Código: | EBE0217 | Sigla: | AEFB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia Molecular |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 27 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 42 | 162 |
O objetivo fundamental da unidade curricular é a aquisição de competências no âmbito das técnicas de análise estrutural que atualmente são utilizadas para a compreensão de aspetos estruturais e funcionais dos sistemas biológicos.
Os princípios destas técnicas têm por base a interação entre luz e matéria e abrangem as áreas científicas classicamente designadas por espectroscopia e microscopia. Estas duas áreas são complementares e permitem a caracterização e análise dos sistemas biológicos à escala molecular e à escala microscópica.
Reconhecendo-se que os conceitos envolvidos nestas unidades curriculares são complexos opta-se por apresentar casos/problema e discutir os conceitos teóricos envolvidos e ilustrar a informação que se pode extrair de cada uma das técnicas.
Ao concluir esta UC o Estudante deve possuir competências para utilizar métodos espectroscópicos na determinação e interpretação de estruturas moleculares e sua função em biologia.
Uma vez que foram versados conceitos e características gerais o Estudante deve possuir competências para entender e usar novos métodos.
Conhecimentos básicos de Química-Física, Biofísica e Bioquímica
1. Introdução e princípios gerais
2. Interação matéria/radiação.
3. Conceitos e ferramentas
4. Espectroscopia de Infravermelho.
5. Espectroscopia de absorção no UV e Visível.
6. Espectroscopia de Fluorescência
7. Ressonância Magnética Nuclear.
8. Ressonância Paramagnética Eletrónica.
9. Absorção de raios-X.
10. Espectrometria de Massa
A teoria básica inerente a cada uma das técnicas é primeiro apresentados pelos docentes, sendo seguida por uma discussão aprofundada nas aulas seguintes.
A discussão pode envolver a apresentação de exemplos por parte dos alunos, que deve ser baseada numa pesquisa bibliográfica.
A parte experimental referente a cada uma das técnicas é executada em aulas subsequentes.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 35,00 |
Teste | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 12,00 |
Total: | 162,00 |
não aplicável
Classificação final = (0.65xNota teste)+(0.35xapresentação/discussão de um trabalho científico)