota mínima = 9,50 / 20 valores)

2. Exame teórico-prático (nota mínima = 9,50 / 20 valores)

3. Apresentação de Artigo (até 20 valores)

4. Participação nas aulas (até 20 valores).

A classificação final é a seguinte média, ponderada, de 4 componentes:

Teste Teórico x 0,40 + Teste prático x 0,40 + Apresentação de Artigo x 0,15 + Participação x 0,05

A Participação, que premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade do desempenho de cada aluno ao longo das aulas.

O Artigo poderá ser sujeito a um bónus (ver em baixo).

O estudante ficará aprovado à unidade curricular caso consiga o mínimo de 9,50 valores, após a aplicação da supracitada fórmula. 

Provas e trabalhos especiais

PROJETO

[EM GRUPOS DE 2 ESTUDANTES E SE ALGUÉM SOBRAR FICAM 3 PESSOAS]

Apresentação crítica de um (1) artigo científico (original e não de revisão) que integre uma componente de Histologia e/ou de Embriologia. A mesma será feita na forma de uma apresentação PowerPoint comentada e com vídeo, feita no Panopto.

A duração de cada apresentação é de até 2 minutos, intervindo cada estudante até 1 minuto e não menos do que 55 segundos. Em caso de ter de haver 3 estudantes o tempo total e de até 3 minutos, cada pessoas não intervindo menos do que 55 seg. 

Os estudantes que fizerem as apresentações em Inglês terão um bónus de até 25% na nota do Artigo (ou seja, até mais 5 valores em 20).

A entrega será via Moodle, até ao prazo que o regente definir. A entrega depois de encerrado o prazo não será considerada, sendo atribuída a classificação de 0 pontos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os estudantes que tenham legalmente direito a tal, em data a anunciar pelo Regente, de acordo com a prática em vigor no ICBAS. Contudo, note que qualquer exame especial (T ou TP) pode ser de natureza diversa do aplicado em época normal ou de recurso (eg, pode ter menor extensão, ser de carácter oral, etc.)

Melhoria de classificação

Após aprovação à unidade curricular, o estudante poderá requerer melhoria de nota.

Poderá eventualmente fazer melhoria a apenas um dos exames, o teórico ou o prático; o regente aproveita sempre a melhor combinação das melhores classificações obtidas nas diferentes épocas. O processo de melhoria para os Artigos implica que o estudante volte integrar-se num novo grupo de trabalho (de um ano letivo seguinte). Após aprovação não é possível melhorar a "Participação".

Observações

Caso o estudante não obtenha aprovação final num dado ano letivo, as notas parcelares conseguidas nas várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos letivos seguintes, situação que deve ser confirmada com o regente no início de cada ano letivo.

Contudo, o regente reserva o direito de não aproveitar esforço anterior nos casos em que não haja possibilidade de aproveitamento, face a modificações havidas no tipo de avaliação da disciplina. Caso haja transporte de notas parcelares, o estudante fica sujeito à fórmula de avaliação do ano letivo corrente.

Numa determinada época de exames, o estudante aluno poderá optar por realizar apenas um dos exames finais (o teórico ou o teórico-prático), MAS FICA OBRIGADO A RESPONDER A EVENTUAL INQUÉRITO DE INSCRIÇÃO EM EXAMES.

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