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Biologia Vegetal II

Código: MA125     Sigla: BVeg_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 45 Plano 2012 a 2017 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos desta unidade curricular são o estudo da fisiologia vegetal e das adaptações que permitem às plantas vasculares viverem em meios aquáticos e nas dunas do litoral.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão adquirir conhecimentos gerais sobre fisiologia vegetal e entender as adaptações das plantas vasculares ao meio aquático, a meios salinos e ao ambiente dunar. Deverão anda ser capazes de reconhecer diversas plantas aquáticas e espécies da flora dunar.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Distribuição taxonómica das plantas aquáticas. Caracterização geral dos diferentes tipos de plantas vasculares aquáticas (hidrófitos): plantas emergentes, plantas fixas ao substrato com folhas flutuantes, plantas permanentemente submersas e plantas flutuantes. Características morfológicas dos diferentes tipos de folhas: folhas aéreas, folhas flutuantes, folhas submersas e heterofilia. Características dos caules e raízes submersas. Exemplos de adaptações estruturais e funcionais para a reprodução em plantas aquáticas. Os halófitos e suas adaptações estruturais e bioquímicas a meios salinos. As plantas das zonas dunares e suas adaptações a este meio. Fotossíntese: a estrutura molecular dos pigmentos dos cloroplastos, captação de fotões pelos complexos antena e a transferência de energia para o centro de reacção dos fotossistemas I e II, o transporte electrónico desde a molécula de água até à síntese de NADPH, formação do gradiente de protões e a produção de ATP no cloroplasto, transporte electrónico cíclico, o ciclo de Calvin. A fotorrespiração. Plantas com metabolismo C3, C4 e CAM. Conceitos básicos de nutrição em plantas. Auxinas, giberelinas, citocininas, ácido abscísico e etileno - seus efeitos, locais de síntese e transporte na planta. Fototropismo, geotropismo e heliotropismo. Fotoperíodo e floração (plantas de dia curto e de dia longo). O fitocromo e seus efeitos biológicos. Conceitos básicos de fitorremediação.

Bibliografia Obrigatória

Cronk Julie K.; Wetland plants. ISBN: 1-56670-372-7
Taiz Lincoln; Plant physiology. ISBN: 978-0-87893-856-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas nas quais a exposição da matéria é acompanhada pela projeção de imagens. Aulas práticas dedicadas à observação de diversas espécies de plantas aquáticas e de ambientes dunares. São ainda efetuados trabalhos práticos de análise de pigmentos e de solos.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os alunos terão de frequentar pelo menos 75% das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame: 90% da clasificação final. Avaliação de relatórios das aulas práticas: 10% da classificação final. Se o aluno não entregar os relatórios das aulas práticas, nesta componente da avaliação terá zero valores.

Provas e trabalhos especiais

Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além dos que já foram referidos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas. Para os estudantes trabalhadores, dispensados das aulas práticas e resptivos relatórios, a nota final é a nota do exame.

Melhoria de classificação

Nota do exame: 90% da clasificação final Avaliação de relatórios das aulas práticas: 10% da classificação final Se o aluno não entregar os relatórios das aulas práticas, nesta componente da avaliação terá zero valores.

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