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Fundamentos de Química

Código: MA211     Sigla: FQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 35 Plano 2007 a 2011 2 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordagem dos princípios fundamentais e integradores da Química, numa perpectiva de enquadramento na descrição
química quantitativa de sistemas de águas naturais e não naturais. Os tópicos incluem temas como: Química e Transformação;
Estequiometria; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases e
Equilíbrio químico; velocidade de transformação. Equilíbrios de Ácido-Base, Precipitação/Dissolução de minerais,
Oxidação/Redução, Complexação de Metais.

Programa

- Parte Teórica

- Princípios Básicos da Energética Química.

- Princípios Fundamentais da Velocidade das Transformações Químicas.

- Equilíbrio Químico.

- Equilíbrios de Ácido/Base.

- Equilíbrios de Dissolução/Precipitação.

- Equilíbrios de Oxidação/Redução.

- Equilíbrios de Complexação.


- Parte Teórico-Prática

- Resolução de trabalhos de índole numérica e quantitativa que evidenciam a importância dos
conceitos apreendidos no decurso das aulas teóricas e que tendem a uma mais
completa compreensão dos mesmos, bem como à sua plena integração nos problemas
reais da composição química e suas alterações em sistemas aquáticos naturais ou não naturais.

- Parte Prática
Consiste em 5 aulas laboratoriais onde os alunos, em grupo, realizam trabalhos práticos e respectivos relatórios com os resultados e comentários pertinentes. Esta componente contribui com 25% da nota final.
Pretende-se que os alunos adquiram experiência de trabalho em laboratório e conhecimentos experimentais básicos bem como adquiram a noção de erro experimental e do seu cálculo.
Os trabalhos práticos consistem na determinação de parâmetros químicos relevantes para a compreensão de fenómenos abordados nas aulas teóricas usando duas técnicas analíticas comuns a titulação e a espetrofotometria:

P1 - Preparação duma solução de concentração conhecida e cálculo de erros
P2 - Aferição do título duma solução padrão
P3 - Titulação potenciometrica duma solução de carbonato de sódio
P4 - Determinação de oxigénio dissolvido na água (método de Winkler)
P5 - Preparação duma solução tampão





Bibliografia Obrigatória

Química, Raymond Chang, 5ª edição, McGraw Hill, Lisboa, 1994
Chemistry for Environmental Engineering, Clair S. Sawyer, Perry L. McCarthy, Gene F. Parkin, 4th Edition, McGraw-Hill, 1994
Physical Chemistry for the Chemical and Biological Sciences, Raymond Chang, 3rd Edition, McMillan, New York, 2000
Ibanez Jorge G. 070; Environmental chemistry. ISBN: 978-0-387-26061-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino através da leccionação de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As primeiras são aulas de índole predominantemente expositiva por parte de Professor, que introduz os alunos aos princípios fundamentais da Química, os quais serão posteriormente explorados pelos alunos nas aulas teórico-práticas e práticas nas quais a intervenção dos alunos se torna absolutamente determinante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 130,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Realização de pelo menos 75% dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a que decorre da média ponderada envolvendo a nota obtida no
exame final (factor de ponderação 0,65), a média aritmética das notas obtidas nos relatórios dos trabalhos práticos realizados (factor de ponderação 0,25) e a avaliação contínua das aulas teórico-práticas (factor de ponderação 0.10).
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