Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA315

Toxicologia Ambiental

Código: MA315     Sigla: TA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente e Ecologia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 19 Plano 2007 a 2011 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Ambiental. Estes saberes abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental. É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.

Programa

A unidade curricular abordará os princípios básicos da toxicologia ambiental, focando-se na avaliação de tóxicos ambientais, tipos e mecanismos de resposta aos tóxicos, as propriedades e efeitos que grupos específicos de poluentes no ambiente produzem sobre a saúde de vários habitats, em particular o aquático (e.g. PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos).

Esta unidade ainda versará sobre a interdisciplinaridade da toxicologia ambiental. Respostas tóxicas e medição dessas respostas serão discutidas ao nível da organização biológica, da molécula/bioquímica, célula e animal até ao seu impacto nas populações, comunidades e ecossistemas. A parte bioquímica dará ênfase particular à absorção do tóxico, distribuição, metabolismo e excreção. Uma breve componente instrumental permitirá o aluno compreender os principais métodos analíticos usados em análises de campo.

A unidade curricular também irá focar alguns tópicos que têm recebido atenção particular dos toxicologistas ambientais, incluindo o uso e desenvolvimento de biomarcadores.

Bibliografia Obrigatória

G.L. Wayne & Y. Ming-Ho.; Introduction to Environmental Toxicology, 3rd edition., Lewis Publishers , 2004. ISBN: 1-56670-660-2

Bibliografia Complementar

E. Hodgson. ; Textbook of Modern Toxicology, 3rd edition. , John Wiley & Sons Publishers, 2004. ISBN: 0-471-26508-X
M.K. Hill ; Understanding Environmental Pollution, 2nd edition. , Cambridge University Press Publishers, New York, 2004. ISBN: 0-521-52726-0

Observações Bibliográficas

The reaponsible for the classes can give additional bibliographic information whenever relevant. In one class the students will search online for scientific updating in the field.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo, demonstrativo, discussão de problemas e experimental.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 50,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo e projectos Estudo autónomo 83
Total: 83,00

Obtenção de frequência

Presença a 3/4 das aulas leccionadas e realização dos trabalhos especiais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada durante as aulas (60%) e num exame final (40%). Em ambas as componentes os alunos terão de atingir um mínimo de 10/20 Valores.

A avaliação contínua será contabilizada do seguinte modo: trabalhos efectuados pelos alunos (85% - 17/20 Valores) participação e envolvimento do estudante serão factores muito importantes para a avaliação contínua dos mesmos (5% - 1/20 Valores). Conforme as horas de contacto previstas e os regulamentos em vigor, é esperado que os estudantes frequentem as aulas, sendo este factor também contabilizado no processo de avaliação contínua (10% - 2/20 valores). Esta premeia assim a assiduidade, além do nível de empenhamento e da qualidade do desempenho de cada estudante.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de um seminário sobre os poluentes ambientais que mais afectam o meio aquático (trabalho de grupo). Elaboração/apresentação de um projecto de investigação sobre os temas discutidos nos seminários.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes (TE), dirigentes associativos (DA) e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas em que serão avaliados (na componente contínua) serão aquelas em que o aluno estará presente.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só será possível para a componente avaliada em exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-26 às 13:19:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias