Produção Animal II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Produção Animal |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMV |
58 |
Plano 2007 a 2017 |
3 |
- |
4 |
64 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Habilitar os alunos a compreender os sistemas de produção em que as espécies animais com maior expressão comercial são exploradas e nos quais os alunos num futuro próximo, enquanto Médicos Veterinários, virão a intervir.
Programa
PARTE I – PRODUÇÃO ESPECÍFICA: OVINOS E CAPRINOS
1. Sistemas e modalidades de criação ovina e caprina
2. Os efectivos de pequenos ruminantes em Portugal
3. Raças autóctones das espécies ovina e caprina
4. Principais raças exóticas das espécies ovina e caprina
5. Mangas e parques de maneio
PARTE II – PRODUÇÃO ESPECÍFICA: LEPORÍDEOS
6. Enquadramento e evolução
7. Raças de coelhos
8. Sistemas reprodutivos
9. Organização da produção intensiva
10. Alimentação de coelhos
11. Instalações para coelhos
PARTE III – PRODUÇÃO ESPECÍFICA: SUÍNOS
12. A produção suína
13. Potencialidades e limitações futuras
14. Sistemas de exploração
15. Ciclo produtivo
16. Aspectos produtivos
17. Aspectos de crescimento
18. Aspectos de maneio
PARTE IV – PRODUÇÃO ESPECÍFICA: AVES
19. Caracterização da produção avícola em Portugal e no Mundo
20. Características reprodutivas da galinha
21. Produção de ovos
22. Incubação artificial
23. Produção de frango de carne
23.1. A produção e o bem-estar animal
23.2. A produção de frango industrial
23.3. A produção de frango do campo
PARTE V – PRODUÇÃO ESPECÍFICA: AQUACULTURA
PARTE VI – VISITAS DE ESTUDO
Bibliografia Obrigatória
Whittemore Colin;
science and practice of pig production. ISBN: 0-582-09220-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A exposição dos temas teóricos é suportada na utilização de material de apoio diverso (e.g., slides, vídeos, multimédia). O ensino prático é constituído por aulas práticas onde a máquina de calcular e o computador são elementos fundamentais.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
64,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Os Estudantes para obterem frequência à Unidade Curricular (e serem admitidos a exame final) têm de frequentar 75% das aulas práticas previstas. Os Estudantes podem optar por realizar a avaliação contínua (dois testes), mas para realizarem o segundo teste necessitam de obter uma classificação mínima de 8 valores no primeiro teste. Mais, a nota mínima no segundo teste é de 7 valores. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade os casos previstos na lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Os Estudantes que obtenham uma classificação final mínima de 10 (dez) valores no exame final são considerados aprovados. Os Estudantes podem obter dispensa do exame final se optarem pela realização de dois testes, o primeiro a realizar no período de “Provas Intercalares” e o segundo no período de “Apresentações/Provas Finais”, de acordo com a Calendário Lectivo 2009/2010. A classificação final da Unidade Curricular será calculada atribuindo pesos de 50% a cada teste (apenas a classificação final da disciplina é arredondada às unidades). Os Estudantes que obtenham uma classificação final mínima de 10 (dez) valores são considerados aprovados.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os Estudantes sujeitos a regimes especiais (TE, DA, ...) serão avaliados em exame final, podendo, porém, conforme os casos, optar pela avaliação contínua.
Melhoria de classificação
Os Estudantes que optarem pela avaliação contínua podem tentar melhor a classificação realizando o exame final. Porém, a partir do momento que entregarem o exame para ser corrigido, a nota considerada para o cálculo da classificação final será sempre a do exame final, independentemente de ser superior ou inferior à média ponderada dos dois testes realizados.