Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA216

Histologia e Embriologia Comparada II

Código: MA216     Sigla: HEC_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 34 Plano 2007 a 2011 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Complementando os objectivos enunciados para a disciplina de Histologia e Embriologia Comparada I, pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de observar ao microscópio e, consequentemente, de diagnosticar os tecidos e os órgãos de vertebrados (peixes a mamíferos), bem como a de antever/correlacionar a sua histofisiologia a partir das características estruturais e tintoriais.

Demonstra-se ainda a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma. Estimulam-se os alunos a fazer uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos, e a usar a sua criatividade no planeamento de projectos multidisciplinares, que integrem componente histológica.

Pretende-se que os alunos obtenham os princípios básicos de biologia do desenvolvimento e com uma visão geral do desenvolvimento embriológico em termos comparados, integrando esses conhecimentos com a microanatomia e a anatomia sistemática do indivíduo adulto. Pretende-se ainda que os alunos tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar casos teratológicos.

Por fim, procura-se que os alunos adquiram competências para a apresentação e avaliação crítica de temas relativos à Histologia e Embriologia Comparadas.

Programa

TEÓRICO (PARTE A) E PRÁTICO - É feita uma abordagem detalhada aos seguintes pontos:

Tubo digestivo
Glândulas anexas ao tubo digestivo
Órgãos dos sentidos
Glândulas endócrinas
Aparelho urinário
Aparelho reprodutor masculino e feminino
Microanatomia de bivalves
Microanatomia de camarões peneídeos

TEÓRICO (PARTE B) - É feita uma abordagem detalhada aos seguintes pontos:

Introdução ao estudo da Embriologia
Gâmetas e fertilização
Larvas. Bases celulares de morfogénese
Clivagem: criação da multicelularidade
Regulação ambiental do desenvolvimento
Mecanismos de desenvolvimento e evolução
Embriologia de Invertebrados: Equinodermes
Embriologia de Vertebrados: Peixes, Anfíbios, Aves e Répteis, Mamíferos

Nota: A sumarização detalhada de cada tópico será disponibilizada ao longo do curso.

Bibliografia Obrigatória

Junqueira & Carneiro; HISTOLOGIA BÁSICA (11ª Edição), Guanabara Koogan, 2008. ISBN: 9788527714020 ((Redigido em Português, do Brasil. Pode ser adquirido em várias livrarias. Representantes na cidade do Porto: Editora Nova Guanabara, Pr. Guilherme Gomes Fernandes, 23, 3º Dto., 4050-294 Porto [Fax: 22 200 22 09; Tel: 22 200 63 95].))
Anil B. Amin, Liisa Mortensen & Trygve T. Poppe; HISTOLOGY ATLAS: NORMAL STRUCTURE OF SALMONIDS, Akvapatologisk Laboratorium AS, Bodø, Norway, 1992. ISBN: 82-992406-1-1 (O livro poderá ser adquirido directamente ao Akvapatologisk Laboratorium AS, Postboks 773, 8001 Bodø, Norway (FAX: + 47 75 50 65 45).)
Frederick W. Harrison and Alan J. Kohn; Microscopic Anatomy of Invertebrates: Mollusca II (Volume 6A), Wiley-Liss, 1997. ISBN: 0-471-15447-4 (Nota: Face ao custo muito elevado do livro o docente poderá fornecer apontamentos sobre o conteúdo do capítulo de interesse.)
Michael J. Leboffe; ATLAS FOTOGRÁFICO DE HISTOLOGIA, Guanabara Koogan, 2005. ISBN: 0-89582-605-4 (Em Português (do Brasil). Pode ser adquirido em qualquer livraria científica. (Ver, em cima, as indicações referentes à Editora Nova Guanabara.)
Scott E. Gilbert; Developmental Biology, Developmental Biology, 2006. ISBN: ISBN-10: 087893250X, ISBN-13: 978-0878932504 ((Nota: há uma Edição mais recente, de 2010, mas a indicada ainda serve os objectivos propostos.))

Bibliografia Complementar

Cartos Gonçalves e Vasco Bairos; HISTOLOGIA - TEXTO E IMAGENS, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006. ISBN: 972-8704-66-6 (Nota: Este Atlas é uma das muito boas opções ao Atlas de Michael J. Leboffe.)
Barbara Young; PICTURE TESTS IN HISTOLOGY, CHURCHILL LIVINGSTONE, 2001. ISBN: 0443060207 (Manual de 246 páginas, soberbamente ilustrado a cores, com esquemas e fotografias, com um preço aproximado de 30 Euros, que possui o género de perguntas que irão ser feitas nos testes finais.)
Gary Ostrander; The Laboratory Fish (Handbook of Experimental Animals), Academic Press, 2000. ISBN: 0125296509
Scott E. Gilbert & Anne M. Raunio; Embryology: Constructing the Organism., Sinauer Associates, Inc. Publishers, 1997. ISBN: 0-87893-237-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas.
Aulas semi-expositivas.
Aulas práticas de observação histológica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 50,00
Exame Teórico Exame 1,00
Exame Prático Exame 1,00
Projecto I Trabalho escrito 15,00
Projecto II Trabalho escrito 15,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Auto-estudo Estudo autónomo 53
Total: 53,00

Obtenção de frequência

Conforme a Lei (consultar Normas da UP).
Apresentação crítica de dois (2) artigos científicos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é a seguinte média ponderada:

Nota do teste teórico x 0,35 + Nota do exame teórico-prático x 0,35 + Artigos + Participação

A Participação, que premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade do desempenho de cada aluno ao longo das aulas, poderá atingir um máximo de 2 valores. Cada Artigo será cotado até 2 valores. O aluno ficará aprovado à disciplina caso consiga o mínimo de 9,50 valores, após a aplicação da supracitada fórmula.

Nota: A nota mínima para aprovação no teste teórico e no teste teórico-prático é de 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação crítica de dois (2) artigos científicos que integrem uma componente de Histologia e/ou de Embriologia. A mesma será feita recorrendo a formato digital e a projector de vídeo.

A duração de cada apresentação é de 10 minutos, seguida de 5 a 10 minutos de discussão. Os estudantes que fizerem as apresentações em Inglês terão um bónus de 0,5 valores por apresentação. O trabalho será realizado em grupos, regra geral de 3 estudantes, sendo sorteado no momento da apresentação qual dos membros do grupo apresentará o trabalho. O estudante que porventura não apresente será o responsável por responder a eventuais questões colocadas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a anunciar pelo Regente, de acordo com a prática em vigor no ICBAS.

Melhoria de classificação

Após aprovação à disciplina o aluno poderá requerer melhoria de nota. Poderá eventualmente fazer melhoria a apenas um dos exames, o teórico ou o prático.

Observações

As notas das várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos lectivos seguintes, situação que deve ser confirmada com o Regente no inicio de cada ano lectivo. Este salvaguarda pois os casos em que não haja possibilidade de aproveitamento, face a modificações havidas no tipo de avaliação da disciplina. Numa determinada época, o aluno poderá optar por realizar apenas um dos exames finais (o teórico ou o teórico-prático), MAS TERÁ DE SOLICITAR AO REGENTE TAL SITUAÇÃO, NA ÚLTIMA SEMANA DE LECCIONAÇÃO.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-26 às 23:25:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias